Resumo do texto

  •  Entenda o que é a Selic e como ela é controlada pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central);
  •  Saiba o lado bom e ruim da queda da Selic e quais são os impactos;
  •  A Selic mais baixa é uma oportunidade muito boa para ganhar mais dinheiro no PagBank.

Pensando em fazer o seu dinheiro render mais, resolvemos explicar de forma fácil o que é a Selic e te indicar uma ótima oportunidade.

Tá sabendo que o Copom anunciou mais um corte na Selic?

Sabe onde isso pode ser melhor para você?

Apesar de parecer um assunto complicado, nosso objetivo neste texto é te explicar, de forma fácil, o lado bom e o ruim da queda da Selic. E, claro, te dar uma ótima solução para o lado ruim.

O fato é que a Selic já sofreu alterações quatro vezes só em 2020, e nesse último corte foi de 3,0% para 2,25%, a nova mínima histórica. Desde o ano passado a gente está de olho na Selic e, depois de 8 quedas consecutivas, já deu para sacar que o Banco Central está baixando a taxa básica da economia aos poucos.

“Mas, onde isso pode ser bom pra mim?”

Simples. Separamos apenas 4 pontos que são realmente importantes para você:

AFINAL, O QUE É TAXA SELIC?

A Selic, sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é a taxa de juros mais importante da economia brasileira. Ela é a taxa média dos financiamentos diários verificados para títulos federais.

Simplificando, é através dela que evitamos o excesso de dinheiro em circulação, para assim, conseguir controlar a inflação.

COMO A SELIC É CONTROLADA?

O Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom que falamos no começo, é quem controla a emissão, a venda e a compra desses títulos federais citados acima. É ele quem anuncia as mudanças da Selic.

De forma simples, essas mudanças são para melhorar a economia e conseguir controlar a inflação.

Para que isso possa acontecer, é necessário que os bancos façam empréstimos entre si para que todos fiquem com o caixa equilibrado no fim de cada dia. É aí onde entra a Selic.

Ela é o cálculo utilizado para determinar a taxa de juros média para esses empréstimos que acontecem entre os bancos.

O QUE SIGNIFICA A QUEDA DA SELIC?

LADO BOM -> As instituições financeiras que usam a Selic como base, diminuirão suas taxas de juros, tornando o crédito mais acessível para a população. Quanto menor o juros, mais empréstimos serão feitos, consequentemente, maior será o consumo da população. E como já falamos, a queda da Selic é uma tentativa de aquecer a economia.

LADO RUIM -> Se você investe seu dinheiro em aplicações de renda fixa, títulos públicos (Ex. tesouro nacional), ou caderneta de poupança, a queda da Selic impacta negativamente em seus ganhos, afinal, acontece uma queda também nos seus rendimentos. Em resumo – se a taxa Selic está em alta, as aplicações rendem mais, e o que acontece atualmente é o oposto disso.

[OPORTUNIDADE] TEM COMO GANHAR COM A SELIC MAIS BAIXA?

Sim! Com a Selic em baixa, o momento não é bom para investir nesses rendimentos citados acima. Afinal, o retorno será menor.

Mas, uma forma de você fazer o seu dinheiro render mais do que na poupança – de forma segura e simples – é com a conta rendeira PagBank, conta que rende mais que a poupança, a conta digital grátis do PagSeguro.

Com o PagBank você nem precisa entender sobre investimentos para fazer o seu dinheiro render, pois a rentabilidade do saldo da sua conta é garantida.

Só para você ter uma noção, imagine que você tem R$ 1.000,00 na sua conta PagBank no dia 10 desse mês. No dia 10 do mês seguinte, você receberá o rendimento sobre esse valor. Simples assim.

É importante lembrar que você não terá o rendimento sobre o valor que usar antes dos 30 dias. Por isso, se você quer que seu dinheiro comece a render logo, é preciso baixar o app PagBank e fazer o cadastro o quanto antes.

Além dos rendimentos, o PagBank também fornece cartão internacional grátis, permite fazer transferências, pagamentos, recarga de celular, empréstimo online e saque no Banco24Horas. Você pode saber mais sobre o super app PagBank clicando aqui.

Agora que você já sabe sobre a queda da Selic e a consequência desse cenário econômico que estamos vivendo, não perca tempo investindo o seu dinheiro naquilo que não vai render quase nada. Baixe já o super app PagBank – disponível para download na App Store (IOS) ou na Google Play (Android).

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”