Custo de oportunidade: aprenda a aplicar esse conceito nos seus investimentos

Resumo do texto

  • Entenda o que é custo de oportunidade;
  • Aprenda a calcular esse valor;
  • Saiba como aplicar o conceito nos seus investimentos.

 

Já parou para refletir sobre o que você deixou de ganhar ao tomar uma decisão? Essa é a essência do custo de oportunidade.

Trata-se de um conceito da economia que pode ser aplicado em várias situações do nosso cotidiano, inclusive nos investimentos. Ele se refere à escolha não feita, ou seja, àquilo que abrimos mão quando optamos por uma alternativa em vez de outra.

Entenda como o custo de oportunidade pode influenciar suas escolhas diárias e seus investimentos.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é Custo de Oportunidade?

Custo de oportunidade é o valor ou benefício que se deixou de ganhar ao fazer uma escolha. Esse conceito pode ser aplicado em diversas áreas, especialmente nos investimentos.  

O próprio termo indica o seu significado, já que algo nos custa quando deixamos de aproveitar uma oportunidade.

O que esse conceito significa para a economia?

Na economia, o custo de oportunidade é um princípio fundamental que ajuda a tomar decisões diante de diferentes possibilidades, o chamado trade-off.

Relação entre Custo de Oportunidade e Trade-off

Os dois conceitos estão relacionados. Isso porque o custo de oportunidade decorre de uma escolha, também chamada de trade-off. Entenda melhor com quadro explicativo abaixo:

Trade Off x Custo de Oportunidade

Ao levar em conta o que está sendo sacrificado, é possível avaliar o impacto econômico das escolhas feitas por pessoas, empresas e governos.

A análise do custo de oportunidade deve considerar diferentes âmbitos, entre eles:

  • Financeiro;
  • Ambiental;
  • Temporal;
  • Relações pessoais.

Entendendo o Custo de Oportunidade na prática!

O custo de oportunidade pode ser aplicado em diversas situações. Entenda melhor com esses exemplos:

Exemplo 1

Uma fábrica precisa comprar novos maquinários. Considerando o seu fluxo de caixa, a preferência deve ser por pagamento parcelado. No entanto, surge a oportunidade de comprar à vista com 50% de desconto.

Aqui, o trade-off da fábrica está entre comprometer o fluxo de caixa e aproveitar o desconto de 50% ou abrir mão do desconto e continuar com o fluxo de caixa equilibrado.

Exemplo 2

Suponha que você precise comprar móveis novos para a sua casa nova, mas escolhe antecipar as parcelas do financiamento do carro. Nesse caso, o custo de oportunidade da escolha de antecipar o financiamento do carro é adiar a renovação dos móveis.

Exemplo 3

Imagine que você decidiu investir apenas em ações do setor de energia, pois trabalha nesse segmento e entende do assunto. Nesse caso, o seu custo de oportunidade seria um eventual lucro resultante das ações do setor de tecnologia, no qual você optou por não investir.

Perceba que em todos os exemplos, é necessário escolher entre uma opção e outra? É aí que entra o trade-off. Uma condição que está diretamente ligada ao custo de oportunidade.

Aprenda a calcular o custo de oportunidade de um novo investimento

Para calcular o custo de oportunidade de um novo investimento, você precisa comparar os benefícios esperados da aplicação com os ganhos que poderiam ser obtidos em uma opção diferente.

Podemos entender como isso funciona na prática, comparando dois exemplos de investimentos:

Deslize para mais informações
Título de renda fixa  Fundo de ações
Remuneração de 13% ao ano. Retorno histórico de 28% ao ano.
Baixo risco. Alto risco.
Prazo de aplicação de 2 anos. Prazo de aplicação de 2 anos.
Imposto de Renda de 15%. Imposto de Renda de 15%.

Qual dessas opções parece mais vantajosa? Isso dependerá dos objetivos e do perfil do investidor.

Ao calcular o custo de oportunidade de um novo investimento, estabeleça critérios financeiros, mas não se esqueça do seu contexto pessoal.

Entenda o que é Custo de Oportunidade

Como o custo de oportunidade pode afetar suas escolhas de investimento?

O custo de oportunidade impacta diretamente nas escolhas de aplicações. Ele está ligado às vantagens e desvantagens de cada produto de investimento e como eles se alinham aos seus objetivos. 

Além disso, ele pode auxiliar na análise dos riscos e do potencial de valorização de um título.

Por que é importante saber calcular o custo de oportunidade?

Você descobriu que o custo de oportunidade nem sempre será financeiro, por isso, não é algo simples de mensurar. Ele pode envolver tempo, conhecimento e outros elementos subjetivos.

No entanto, saber calcular o custo de oportunidade te ajuda a tomar decisões financeiras mais acertadas, o que pode impactar positivamente no retorno dos investimentos.

Veja como aplicar o custo de oportunidade nos investimentos de renda variável!

Para aplicar o custo de oportunidade nos investimentos de renda variável, você deve considerar o seu perfil de investidor e avaliar as alternativas disponíveis, focando em alguns pontos, como:

  • Custos das aplicações;
  • Prazo;
  • Riscos;
  • Potencial de valorização.

Depois disso, é só acessar uma plataforma de investimento e conferir as aplicações em renda variável. Nessa etapa, você pode contar com a ajuda do PagBank!

No Guia de Ações, nossos especialistas selecionam as empresas com bom potencial de crescimento e rentabilidade para investir. Você pode conferir também o nosso Guia de FIIs com as recomendações de fundos imobiliários.

Conheça todas as vantagens de investir com o Pagbank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”