Nome Fantasia e Razão Social: quais as diferenças e quando usar cada um?

Resumo do texto

  • Veja a diferença entre Nome Fantasia e Razão Social;
  • Saiba qual formato  escolher  para sua empresa;
  • Tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Maquininhas PagSeguro: tecnologia para sua empresa!

 

O nome fantasia é como o público vai conhecer a sua empresa. Já no registro, tem a razão social, ou seja, a forma oficial como o negócio é conhecido.

Entenda como funcionam essas duas formas de chamar a empresa, as diferenças entre nome fantasia e razão social e como usar estes dados para descobrir o CNPJ do negócio.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Diferenças entre nome fantasia e nome social

O que é o Nome Fantasia de uma empresa?

O nome fantasia é o nome popular da empresa. É como ela vai ser conhecida pelo público. Se ela fosse uma pessoa, seria aquele primeiro nome ou um apelido.

O nome fantasia é escolhido na hora do registro da empresa e, normalmente, é escolhido considerando o mercado e a área de atuação. Mais abaixo, confira algumas dicas para escolher o Nome Fantasia.

E a Razão Social de uma empresa, o que é?

Já a razão social é o nome oficial do empreendimento no registro. Se ele fosse uma pessoa, seria esse aquele nome completo na certidão de nascimento. A razão é usada em contratos, Nota Fiscal e documentos oficiais.

É com esse nome que os órgãos públicos vão reconhecer a empresa.

Entenda as diferenças entre Nome Fantasia e Razão Social

Apesar de serem duas formas de denominar um negócio, existem diferenças entre razão social e nome fantasia. Confira:

Saiba como escolher a Razão Social da empresa

Na hora de registrar a Razão Social da empresa, é importante lembrar que não é possível ter dois registros iguais, por isso, é preciso pensar com calma. Veja algumas dicas para definir o nome:

  1. escolha um nome que tenha relação com a atividade da empresa;
  2. busque nomes de fácil entendimento e memorização;
  3. procure relacionar com o Nome Fantasia, mesmo que seja com um único termo;
  4. cuidado para não ficar parecido com outras empresas;
  5. é obrigatório colocar o modelo da empresa (Ltda., ME, etc).

Atenção: o MEI não pode escolher a Razão Social da empresa. Na hora do registro, no Portal do Empreendedor, esse campo é preenchido automaticamente com o nome completo seguido do CPF (Ex: João Silva da Costa 12345678900).

Veja como criar um Nome Fantasia para o seu negócio

Agora é hora de escolher o nome que vai ser usado pelo público. O Nome Fantasia tem outro objetivo, lembra? Ele vai ser usado na comunicação e na imagem do negócio. Confira as dicas:

  1. pense em um nome fácil de ser lembrado;
  2. seja diferente dos concorrentes;
  3. cuidado com nomes ambíguos que podem ser interpretados negativamente;
  4. fuja dos modismos;
  5. verifique se não tem nenhuma empresa com nome igual ou parecido.

Atenção: O Microempreendedor Individual pode escolher o Nome Fantasia do negócio.

Tire todas as suas dúvidas sobre razão social e nome fantasia!

Como é um assunto importante, mas complicado, é normal ficar com dúvidas. Por isso, trouxemos as respostas para algumas questões comuns.

Como registrar a Razão Social de uma empresa?

No caso do MEI, o processo é feito pelo Portal do Empreendedor. Porém, se o negócio tiver outro modelo de empresa, é preciso ir até à Junta Comercial ou Cartório para iniciar o processo. Quando for até o local, já tenha em mente a Razão Social.

Posso trocar a Razão Social da empresa?

Sim! É possível alterar a Razão Social (exceto quem é MEI) e esse processo deve ser feito na Junta Comercial ou no Cartório. Lembrando que, como citado anteriormente, essa mudança vai precisar ser feita em todos os registros e documentos do negócio.

Podem existir empresas com nomes iguais?

No mesmo Estado e na mesma área de atividade, não! Para saber se existe uma empresa com o mesmo nome fantasia, é possível verificar no site do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Como descobrir o nome fantasia de uma empresa?

Se for um nome conhecido, com uma busca na internet será suficiente. Entretanto, também é possível pesquisar no INPI. Caso ela seja registrada, estará no site.

Como descobrir CNPJ pelo nome fantasia?

O Governo Federal possui um portal exclusivo para essa consulta, o Redesim. Basta acessar o link, fazer o login com o cadastro do gov.br e realizar a consulta.

Como mudar o nome fantasia do MEI?

No caso do Microempreendedor Individual, todos os processos de registro são feitos pelo Portal do Empreendedor. A alteração do Nome Fantasia também é feita no site, na opção “Atualização Cadastral de MEI”.

Como alterar o Nome Fantasia do meu CNPJ?

Assim como o registro é feito na Junta Comercial ou no Cartório, a mudança do Nome Fantasia também é feita nesses órgãos. Lembrando que vai ser preciso fazer um novo registro no INPI.

Mais modernidade e tecnologia para o seu negócio

Se a escolha da razão social e nome fantasia tomaram muito o seu tempo, com a escolha das maquininhas você pode ficar tranquilo.

Com o PagSeguro, é possível escolher o modelo que mais se adapta ao negócio e vai ter as melhores taxas do mercado em maquininhas modernas e eficientes.

Confira os modelos de maquininhas de cartão PagSeguro e escolha a sua!