Resumo do texto

  •  Entenda o que é a Selic e como ela é controlada pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central);
  •  Saiba o lado bom e ruim da queda da Selic e quais são os impactos;
  •  A Selic mais baixa é uma oportunidade muito boa para ganhar mais dinheiro no PagBank.

Pensando em fazer o seu dinheiro render mais, resolvemos explicar de forma fácil o que é a Selic e te indicar uma ótima oportunidade.

Tá sabendo que o Copom anunciou mais um corte na Selic?

Sabe onde isso pode ser melhor para você?

Apesar de parecer um assunto complicado, nosso objetivo neste texto é te explicar, de forma fácil, o lado bom e o ruim da queda da Selic. E, claro, te dar uma ótima solução para o lado ruim.

O fato é que a Selic já sofreu alterações quatro vezes só em 2020, e nesse último corte foi de 3,0% para 2,25%, a nova mínima histórica. Desde o ano passado a gente está de olho na Selic e, depois de 8 quedas consecutivas, já deu para sacar que o Banco Central está baixando a taxa básica da economia aos poucos.

“Mas, onde isso pode ser bom pra mim?”

Simples. Separamos apenas 4 pontos que são realmente importantes para você:

AFINAL, O QUE É TAXA SELIC?

A Selic, sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é a taxa de juros mais importante da economia brasileira. Ela é a taxa média dos financiamentos diários verificados para títulos federais.

Simplificando, é através dela que evitamos o excesso de dinheiro em circulação, para assim, conseguir controlar a inflação.

COMO A SELIC É CONTROLADA?

O Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom que falamos no começo, é quem controla a emissão, a venda e a compra desses títulos federais citados acima. É ele quem anuncia as mudanças da Selic.

De forma simples, essas mudanças são para melhorar a economia e conseguir controlar a inflação.

Para que isso possa acontecer, é necessário que os bancos façam empréstimos entre si para que todos fiquem com o caixa equilibrado no fim de cada dia. É aí onde entra a Selic.

Ela é o cálculo utilizado para determinar a taxa de juros média para esses empréstimos que acontecem entre os bancos.

O QUE SIGNIFICA A QUEDA DA SELIC?

LADO BOM -> As instituições financeiras que usam a Selic como base, diminuirão suas taxas de juros, tornando o crédito mais acessível para a população. Quanto menor o juros, mais empréstimos serão feitos, consequentemente, maior será o consumo da população. E como já falamos, a queda da Selic é uma tentativa de aquecer a economia.

LADO RUIM -> Se você investe seu dinheiro em aplicações de renda fixa, títulos públicos (Ex. tesouro nacional), ou caderneta de poupança, a queda da Selic impacta negativamente em seus ganhos, afinal, acontece uma queda também nos seus rendimentos. Em resumo – se a taxa Selic está em alta, as aplicações rendem mais, e o que acontece atualmente é o oposto disso.

[OPORTUNIDADE] TEM COMO GANHAR COM A SELIC MAIS BAIXA?

Sim! Com a Selic em baixa, o momento não é bom para investir nesses rendimentos citados acima. Afinal, o retorno será menor.

Mas, uma forma de você fazer o seu dinheiro render mais do que na poupança – de forma segura e simples – é com a conta rendeira PagBank, a conta grátis que rende 10% mais que a poupança, a conta digital grátis do PagSeguro.

Com o PagBank você nem precisa entender sobre investimentos para fazer o seu dinheiro render, pois a rentabilidade do saldo da sua conta é garantida.

Só para você ter uma noção, imagine que você tem R$ 1.000,00 na sua conta PagBank no dia 10 desse mês. No dia 10 do mês seguinte, você receberá o rendimento sobre esse valor. Simples assim.

É importante lembrar que você não terá o rendimento sobre o valor que usar antes dos 30 dias. Por isso, se você quer que seu dinheiro comece a render logo, é preciso baixar o app PagBank e fazer o cadastro o quanto antes.

Além dos rendimentos, o PagBank também fornece cartão internacional grátis, permite fazer transferências, pagamentos, recarga de celular, empréstimo online e saque no Banco24Horas. Você pode saber mais sobre o super app PagBank clicando aqui.

Agora que você já sabe sobre a queda da Selic e a consequência desse cenário econômico que estamos vivendo, não perca tempo investindo o seu dinheiro naquilo que não vai render quase nada. Baixe já o super app PagBank – disponível para download na App Store (IOS) ou na Google Play (Android).