Resumo do texto
- Entenda o que é o Coletor Nacional;
- Tire suas dúvidas sobre o DBE e saiba como emitir;
- Tenha uma conta digital PJ que é ideal para empreendedores!
Se você é empreendedor e está na fase de abertura do seu próprio negócio, precisa conhecer o Coletor Nacional e as vantagens que ele pode trazer.
Para começar, todas as empresas têm que estar registradas no sistema, então, para não ter problemas logo no início da sua vida de empreendedor, confira o artigo e não deixe passar nenhuma dica!
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O que é o Coletor Nacional e qual sua importância?
O Coletor Nacional, como o próprio nome diz, é um sistema de coleta de informações desenvolvido pelo Governo Federal. Ele tem como objetivo, facilitar a abertura de um negócio, centralizando em um só lugar, todas as informações importantes para o novo empreendimento.
Para que serve o Coletor Nacional?
Além de reunir os dados sobre as empresas e garantir que o negócio possa ser aberto, é no Coletor Nacional que você pode solicitar o Documento Básico de Entrada (DBE).
O DBE é responsável pela formalização da abertura da empresa. Com ele, é possível fazer a inscrição do CNPJ e alterar dados, caso queira ou seja necessário.
Saiba como acessar e usar o Coletor Nacional
Para acessar o sistema, é preciso entrar no site da Receita Federal dentro do gov.br e seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o site da Receita Federal;
- No campo de pesquisa, digite “Coletor Nacional”;
- Nas opções apresentadas, escolha “Inscrever ou atualizar CNPJ”;
- Então, acesse o Portal Redesim. Em caso de primeiro acesso, o indicado é fazer o cadastro completo;
Veja as principais dúvidas sobre o DBE
É através do Coletor Nacional que o DBE é emitido. Se você está conhecendo um pouco mais sobre esse tema agora, é normal ainda ter algumas dúvidas sobre o assunto.
Por isso, confira as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o tema.
Quais são os documentos necessários para solicitar o DBE pelo Coletor Nacional?
Para solicitar o documento, é preciso preencher informações sobre a empresa, mas também sobre o representante legal.
Por isso, tenha em mãos:
- Protocolo da consulta prévia (análise da prefeitura que deve ser feita antes da solicitação do DBE);
- CPF do representante legal;
- Endereço da empresa;
- Natureza Jurídica;
- Atividade econômica e CNAE;
- Porte da empresa.
Como emitir o DBE através do Coletor Nacional?
O processo completo de emissão tem 3 etapas. Veja quais são:
Passo 1: Solicitação
- No Portal Redesim, vá em “Preencher nova solicitação” e selecione o local onde sua empresa será sediada.
- Caso seja o primeiro estabelecimento, ou seja, a matriz, clique em “Inscrição de Primeiro Estabelecimento”.
- Para filiais, “Inscrição de Demais Estabelecimentos”.
Passo 2: Envio de documentos
- Envie os documentos citados acima;
- Preencha as informações necessárias sobre o negócio e sobre o representante legal.
Passo 3: Finalização
- Clique em “Finalizar Preenchimento” no alto da página.
- Em seguida, vai abrir uma janela com o recibo de entrega.
- Esse número deve ser guardado, pois você vai usar para fazer a consulta do DBE e alterá-lo, caso necessário.
Como consultar o DBE?
No Portal Redesim, selecione a opção de “consulta” e use o número do recibo que você anotou na hora da solicitação.
Qual é o prazo para liberação do DBE?
No Redesim, o prazo varia de 2 a 3 dias úteis.
Como cancelar o DBE?
O cancelamento também é feito pela internet. Neste caso, é preciso acessar o portal da Receita Federal e solicitar o atendimento pela internet.
Depois de preencher todos os dados, você pode solicitar o cancelamento.
Lembrando que isso não significa que o CNPJ foi cancelado. Esse processo deve ser feito separadamente.
Quem é MEI precisa de DBE?
Não! Quem opta pelo MEI tem um processo de abertura de empresa simplificado feito no Portal do Empreendedor. Neste caso, não é necessário solicitar o DBE.
Mas, é essencial que o microempreendedor mantenha o CNPJ em dia. Se você tem dúvidas sobre a regularização do negócio, saiba como fazer a regularização do CNPJ MEI.
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