Código 51: confira o que significa o problema na hora de passar o cartão

Resumo do texto

  • Veja o que é o Erro 51 do cartão;
  • Conheça o significado dos códigos de erros;
  • Esteja pronto para não perder vendas nesse momento.

Maquininhas PagBank: aceite diferentes formas de pagamento!

 

O cliente escolhe o produto, separa o que quer, chega no balcão da loja e na hora de pagar a maquininha apresenta o erro 51. Se você já passou por isso e acabou perdendo a venda por não saber o que fazer, chegou a hora de entender.

Nada de prejuízo porque o pagamento deu não autorizado ou outra situação. Entenda o que significa o código 51, os demais códigos de erro e se previna oferecendo diferentes formas de pagamento!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

o que significa código 51

O que é o Código 51 do cartão?

O código 51 significa que o problema está relacionado com o banco do cliente. Neste caso, a instituição do cartão não autorizou a compra na maquininha por algum motivo.

O que fazer quando aparece Erro 51 na maquininha?

Avise o cliente que apareceu o código 51 e oriente ele a falar com o emissor do cartão. Alguns dos motivos de aparecer esse erro são: saldo insuficiente, suspeita/tentativa de fraude e limite excedido. 

Para não perder a venda, ofereça outros meios de pagamento, como Pix, Link de Pagamento ou QR-Code, que usam apenas o celular.

Entenda o que significam os códigos

Agora que você sabe o que é o código 51 que aparece na hora de passar o cartão, veja o significado de outros que podem aparecer para conseguir orientar o cliente.

Erro 01: venda não autorizada

Nesse caso, o banco “travou” a compra por alguma atividade suspeita. Pode ser por muitas compras em pouco tempo ou valores suspeitos. Indique ao cliente para entrar em contato com o emissor do cartão.

Erro 13: venda não autorizada pelo emissor

Esse erro tem ligação direta com o valor. Quando o emissor desconfia que houve algum erro na digitação, bloqueia a compra. Reveja os dados e se tiver correto, tente novamente.

Erro 43: Cartão cancelado

Neste caso, o cartão usado já foi cancelado. Isso pode ocorrer quando o consumidor está, por engano, com um antigo ou se ele foi roubado e o dono já cancelou.

Erro 54: cartão vencido

Neste caso, o cartão já venceu. Sugira que a pessoa use outro, que esteja válido, ou mude a forma de pagamento para Pix ou QR-Code.

Erro 55: senha incorreta

Quando a mudança de senha é recente, é normal esquecer e errar. Avise ao cliente e, caso ele lembre os novos números, tente mais uma vez.

Erro 78: cartão bloqueado

O cartão pode estar bloqueado por diferentes motivos. Pode ser um novo que ainda não foi desbloqueado, uso de senha incorreta muitas vezes ou suspeita de fraude.

Erro 96: problema de comunicação

Neste caso, o erro está na comunicação entre a máquina e a bandeira do cartão. Avise ao cliente sobre isso e tente novamente.

Ofereça mais diversidade em meios de pagamento para não perder vendas

Existem vários problemas que podem ocorrer na hora de passar o cartão. Alguns podem ser revertidos na hora, mas outros não! E para não perder a venda, é preciso ter um plano B.

Uma alternativa é oferecer diferentes meios de pagamento. E não precisa nem mudar o aparelho. As maquininhas do PagBank aceitam mais de 20 formas de pagamento, entre elas Link de Pagamento, Pix, QR-Code e NFC. Tenha todas essas possibilidades por um preço que cabe no seu bolso e com taxas atrativas.

Maquininhas PagBank: aceite diferentes formas de pagamento!