Investidor moderado: estratégias e dicas para uma carteira diversificada

Resumo do texto

  • Entenda o perfil moderado de investidor;
  • Saiba quais os melhores investimentos para uma carteira moderada;
  • Confira algumas dicas para investidores moderados.

Veja a carteira recomendada para investidores moderados!

 

Você já ouviu falar em investidor moderado, mas não tem certeza do que essa expressão realmente significa ou como isso se aplica a você? Saiba que entender o seu perfil de investimento é crucial para tomar decisões financeiras inteligentes.

Neste artigo, vamos desvendar o perfil moderado, as melhores estratégias para ele e como você pode maximizar seus rendimentos.

O que é um perfil moderado de investidor?

O perfil de investidor moderado, também conhecido como perfil intermediário, é aquele que busca um equilíbrio entre risco e retorno. A carteira de um moderado pode diversificar seus investimentos em ativos de renda fixa e renda variável.

Diferente dos aventureiros agressivos e dos ultraconservadores, ele sabe como jogar o jogo, equilibrando sua carteira entre os ativos de renda fixa, como títulos do governo, e os mais voláteis, como ações e fundos de investimento. Esse equilíbrio permite experimentar o crescimento do mercado sem acumular preocupações.

Como saber se o meu perfil é moderado?

Geralmente, consultores financeiros utilizam questionários e entrevistas para ajudar a determinar o perfil de um investidor.

Essas perguntas avaliam fatores, como sua experiência no mundo dos negócios, seus objetivos financeiros, seu horizonte de tempo para aguardar o retorno e sua tolerância ao risco.

Além disso, uma autoavaliação honesta também pode ser muito útil. Pergunte a si mesmo: “Estou confortável em arriscar parte do meu capital para obter retornos mais elevados?” ou “Como eu reagiria se meu investimento fosse desvalorizado de repente?”.

Caso você se encontre em algum lugar entre os perfis conservador e o agressivo, buscando tanto segurança quanto crescimento, é provável que você se encaixe no perfil moderado.

Investimentos recomendados para uma carteira moderada

A diversificação é a chave para uma carteira de investimentos moderada bem sucedida. Se você tem um perfil moderado e quer diversificar sua carteira, exploramos diferentes tipos de ativos que podem te guiar ao sucesso:

CDB

Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) são ativos de renda fixa garantidos pelo FGC e que compõem um bom percentual da carteira moderada. Lembre-se: você está aberto a risco, mas nem tanto. Com rendimentos atrelados ao CDI ou ao IPCA, vale a pena manter parte do seu patrimônio nesses títulos.

LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) são isentas de Imposto de Renda e oferecem retornos geralmente atrelados ao CDI. Mais arriscados, uma vez que dependem do sucesso dos empreendimentos que patrocinam, também tendem a pagar bons resultados.

Esses podem ser bons instrumentos para diversificação e para aumentar a rentabilidade da carteira de forma segura. Nesse caso, a sua mente moderada pode se valer da marcação a mercado e ganhar ainda mais com o trade desses títulos.

Fundos de Investimentos

Fundos de investimentos – e todas as suas classes, como os de renda fixa, multimercado, renda variável, etc – são uma excelente forma de diversificar a carteira sem a necessidade de comprar cada ativo individualmente.

Para o investidor moderado, fundos multimercado, que aplicam tanto em renda fixa quanto em renda variável, podem ser uma opção interessante.

Títulos Públicos

Títulos públicos são os ativos mais seguros do mercado, pois são garantidos pelo governo. Considerados de risco mais baixo, podem compor uma pequena parte da sua carteira, de modo a garantir que sua metade conservadora descanse tranquilamente.

Ações, ETFs e BDR

Ações representam uma parcela do capital social de uma empresa e oferecem maior potencial de retorno, acompanhado de maior risco.

Para o moderado, ações podem ser incluídas na carteira para buscar crescimento de capital a longo prazo. No entanto, é importante que essa exposição seja feita de forma ponderada e, preferencialmente, em empresas de setores diferentes para garantir a diversificação.

perfil de investidor moderado

Dicas para quem é um investidor moderado

Se identificou com um tomador de risco parcial? Então saiba que há dicas essenciais no meio do caminho. Confira abaixo algumas que separamos especialmente para você:

Escolha uma instituição de confiança

Opte por uma instituição financeira que tenha boa reputação no mercado. Regulamentação, avaliações de usuários e competências técnicas são três pontos que você deve conferir em primeiro lugar – seguido de benefícios e produtos exclusivos.

Uma instituição financeira deve ser certificada na CVM. Nunca caia em golpes que pedem transferências para que “invistam por você”.

Você também pode verificar os rankings de reclamações. O Bacen divulga mensalmente um ranking com as instituições financeiras com menos críticas no Procon. É um bom lugar para começar a investigar.

Quando estiver avaliando, também considere as facilidades técnicas. O home broker disponibiliza gráficos? Eles têm carteiras recomendadas? O Informe de Rendimentos é facilitado para Imposto de Renda? Avaliar cada uma dessas questões te poupará de problemas futuros.

Nessa hora, não existem dúvidas: o PagBank te proporciona uma

Defina um budget para suas aplicações

Antes de começar a operar na bolsa, estabeleça um orçamento. Decida quanto do seu rendimento mensal será destinado às aplicações. Uma regra prática é a regra 50-30-20:

  1. 50% para despesas essenciais como moradia e alimentação;
  2. 30% para despesas pessoais e lazer;
  3. 20% para poupança e investimentos.

Acompanhe seu saldo com frequência

Não “configure e esqueça” os valores na corretora. Tenha o hábito de verificar o andamento de forma rotineira, mas não o tempo todo.

Isso mantém o desempenho de sua carteira, como também permite que você faça ajustes conforme necessário.

Avalie a rentabilidade e a liquidez das aplicações

Ao escolher investimentos, considere tanto a rentabilidade quanto a liquidez. Aqui está uma tabela simples para ajudá-lo a entender como diferentes ativos se comparam:

Deslize para mais informações
Ativo Rentabilidade Liquidez
CDB Média Alta
CRI e CRA Alta Baixa
LCI e LCA Média Média
Debêntures Variável Variável
Fundos Variável Variável
Títulos Públicos Baixa Alta
Ações Variável Variável

 

Diversifique com renda fixa e variável

A diversificação é a chave para mitigar riscos. Certifique-se de que sua carteira tenha uma mistura saudável de ativos de renda fixa e variável. Isso equilibra o risco e também oferece oportunidades para ganhos, tanto a curto, quanto a longo prazo.

Passo a passo para investir pelo PagBank

Abrir uma conta no PagBank é o primeiro passo para acessar uma variedade de opções de investimento. Uma vez que ela estiver ativa, você pode definir seu perfil de investidor através de um questionário na plataforma. Com base nesse perfil, o PagBank sugere opções de ativos adequados para sua carteira.

  1. Acesse o app PagBank;
  2. Selecione a aba Investimentos;
  3. Em seguida, escolha a opção Meus Investimentos;
  4. Escolha onde deseja aplicar seu dinheiro;
  5. Confira as informações sobre a opção escolhida e siga para Investir;
  6. Informe o valor que deseja aplicar e pronto! Agora é só acompanhar a sua aplicação pelo aplicativo.

Invista em Renda Fixa e Variável com o PagBank!

O PagBank vai além de ser apenas uma plataforma de investimentos. Ele se torna um aliado na sua jornada financeira, entendendo suas necessidades e aspirações. Com opções que vão desde os tradicionais CDBs, até as emocionantes ações do mercado, o PagBank é a combinação perfeita de variedade e confiabilidade.

Não estamos aqui apenas para oferecer ativos, mas para entender e atender seus objetivos financeiros. Nossa equipe de especialistas trabalha incansavelmente para preparar uma carteira personalizada, alinhada ao seu perfil. Com o PagBank você não está sozinho; tem um companheiro dedicado a ajudá-lo a alcançar seus sonhos.

Confira a carteira sugerida para investidores moderados!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”