Saiba como calcular o estoque inicial e melhorar a logística do seu negócio

Resumo do texto

  • Aprenda a calcular seu estoque inicial;
  • Confira dicas de como manter um controle de estoque;
  • Veja como o Envio Fácil é um aliado na sua organização do seu negócio.

Conheça mais sobre o Envio Fácil!

 

Um dos primeiros passos ao abrir seu negócio é montar um estoque inicial. A partir das vendas você vai começar a entender as necessidades dos seus clientes e da sua loja e, com isso, saberá a quantidade de produtos necessários para começar a criar um sistema de estoque de forma inteligente.

O próximo passo é fazer o controle desse estoque, que vai te ajudar a organizar as entradas e saídas das mercadorias, facilitando a rotina do seu negócio desde a armazenagem até o frete.

como calcular o estoque inicial

Como calcular o estoque inicial para começar a empreender

Antes de tudo, para calcular o seu estoque inicial é preciso definir o custo da mercadoria vendida (CVM). Este cálculo é a relação das despesas necessárias para produzir ou armazenar determinado produto até que ele seja vendido.

Veja como descobrir esse valor:

Valor das compras + custo das mercadorias vendidas = estoque inicial

O estoque inicial é o valor em dinheiro de todo o armazenamento guardado por uma empresa no início de um período, pode ser um mês, um bimestre, um semestre ou até mesmo um ano.

É importante lembrar que o estoque funciona como um medidor dos resultados do seu negócio. É a partir dele que você saberá quais produtos estão vendendo bem e quais não estão tendo saída.

Com esses dados fica mais fácil criar estratégias e começar a empreender de forma correta.

Entenda o impacto do estoque no prazo de envio dos seus produtos

Dentro de uma empresa tudo funciona em ciclos, portanto, para montar um estoque inicial ideal é preciso ter em mente quanto tempo leva para você receber materiais ou matéria-prima de seus fornecedores.

Sabendo disso, você poderá informar um prazo de entrega realista aos seus clientes. Você precisa ter estoque suficiente para cobrir esse prazo, caso contrário, o envio dos seus produtos poderá sofrer atrasos. Por isso a importância de definir seus níveis mínimos de estoque.

Dicas para o estoque estar sempre sob controle

Manter a organização e controle do seu estoque irá te poupar de vários problemas, inclusive a perda de tempo. Já imaginou passar horas procurando um item específico porque tudo está uma bagunça?

Nós criamos uma planilha para controle de estoque que você pode baixar gratuitamente, ela vem pronta para ser usada, facilitando a sua rotina e evitando que você passe horas preenchendo papéis ou listas de inventário.

Esta prática ajuda a manter o seu negócio organizado em todas as áreas.  Veja algumas dicas:

Crie um inventário detalhado

O inventário é uma lista com tudo que você possui disponível em estoque, é importante identificar, detalhar e classificar todos os seus materiais e produtos.

Com o inventário você vai saber exatamente o que está armazenado e qual a quantidade de cada item.

Sempre faça o controle de entradas e saídas

Seu estoque precisa estar sempre atualizado, portanto, os registros precisam ser feitos na entrada ou saída de produtos.

Assim é possível saber quais produtos têm melhor saída. Você nunca será pego de surpresa quando alguma mercadoria estiver acabando ou em excesso no estoque, podendo  se antecipar com mais facilidade.

Permita que a tecnologia te auxilie

Um dos erros mais cometidos, ao tentar manter o controle de estoque, é anotar os dados de forma manual. Este método, além de ultrapassado, tem mais chances de dar problemas.

Agora é possível usar a tecnologia a seu favor. Com o PagVendas você tem controle de frente de caixa em tempo real e ele te ajuda na administração de estoque de e-commerce ou loja física.

Ele foi feito para todo tipo de negócio e funciona no celular, tablet ou maquininhas PagSeguro. 

Se prepare com antecedência para datas sazonais

Deixe o seu estoque de produtos pronto para as datas comemorativas. A quantidade de vendas geralmente aumenta e este é um bom momento para ofertar produtos parados nas prateleiras e trazer mais rotatividade no seu armazenamento. 

Mas tome cuidado para não produzir além da conta, o ideal é focar em produtos específicos para a data em questão.

Tenha o frete como um aliado no fluxo do seu estoque

Começar um estoque inicial é muito fácil e aos poucos você irá melhorar suas técnicas de armazenagem. Mas que tal já começar do jeito certo? 

O frete faz parte da logística do seu negócio e, além de ser um aliado na rotatividade do seu estoque, possui um grande impacto na experiência dos clientes.

Ofereça um frete barato, ágil e de qualidade com o Envio Fácil! Com ele você pode reduzir o custo do envio sem perder a qualidade do serviço. Veja as vantagens para o seu comércio:

  • economia na contratação do frete;
  • agilidade e segurança nas entregas;
  • diversas modalidades de entrega (Sedex, Pac, Mini Envios e Jadlog);
  • rastreio do pedido;
  • proteção contra perdas e extravios;
  • abrangência em todo território nacional.

Atenção: O Envio Fácil está disponível para todos os clientes PagBank PagSeguro que possuem contas do tipo vendedor ou empresarial (PJ).

Conheça mais sobre o Envio Fácil!