Entenda o que é pagamento recorrente, suas vantagens e como aplicar no seu negócio!

Resumo do texto

  • Saiba o que é pagamento recorrente;
  • Veja as vantagens de usar um sistema de cobrança periódico;
  • Entenda a diferença entre pagamento periódico e parcelado!

Pagamento Recorrente do PagBank: conheça agora!

 

O pagamento recorrente é a modalidade de compra de serviço onde o usuário paga todos os meses para usar o produto. Além de fidelizar o cliente, traz uma receita constante para o negócio, tornando-se assim, um bom caminho para sua empresa crescer!

Com o PagBank, você pode criar um sistema de pagamento por assinatura para seus clientes. Ele pode ser usado para diferentes segmentos, como salão de beleza, educação, barbearia e papelaria.

Se você não sabe o que é pagamento recorrente ou tem dúvidas de como aplicar no seu planejamento, confira mais detalhes sobre essa modalidade!

O que é Pagamento Recorrente?

O pagamento recorrente é um método de cobrança que pode ocorrer com a frequência que você desejar. Esse formato é utilizado em serviços por assinatura, como Netflix e Spotify.

Basicamente, o cliente paga o valor dentro do período definido e pode usufruir do produto. Em alguns casos, há um tempo de fidelidade: se o usuário cancelar antes do prazo, terá que pagar multa.

Além disso, é comum que alguns estabelecimentos ofereçam diferentes opções. O valor varia de acordo com a frequência escolhida para o plano: mensal, bimestral, semestral etc.

Quais as vantagens de oferecer um plano de Pagamento Recorrente?

Nós já adiantamos alguns pontos vantajosos deste modelo de cobrança, como a frequência da receita. Vamos entender melhor como funciona isso na prática:

Fidelização de clientes

O pagamento recorrente mantém o usuário dentro do negócio. Assim, você não precisa investir tanto em marketing ou campanhas de atração. Também é possível usar a base de consumidores fixos para testar novas funcionalidades, aumentar as vendas e criar um relacionamento mais próximo com o cliente.

Cobrança automatizada

Ao usar um sistema de pagamentos periódicos, como o do PagBank, a cobrança é automatizada. Isso significa que todo mês (ou no intervalo estabelecido), você não precisará cobrar o cliente, pois tudo será feito automaticamente.

Dessa forma, seu empreendimento continua com um capital de giro enquanto você fica atento a outros pontos essenciais, como gestão de estoque e qualidade do serviço prestado.

Redução de inadimplência

Todo mês você se prepara para atender um determinado número de clientes, certo? Imagine se 10% deles não pagam? Isso pode prejudicar seu caixa e acabar te deixando no vermelho! Com um sistema automatizado de controle do pagamento recorrente, a taxa de inadimplência é reduzida.

Isso porque, o usuário escolhe a melhor forma de pagamento (cartão de crédito, boleto, etc) e, automaticamente, o valor é cobrado no período definido.

Previsibilidade de receitas

Se você possui um serviço por assinatura, consegue pegar a quantidade de pessoas que assinam por ele e calcular quanto vai entrar de receita no mês. A conta é simples: multiplique o número de assinantes pelo valor pago por eles.

Esse é o faturamento bruto, antes de deduzir os gastos do período. Com esse valor em mente, você já consegue ter uma previsão de despesas, investimentos e reserva.

Pagamento Recorrente

Conheça as melhores opções para o cliente fazer assinatura recorrente

O cliente pode pagar de diferentes formas. A grande vantagem é a adaptação. Confira os mais comuns:

Cartão de crédito

O cartão de crédito é muito utilizado para pagamentos periódicos. Com ele, a cobrança é feita como uma compra nova. Neste caso, não há comprometimento do limite.

Débito automático

O cadastro da conta para débito automático é muito utilizado para serviços recorrentes, como água e luz. O valor é retirado do saldo disponível na data de vencimento.

Boleto bancário

Serviço já conhecido e muito popular, o boleto bancário pode ser usado por aquelas pessoas que querem ter mais controle. Ele é enviado para o cliente, exigindo que o pagamento seja feito.

Por não ser automatizado, pode gerar uma maior taxa de inadimplência. Mas isso não significa que você não pode oferecer. O importante é deixar o consumidor livre para escolher a melhor opção.

Pagamento recorrente x pagamento parcelado: quais as diferenças?

Com o pagamento recorrente, você pode criar planos com prazos indefinidos, permitindo que o cliente permaneça ativo. Já com o pagamento parcelado, é necessário criar o pagamento com uma quantidade de parcelas pré-definida.

Eles até podem parecer sinônimos, mas possuem diferenças significativas. Confira as principais:

Deslize para mais informações
Pagamento recorrente Pagamento parcelado
Cobrança periódica com serviço constante Única venda com pagamento dividido
Precisa ter o valor mensal (não compromete o limite do cartão de crédito) Precisa ter o valor total da compra (compromete o limite do cartão de crédito)
Enquanto houver pagamento recorrente, o serviço continuará sendo prestado Após o serviço prestado, é possível que o cliente siga pagando parcelas

Em outras palavras, o pagamento parcelado é uma venda única, em que o valor total é dividido, como por exemplo quando você compra uma geladeira de R$ 3.000 e paga em 10 vezes de R$ 300. Enquanto o pagamento recorrente é uma compra constante, “renovada” a cada mês ou período definido.

Como criar um plano de Pagamento Recorrente com o PagBank?

Com o Pagamento Recorrente do PagBank, você pode oferecer benefícios exclusivos para os clientes. Assim, eles ficarão satisfeitos e fidelizados! Tudo isso, gratuitamente, sem taxa de integração nem mensalidade!

Com ele, você pode: 

  • Personalizar os planos;
  • Criar cupons de desconto;
  • Configurar notificações por e-mail;
  • Oferecer testes gratuitos para seus clientes experimentarem o serviço;
  • Definir planos com taxa de adesão.

Tudo conforme as particularidades e necessidades do seu negócio! Crie um clube de assinaturas, cobre mensalidades de cursos, serviços online e muito mais!

Conheça mais sobre o Pagamento Recorrente PagBank!