Entenda como funciona o parcelamento compulsório e saiba como ele pode impactar no seu bolso!

Resumo do texto

  • Afinal, o que é parcelamento compulsório?
  • Entenda como funciona e quando acontece o parcelamento;
  • Confira algumas dicas para não pagar juros rotativos!

Fatura do cartão de crédito PagBank no Débito Automático!

 

O cartão de crédito pode ser uma ótima ferramenta, mas é preciso usá-lo com responsabilidade, já que você só paga o valor utilizado no vencimento da próxima fatura. Atrasar ou deixar de pagar pode gerar multas, dívidas e até mesmo o parcelamento compulsório.

Se você não sabe o que é parcelamento compulsório, não tem problema! Vamos explicar como funciona e os prejuízos para o seu orçamento! Além disso, daremos dicas para evitar essa situação!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é parcelamento compulsório e para que ele serve?

O parcelamento compulsório é uma iniciativa do Banco Central para proteger os clientes dos juros do crédito rotativo, cobrados sobre o valor não pago da fatura.

Segundo essa medida, após 30 dias, o banco ou instituição financeira deve oferecer condições mais vantajosas para o cliente quitar a dívida.

Na prática, o valor devido é automaticamente dividido em parcelas, permitindo que o usuário planeje e encaixe o pagamento da dívida no orçamento mensal.

Quando o parcelamento compulsório/automático acontece?

O parcelamento automático da fatura ocorre após 30 dias. Isso porque, no primeiro mês, incide o valor dos juros rotativos que costumam ser mais altos.

Pelo valor elevado dos encargos financeiros, o crédito rotativo pode ser bastante prejudicial. Para evitar que as pessoas fiquem com nome negativado e comprometam suas finanças, veio o parcelamento compulsório, solução criada pelo Banco Central.

Como funciona o parcelamento automático da fatura?

Veja um exemplo prático de como o parcelamento compulsório pode acontecer:

Qual a diferença entre parcelamento da fatura, parcelamento compulsório e crédito rotativo?

Agora que você já entendeu como funciona o parcelamento automático da fatura, saiba qual a diferença entre ele, o parcelamento comum e o crédito rotativo:

Deslize para mais informações
Parcelamento compulsório Parcelamento da fatura Crédito rotativo
É definido pelo banco automaticamente. É feito quando o cliente solicita. É aplicado no saldo em atraso e cobrado na próxima fatura.
É ativado quando você efetua um ou mais pagamentos abaixo do mínimo. Pode ser solicitado a qualquer momento. É iniciado 1 dia após o vencimento quando há valor em aberto.
Juros mais baixos. Juros mais baixos. Juros mais altos.

Em outras palavras, o parcelamento compulsório é uma medida adotada pelo banco ou instituição financeira quando percebe que o cliente está com dificuldades de manter suas obrigações de pagamento.

O parcelamento compulsório é uma boa ideia?

Comparado ao crédito rotativo, sim!

O parcelamento compulsório tem juros mais baixos e permite ao usuário organizar seu planejamento financeiro. Isso porque ele já sabe quanto precisará pagar nas parcelas.

Mas, como qualquer dívida de médio ou longo prazo, ele representa uma despesa mensal extra e pode acabar atrapalhando suas contas.

Conheça os riscos dessa prática para o seu bolso!

O parcelamento compulsório funciona como um financiamento. Por isso, ele também terá juros, mesmo que mais baixos. É indicado que, antes de começar a quitar as parcelas, você entenda como está sendo feita essa cobrança.

Procure saber o valor total da dívida (somado aos juros), saiba qual a taxa aplicada nas parcelas e pesquise outras instituições. 

Essa divisão automática do valor da dívida pode ser recusada pelo cliente e levada para outra instituição financeira que ofereça melhores condições.

Dicas para organizar sua vida financeira e evitar parcelamentos!

É claro que ninguém quer pagar crédito rotativo ou parcelamento compulsório. Por isso, veja essas dicas para administrar seu dinheiro:

Entenda seu orçamento mensal!

As dívidas em cartão de crédito, muitas vezes, acontecem porque as faturas chegam mais altas do que a renda do usuário, sem contar que esse não é o único gasto mensal. 

Com uma planilha de controle financeiro, anote toda sua renda e todas as suas despesas. Dessa forma, você entenderá melhor qual o limite a ser gasto no cartão de crédito.

Faça uma reserva de emergência

Até a pessoa organizada pode passar por momentos de aperto. Alguma obra de última hora em casa, uma manutenção extra no carro ou uma compra necessária pode acontecer.

Por isso, é importante que você tenha uma reserva de emergência. Ela será o seu bote salva-vidas nestes momentos. E então, a fatura do cartão de crédito não passará do limite saudável!

Diga não às compras por impulso

A sensação de comprar e não ver o dinheiro saindo da conta imediatamente pode dar uma falsa impressão de que tudo está sob controle. Mas quando a fatura chega, você leva um susto!

Por isso, na hora de passar o cartão de crédito, pense bem! Não deixe que o impulso tome conta e você acabe perdendo o controle dos seus gastos. Uma dica é sempre olhar o valor da fatura e o limite disponível, o que pode ser feito pelo próprio aplicativo.

Coloque sua fatura no débito automático

Além do controle de gastos em si, é importante também ficar atento à data do vencimento da fatura. Muitas pessoas acabam pagando juros por esquecerem de pagar a conta!

No PagBank, você pode colocar o pagamento da fatura do cartão de crédito no débito automático. Com isso, a quantia é quitada com o dinheiro que está no saldo, mesmo que você esqueça.

Assim, não será necessário se preocupar com juros rotativos ou parcelamento compulsório!

Fatura do cartão de crédito PagBank no Débito Automático!