Análise SWOT: veja como ela pode ajudar seu negócio a vender mais

Resumo do texto

  • Saiba o que é a Análise SWOT;
  • Aprenda a usar essa metodologia;
  • Veja como criar uma matriz para seu negócio!

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Para fazer melhorias em uma empresa, é importante entender quais são os pontos fracos e fortes de um negócio. Uma ferramenta útil para isso é a análise SWOT.

Com ela, é possível avaliar cenários possíveis para estruturar ideias e definir as próximas ações de uma organização.

Talvez você até já tenha ouvido falar sobre ela, mas ainda não a colocou em prática. Não se preocupe! Vamos mostrar o que é análise SWOT, como fazer e como ela pode te ajudar no seu dia a dia!

O que é a análise SWOT?

A Análise SWOT é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar na identificação de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do negócio. Por esse motivo, também é chamada de Análise FOFA.

Ela engloba o estudo de diferentes cenários para embasar a tomada de decisões. Desse modo, é uma ferramenta extremamente útil para que o empreendedor tenha uma visão abrangente do ambiente empresarial e também do mercado em que atua.

Como ela surgiu?

A matriz SWOT foi criada por Albert Humphrey, um consultor de gestão no instituto de pesquisa SRI International. 

Por lá, ele liderou um projeto que analisou os fatores que influenciavam o planejamento corporativo das 500 maiores corporações listadas pela revista Fortune da época. Foi durante esse projeto que surgiu o modelo de investigação que, depois, passou a ser conhecido como análise SWOT. 

Como funciona a análise SWOT?

A matriz SWOT funciona por meio da avaliação dos quatro componentes principais: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, considerando o ambiente interno e externo da empresa.

Ambiente interno

Forças

São os pontos fortes da operação, o que sua empresa faz de melhor, no caso, a vantagem competitiva. Isso pode incluir um aplicativo mais fácil de usar ou um atendimento ao cliente personalizado.

Algumas perguntas que você pode fazer para entender os pontos fortes são:

  • Quais são os meus melhores produtos/serviços?
  • Qual é a minha maior vantagem competitiva?
  • O que me ajuda a atingir metas?
  • Quais são as preferências do meu público-alvo?

Fraquezas

São as limitações ou desafios que podem prejudicar o desempenho do empreendimento, mas que possuem solução. Pode incluir falta de recursos, plataformas ineficientes, falta de expertise em determinadas áreas, infraestrutura deficiente, entre outros.

Para entendê-las, pergunte-se:

  • Quais áreas precisam de melhoria e por quê?
  • O que dificulta o alcance das metas estabelecidas?
  • O que está faltando (recursos, tecnologia, pessoas, etc.)?
  • Por que os clientes não estão engajados com a marca?

Ambiente externo

Ameaças

São fatores externos que podem representar riscos para o negócio. As ameaças envolvem: novos concorrentes, crises econômicas, falta de mão de obra, entre outros.

Algumas perguntas que você pode fazer para identificá-las são:

  • Quais mudanças no mercado são motivos de preocupação?
  • Quais são as novas tendências do setor?
  • Os concorrentes têm vantagens competitivas?
  • Sua marca, produto ou serviço ainda é necessário?

Oportunidades

São eventos externos que podem beneficiar a empresa. Isso envolve mudanças no mercado, avanços tecnológicos, demanda crescente, etc. 

Para descobrir as principais oportunidades, pergunte-se:

  • Como os clientes enxergam a marca, produto ou serviço?
  • Quais as lacunas do mercado de atuação?
  • Existem recursos externos que podem te ajudar a atingir metas?
  • Quais tendências você pode aproveitar?

Exemplo de uma análise SWOT

Empresa de tecnologia

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SWOT FORÇAS FRAQUEZAS
INTERNO Equipe altamente qualificada e experiente em desenvolvimento de software;

Parcerias estratégicas;

Forte presença online e nas redes sociais.

Tem um único fornecedor para componentes-chave dos produtos;

Falta de diversificação de produtos;

Recursos financeiros para investimentos limitados.

OPORTUNIDADES AMEAÇAS
EXTERNO Demanda crescente por soluções de segurança no mercado;

Possibilidade de expandir para mercados internacionais.

Setor com concorrência acirrada;

Avanço tecnológico pode tornar produtos obsoletos rapidamente;

Regulamentações governamentais.

Confira as etapas para fazer uma análise SWOT em sua empresa

A análise SWOT é feita a partir de uma tabela. Nas colunas, as partes positivas e negativas, e nas linhas, o que é interno e externo. 

Para montar esse “desenho”, siga os passos:

Pesquise o mercado e a concorrência

Antes de iniciar a análise SWOT, é essencial pesquisar para analisar tendências, demandas, concorrência, etc. Essas  informações são importantes para as etapas seguintes da análise.

Identifique oportunidades e ameaças no mercado

Procure por oportunidades que sua empresa possa aproveitar, como novas demandas ou nichos em expansão. Além disso, busque ameaças externas que possam afetar o negócio, como concorrência acirrada, mudanças no comportamento do consumidor, entre outras.

Analise os produtos ou serviços internos

Identifique os pontos fortes, como qualidade superior ou preços competitivos, e também, as fraquezas, como falhas de design, baixa qualidade, etc. Você pode usar as redes sociais, comentários do site e feedbacks para entender os pontos mais elogiados e os mais criticados.

Faça um diagnóstico dos pontos internos de melhoria

Avalie os pontos que precisam ser melhorados internamente. Isso pode incluir aprimorar processos internos, investir em treinamento de funcionários, por exemplo. Esse diagnóstico vai ajudá-lo a desenvolver soluções.

Coloque no papel todo o brainstorming da análise

Registre todas as informações relevantes na sua matriz, dividindo as seções como mostramos no exemplo acima:

Trace novos objetivos para a empresa

Com base na análise SWOT, estabeleça novos objetivos e metas. É importante que elas  sejam realistas e alcançáveis, para incentivar o desempenho de todos.

Monitore constantemente as novas estratégias

O planejamento deve ser avaliado com frequência para monitorar a implementação das estratégias e os resultados. Lembre-se de fazer ajustes quando necessário.

Descubra tipos de análise de mercado para você utilizar

A análise SWOT não é a única forma de avaliar o desempenho da sua empresa e criar estratégias de crescimento. Na verdade, existem várias outras opções, que podem até ser usadas em conjunto.  

Matriz Ansoff

É uma ferramenta que ajuda na otimização do planejamento das estratégias de crescimento. Ela analisa quatro possíveis cenários: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos e diversificação. 

Metodologia AIDA

A sigla AIDA significa: atenção, interesse, desejo e ação. Esses são os quatro estágios pelos quais o cliente passa antes de realizar uma compra. Ela é usada para entender como chamar a atenção do público-alvo até levá-lo a comprar o produto ou contratar o serviço.

Diagrama de Ishikawa

É usado para identificar as causas de um problema. Com ele, é possível investigar as causas potenciais e fatores que contribuíram para a situação, e, então, encontrar soluções eficientes.

Metas SMART

SMART é a sigla em inglês para específico, mensurável, atingível, relevante e temporal. Esses critérios são usados para definir metas claras e alcançáveis. Assim, dá para entender o que seu negócio precisa para alcançar um grande objetivo.

Quais os pontos fortes e fracos de se utilizar a Matriz SWOT?

Apesar de muito útil, a análise SWOT não se aplica a qualquer situação. Afinal, assim como qualquer metodologia, ela tem suas vantagens e desvantagens. 

Pontos fortes

  • É uma ferramenta acessível;
  • Simples de colocar em prática;
  • Identifica fatores internos e externos;
  • Estimula o planejamento de estratégias;
  • A análise de resultados é fácil.

Pontos fracos

  • Não fornece orientação direta sobre as ações que devem ser tomadas;
  • Pode ser difícil listar os fatores para encaixar na matriz;
  • Pode trazer uma visão simplificada da empresa;
  • Não existe prioridade entre os elementos identificados, o que pode dificultar a definição de ações estratégicas.

Análise FOFA: conheça cases de sucesso

Abaixo, listamos alguns exemplos da aplicação da metodologia em grandes empresas.

Starbucks

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SWOT FORÇAS FRAQUEZAS
INTERNO Forte interesse nos produtos da marca;

Modelo de negócio viável e comprovado;

Diversificação de produtos e localidades;

Distribuição dos produtos na maioria das cidades.

Os rendimentos dependem muito de seu segmento operacional nas Américas;

As lojas próprias podem gerar altos custos.

OPORTUNIDADES AMEAÇAS
EXTERNO Possibilidade de expansão global. Volatilidade do preço do café;

Interrupção da cadeia de suprimentos pode afetar a operação.

Samsung

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SWOT FORÇAS FRAQUEZAS
INTERNO Grande participação de mercado global;

É a segunda maior detentora de patentes nos Estados Unidos e tem diversos centros de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo;

Classificada pela Forbes como a 10ª mais valiosa no mundo.

Dependência do Android, que pertence ao Google;

Enfrentou vários problemas de segurança com seus produtos;

Perdeu uma parte de sua participação de mercado.

OPORTUNIDADES AMEAÇAS
EXTERNO Oportunidade para expansão na Ásia e alta demanda na África do Sul;

Pode atender a demanda crescente por processadores para celulares e tablets.

Utiliza o sistema operacional Android, menos popular que o iOS;

Concorrência acirrada com marcas como Apple.

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Desenvolva estratégias de crescimento ao utilizar uma metodologia de análise que inclua a matriz SWOT/FOFA e outras ferramentas complementares para identificar oportunidades de melhoria. 

Ao avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa, juntamente com fatores externos e a concorrência, você poderá criar estratégias acionáveis e impulsionar o crescimento de forma inteligente.

Com o PagVendas, por exemplo, você tem mais controle da sua empresa. Mesmo à distância, é possível verificar o estoque, frente do caixa e relatórios de venda. Tudo para te ajudar a tomar decisões ainda mais assertivas.

E quando o assunto é desenvolvimento do negócio, a etapa de pagamento não pode ficar de fora. Com as maquininhas PagBank, dá para oferecer opções seguras de pagamentos para os clientes, pois as transações são criptografadas de ponta a ponta. Sem falar nas outras vantagens, como:

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  • Envio de comprovante por e-mail ou SMS para o cliente.

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