Confira as 10 principais estratégias de investimentos para renda variável!

Resumo do texto

  • O que é uma estratégia de investimento?
  • Conheça as principais abordagens para renda variável;
  • Saiba como definir a estratégia ideal para seu perfil.

 

Investir sem estratégia é como jogar um jogo sem saber as regras. E como no mercado o que está em risco é o seu dinheiro, nós separamos as principais dicas para você sair dele um ganhador!

Acompanhe o nosso guia sobre estratégias financeiras e saiba como investir, alocar e o que ficar de olho na hora de gerar riqueza para você e sua família!

Afinal, o que é uma estratégia de investimento?

Uma estratégia de investimento é um conjunto de regras, comportamentos e procedimentos projetados para orientar a seleção de uma carteira de investimentos. Essencialmente, é um plano sistemático para alcançar seus objetivos financeiros, seja para curto, médio ou longo prazo.

Elas são fundamentais porque ajudam os investidores a tomarem decisões mais informadas, evitando movimentos impulsivos baseados em emoções.

A escolha da abordagem adequada depende de vários fatores, incluindo o perfil do investidor, seus objetivos financeiros, seu horizonte de tempo e sua tolerância ao risco. Abaixo, apresentamos uma tabela simplificada para ajudar a entender melhor:

Deslize para mais informações
Fator Descrição
Perfil do investidor Iniciante, Conservador, Moderado e Experiente
Objetivo financeiro Curto, Médio ou Longo Prazo.
Horizonte de tempo Quantidade de tempo que o investidor planeja manter o investimento.
Tolerância ao risco Capacidade do investidor de suportar flutuações no valor de seus investimentos.

estratégia de investimento

Quais são as principais estratégias de investimento para renda variável?

Existem diversas estratégias de investimento disponíveis no mercado, cada uma com suas características e adequações específicas. Acompanhe as dez principais estratégias para renda variável e invista como um profissional!

1. Day trade

O day trade envolve a compra e venda de ativos financeiros dentro de um único dia de negociação. Isso significa que o investidor não mantém a posição de um ativo de um dia para o outro.

O principal objetivo é aproveitar pequenas variações de preço para obter lucro. Tem alto potencial de retorno, mas também de risco. Além disso, requer monitoramento constante do mercado.

2. Swing trade

O swing trade busca aproveitar os movimentos de preço dos ativos ao longo de vários dias ou semanas. No entanto, não é considerada uma estratégia de longo prazo.

Nessa abordagem, é fundamental ser capaz de especular, isto é, você deve identificar oportunidades de lucro com as mudanças nos preços de um ativo em um período.

3. Buy and hold

Na estratégia buy and hold, o investidor compra ativos e os mantém no longo prazo, independentemente das flutuações do mercado. A ideia é que os ativos aumentem seu valor, apesar da volatilidade de curto prazo.

A classe de ativos que costuma fazer parte dessa estratégia inclui ações de empresas sólidas e bem estabelecidas, fundos de índice e imóveis. O foco é em opções que têm um histórico comprovado de fornecer retornos consistentes com boas perspectivas para o futuro.

4. Position trading

O position trading é uma abordagem na qual os investidores mantêm posições por períodos mais extensos, muitas vezes meses ou até anos. A ideia por trás dessa estratégia é aproveitar movimentos maiores do mercado, em vez de flutuações diárias.

Os position traders baseiam suas decisões equilibrando análise técnica com um pouco de análise fundamentalista, estudando relatórios financeiros, tendências macroeconômicas e outros indicadores para escolher seus investimentos.

5. Stop loss

O stop loss é uma ferramenta essencial para a gestão de riscos no mundo dos investimentos. Trata-se de uma ordem colocada com um corretor para vender um ativo quando ele atinge um determinado preço.

Ao definir esse ponto, os investidores podem limitar suas perdas potenciais em uma posição, protegendo seu capital contra movimentos de mercado adversos, sem a necessidade de monitorar constantemente o mercado.

6. Value investing

O value investing, ou investimento em valor, envolve a compra de ações ou títulos que parecem estar subvalorizados em relação ao seu valor intrínseco. Warren Buffett, Benjamin Graham e Charlie Munger são notáveis defensores dessa abordagem.

Quem segue essa estratégia acredita que o mercado reage exageradamente a boas e más notícias, resultando em movimentos de ações que não correspondem aos fundamentos de longo prazo da empresa.

7. Growth investing

Growth investing se concentra em ações de empresas com previsão de crescimento acima da média em comparação com outras ações do mercado.

Os investidores que adotam essa estratégia estão mais interessados no desempenho futuro de uma empresa do que em seu valor presente. Eles acreditam que negócios com alto potencial de crescimento podem oferecer retornos mais elevados.

Uma métrica-chave no growth investing é o múltiplo de preço sobre receita. Como muitas empresas de crescimento ainda não apresentam lucro, , em especial as menores de tecnologia, o mercado utiliza esse múltiplo no lugar do preço sobre lucro.

8. Análise quantitativa

A análise quantitativa utiliza modelos matemáticos e estatísticos para avaliar ativos e tomar decisões de investimento. Em vez de se concentrar em aspectos qualitativos, como a gestão de uma empresa ou sua posição no mercado, ela se baseia em números puros.

Ela pode envolver a avaliação de uma série de variáveis, como preço, volume, indicadores macroeconômicos e outros dados numéricos. A ideia é identificar padrões e tendências que podem ser usados para prever movimentos futuros de preços e otimizar a alocação de portfólio.

9. Análise técnica

A análise técnica se concentra no estudo de gráficos de preços e volumes para prever movimentos futuros de ativos. Ela se baseia na ideia de que as variações de preços históricos podem indicar tendências futuras.

Os analistas técnicos utilizam uma variedade de ferramentas e indicadores, como médias móveis, bandas de Bollinger e osciladores, para identificar padrões e sinais de compra ou venda.

10. Análise fundamentalista

A análise fundamentalista de ações foca na avaliação financeira e no potencial de crescimento de uma empresa. Ela examina demonstrativos financeiros, como lucros e dívidas, e considera fatores externos, como a economia e o mercado, para determinar se uma ação está sendo negociada a um preço justo. É usada por investidores que buscam identificar ações de empresas sólidas com bom potencial de valorização a longo prazo.

Como começar a investir com o PagBank na Bolsa de Valores?

Através do Home Broker do PagBank você compra ou vende ativos como ações, ETFs e Fundos. Para usar, é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. No app PagBank, clique na aba Investimentos;
  2. Clique em Aplicar meu dinheiro;
  3. Depois em Renda Variável;
  4. Agora, vá em Alocar Saldo e digite o valor que você quer investir. Esse valor será transferido do seu saldo da conta PagBank para o saldo alocado no Home Broker;
  5. Após a transferência, clique em Acessar Home Broker;
  6. Crie uma senha eletrônica de 6 dígitos, diferente da senha que você abre o app;
  7. Pronto, agora é só escolher a ação e investir!

Aproveite as oportunidades da renda variável!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”