Análise SWOT: veja como ela pode ajudar seu negócio a vender mais

Resumo do texto

  • O que é a análise SWOT, também conhecida como FOFA?;
  • Veja como reunir as informações necessárias para montar a matriz SWOT;
  • Como essa análise pode ajudar o seu negócio a vender mais.

Conheça o PagVendas, o seu aliado na gestão!

 

Começar um novo empreendimento exige muito estudo sobre área de atuação, logística, financeiro e marketing.  

Dentro das estratégias de marketing, uma das principais etapas é saber quais são os pontos positivos e negativos do seu negócio e entender a relação deles com o mercado.

Essa estratégia é chamada de análise SWOT, em português FOFA, e ajuda a identificar vários aspectos sobre o negócio.

Quer saber mais sobre isso? Boa leitura.

Artigos que podem ser do seu interesse:

O que é análise SWOT?

É uma estratégia de marketing que ajuda a visualizar os pontos fortes, fracos, as oportunidades e as ameaças que podem beneficiar ou atrapalhar o planejamento do seu negócio.

Em outras palavras, é uma avaliação geral que considera o ambiente interno, aquele que você pode controlar, e o ambiente externo, aquilo que está fora do seu controle.

A tradução da sigla SWOT é strengths (forças), weakness (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Veja abaixo.

Veja como preencher cada um desses espaços:

Forças (Strengths)

O primeiro espaço a ser preenchido vai mostrar as forças do negócio. Aquilo que o seu empreendimento tem de bom e de diferencial a oferecer. Nesse momento, o foco é no ambiente interno, aquele que pode ser controlado por você.

Por exemplo: uma hamburgueria que criou um molho personalizado muito elogiado pelos clientes ou o uso de um sistema de gestão que acelera e facilita os processos do dia a dia.

Fraquezas (Weaknesses)

Ainda no ambiente interno, chegou a hora de olhar para o outro lado da moeda e identificar os pontos negativos. Ou seja, o que não está indo bem e precisa melhorar.

Um exemplo seria um restaurante que não tem sistema de delivery rápido ou uma clínica veterinária que só tem 1 veterinário. Note que o empreendedor pode agir para melhorar esses pontos, contratando entregadores ou novos veterinários.

Agora, é hora de analisar o ambiente externo. Nessa área da matriz SWOT, é preciso focar naquilo que fica fora do controle do empreendedor, mas que impacta diretamente nele.

Oportunidades (Opportunities)

As oportunidades são acontecimentos que criam um cenário favorável para o crescimento.

Por exemplo, em épocas de chuva, as pessoas saem menos de casa, então pode ser uma boa oportunidade para começar a vender por delivery. Outros exemplos de oportunidades são os grandes eventos como Olimpíadas e festivais de música.

Nesses casos, seu negócio pode aproveitar o momento para vender mais e aumentar o faturamento. Fique atento ao seu redor para não perder essas oportunidades.

Ameaças (Threats)

As ameaças estão no lado oposto às oportunidades. É tudo que acontece, que não pode ser controlado por ninguém, e pode prejudicar o seu negócio.

Por exemplo, se na rua onde o bar fica localizado houve uma onda de assaltos, os clientes vão evitar ir ao local. No caso de uma pousada perto da praia, se a previsão é de um verão chuvoso, os turistas podem desistir das viagens.

Como não é possível controlar esses acontecimentos, o ideal é buscar formas de superar esses obstáculos, como oferecer promoções para o delivery, no caso do bar e estadias mais baratas para a pousada.

Como fazer uma análise?

Primeiro, você precisa montar a matriz SWOT. Pode ser em um papel, com caneta ou imprimindo a nossa imagem acima.

Agora, é hora de coletar as informações para preencher cada quadrante.

  • Avalie os fatores internos

Antes de começar a escrever, peça ajuda para sua equipe. São eles que estão no dia a dia do processo e podem identificar o que existe de positivo e negativo. Também é interessante pesquisar entre os comentários e avaliações dos clientes quais são os pontos que mais se destacam e quais as principais reclamações.

  • Analise os aspectos externos

Chegou a hora de ver o que está ao seu redor. Comece pelo que está mais próximo, avaliando o mercado local, os concorrentes e os fornecedores. Aos poucos, vá expandindo e comece a pensar em aspectos políticos, legais, econômicos e sociais.

  • Monte a matriz

Você pode usar post-its ou caneta para montar e completar sua matriz. Se você for fazer em um computador, deixe sua apresentação mais visual com as ferramentas do Google ou no editor de imagens.

  • Relacione os fatores internos e externos

Agora é hora de fazer esses quatro espaços interagirem. Por exemplo, se em um restaurante a força é a qualidade da comida, esse deve ser o diferencial usado para atrair os participantes de um congresso no próximo mês, que é uma oportunidade.

Por outro lado, foi identificado que o serviço de entrega é uma fraqueza e como ameaça foi visto um concorrente que se destaca nesse item. Nesse caso, é preciso mais atenção, pois essa fraqueza pode tornar a ameaça ainda mais prejudicial.

Quais as vantagens de usar a matriz SWOT?

Uma matriz SWOT ajuda a identificar como o seu negócio se comporta no mercado, quais os diferenciais e quais pontos precisam ser melhorados. Veja algumas vantagens:

  • visão mais realista;
  • identificação de pontos de melhoria;
  • ajuda para identificar prioridades;
  • mais segurança nas decisões.

Veja como entender melhor os resultados do seu negócio

Com a análise SWOT você consegue visualizar a sua empresa e como ela se encaixa no mercado. Mas não é só isso que precisa da sua atenção.  

E como abraçar o mundo com as pernas pode levar a erros é preciso ter aliados como o PagVendas nesse caminho.

Além de ajudar no dia a dia com um sistema completo de gerenciamento de caixa e de estoque em tempo real, ele te ajuda a entender mais do negócio através de relatórios e dados detalhados.

Confira as vantagens do PagVendas:

  • controle de frente de caixa em tempo real;
  • registro e controle de produtos;
  • gestão de estoque;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • criação de Loja Online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

Conheça o PagVendas!