Investimentos com liquidez diária: 6 opções para diversificar sua carteira

Resumo do texto

  • O que é liquidez diária?
  • Conheça os principais investimentos com liquidez diária;
  • Saiba como fazer o seu dinheiro render com os CDBs PagBank.

 

Já pensou em fazer investimentos com liquidez diária, mas ainda tem dúvidas sobre como eles funcionam? Então você precisa conhecer mais a fundo os ativos que possuem essa característica.

Investir com liquidez diária é uma forma de aplicar o seu dinheiro com mais flexibilidade e liberdade. Fazer um resgate a qualquer momento pode ser útil em situações de emergência ou quando surgem oportunidades de investimento mais atraentes.

No entanto, é importante lembrar que nem sempre é sinônimo de bons rendimentos. Às vezes, as aplicações com esse tipo de liquidez oferecem retornos mais modestos, comparados a investimentos de longo prazo.

Por isso, é importante avaliar as vantagens e desvantagens de cada opção e escolher aquela que melhor atende seus objetivos financeiros. 

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é liquidez?

Resumidamente, liquidez é a facilidade que um bem é transformado em dinheiro. Nos investimentos, quanto mais rápido acontece o resgate do dinheiro, mais líquido eles são. 

E, afinal, o que é liquidez diária?

Os investimentos com liquidez diária possuem a facilidade e rapidez para serem convertidos em dinheiro, sem perda significativa de valor, no prazo de um dia útil. 

Isso significa que esse tipo de investimento pode ser resgatado a qualquer momento, sem a necessidade de esperar um prazo específico de carência ou incorrer em penalidades.

Em alguns bancos, é possível resgatar os investimentos a qualquer hora, um exemplo disso são as contas remuneradas.

Quais são as vantagens e desvantagens da liquidez diária?

A liquidez diária tem suas vantagens e desvantagens, confira as principais: 

Vantagens

  • Resgate rápido: a liquidez diária permite que os investidores tenham acesso rápido ao dinheiro aplicado, o que pode ser útil em caso de emergências financeiras;
  • Flexibilidade: os ativos com esse tipo de liquidez são mais flexíveis, pois os valores podem ser retirados para aproveitar outras oportunidades de investimentos.

Desvantagens

A liquidez diária não costuma ter desvantagens, porém, é importante estar atento aos seus objetivos financeiros. Isso porque com a facilidade de resgate, os investimentos com esse tipo de liquidez exigem uma certa disciplina do investidor

Em alguns casos, como os investimentos em CDBs, se o investidor fizer o saque em um período muito curto, é preciso arcar com IOF e IR mais altos.

Entenda melhor com esse exemplo:

Imagine que você fez uma aplicação em renda fixa com liquidez diária e calcula que precisa deixar o dinheiro investido por três anos para atingir um determinado objetivo. Mas, acaba fazendo o resgate antes da hora e não alcança o rendimento esperado.

Na renda variável, isso pode ser um problema ainda maior. Isso porque, apesar de poder comprar e vender ações praticamente em tempo real, não é um investimento indicado para atender uma emergência ou objetivos de curto prazo.

A situação acontece porque os preços das ações variam muito, e caso o investidor precise vendê-las em um momento de grande desvalorização, poderá ter prejuízos.

Investimentos com Liquidez Diária!

6 tipos de investimento com liquidez diária para conhecer

1. CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um dos investimentos de renda fixa mais populares entre os investidores brasileiros. Eles são práticos e fáceis de aplicar, mesmo para quem nunca investiu na vida.

Resumidamente, o CDB funciona assim: o investidor faz uma aplicação no banco em troca de uma remuneração que pode ser:

  •  Pré-fixada: sendo estabelecida no momento do contrato;
  •  Variável: atrelada à Taxa do CDI que, por sua vez, acompanha a Taxa Selic.

O prazo e o valor para aplicação variam de acordo com cada instituição financeira. Geralmente, o prazo mínimo é de 30 dias e o valor para investimento inicial costuma ser acessível.

2. Títulos do Tesouro Direto

Os títulos do Tesouro Direto são títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional, um programa do governo brasileiro, desenvolvido em parceria com a B3, que permite a compra e venda desses títulos pela internet. Nessa modalidade de investimento, você também recebe juros sobre o valor investido. 

Além disso, os títulos públicos podem ser divididos em quatro categorias:  

  • Tesouro Selic ou pós fixados: os títulos acompanham a Selic, que é a taxa básica de juros da economia;
  • Prefixados: têm a taxa de juros fixa, e por isso é possível saber quanto receberá ao final do investimento;
  • Tesouro Renda+: é indicado para quem deseja complementar a aposentadoria no futuro. Isso acontece porque o resgate é feito em 240 parcelas, o equivalente a 20 anos;
  • Tesouro IPCA ou indexados: esses títulos oferecem rendimento igual à variação da inflação mais uma taxa prefixada de juros.

3. Conta Rendeira PagBank

A conta rendeira do PagBank tem rendimento automático de 100% do CDI e ainda rende mais que a poupança! Ao optar pela modalidade, você pode resgatar todo o valor depositado a qualquer momento, sem custos ou penalidades. 

Mas, atenção: o rendimento da Conta Rendeira é mensal, ou seja, você precisa deixar o dinheiro parado na conta por pelo menos 30 dias para que a rentabilidade aconteça.

4. Fundo DI

O Fundo DI investe em títulos de dívida de curto prazo emitidos por bancos e acompanha a variação do CDI. 

O objetivo desse fundo é proporcionar aos investidores uma rentabilidade próxima à taxa CDI, que é utilizada como referência para diversas aplicações financeiras no Brasil.

Em geral, essa opção de investimento é conservadora, ideal para quem busca liquidez e previsibilidade. 

5. Ações

As ações são os ativos mais populares da renda variável. Quando você compra ações, passa a ter direito a uma parte proporcional do capital da empresa e também a uma parcela dos lucros.

A grande maioria das ações negociadas na Bolsa possuem liquidez diária na hora da venda do ativo, porém só é possível resgatar o dinheiro após 2 dias úteis.

6. Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs)

Parecidos com as ações e com alta liquidez, os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) também pertencem à categoria da renda variável. Por meio deles, é possível investir em imóveis, como shoppings, edifícios comerciais e lajes corporativas, sem precisar adquirir o bem físico.

Para investir nesse tipo de fundo, você precisa comprar cotas em uma corretora ou banco. E, como eles rendem? Os seus rendimentos são provenientes da locação dos imóveis ou valorização do patrimônio. 

Vale ressaltar que as ações e os FIIs possuem liquidez diária do ponto de vista da venda do ativo. No entanto, o dinheiro só fica disponível para saque após 2 dias. No momento da venda, o recurso só fica disponível para novos investimentos em renda variável.

Faça seu dinheiro render com os CDBs PagBank

Você sabia que os CDBs do PagBank são uma excelente opção para quem busca rentabilidade e liquidez diária nos investimentos?

E, não para por aí! Investindo nos CDBs PagBank, você tem acesso a benefícios, como: 

Aproveite agora mesmo todas essas vantagens! Conheça todos os CDBs do PagBank e faça a liquidez diária trabalhar ao seu favor.

Invista com inteligência e estratégia com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”