Sistema de automação comercial: entenda o que é e como utilizar no seu negócio

Resumo do texto

  • O que é um sistema de automação comercial?
  • Veja quais são as vantagens de ter uma ferramenta como essa;
  • Entenda por que investir em um sistema de automação comercial.

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Sabia que usar um sistema de automação comercial pode te ajudar a fazer uma boa gestão das vendas? Aliás, gerenciar bem o seu negócio é fundamental, já que o processo envolve o planejamento, execução e validação de diversos tipos de estratégias.

Por exemplo: para ter tempo de atrair, converter e fidelizar os clientes é necessário agilizar tarefas repetitivas, melhorar a precisão dos dados e analisá-los com mais facilidade. Tudo isso são vantagens que um sistema de automação pode oferecer.

Assim, você será mais produtivo, a sua equipe vai cometer menos erros, a tomada de decisões será mais rápida e sua receita irá aumentar.

Quer aprender mais sobre sistema de automação comercial? Descubra tudo o que precisa saber para começar a usar essa ferramenta no seu dia a dia!

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O que é um sistema de automação comercial?

Um sistema de automação comercial é uma tecnologia que auxilia no gerenciamento de operações relacionadas à venda de produtos ou serviços. Um software ajuda no controle de estoque, emissão de notas fiscais e relatórios de desempemhos.

Além disso, estes sistemas facilitam o cumprimento de regulamentações fiscais, como a emissão de documentos como SPEDs, Sintegra e SAT-CFe. Isso protege a sua empresa de punições e ainda simplifica a gestão do negócio, permitindo economizar tempo e dinheiro, o que é essencial para qualquer empresa.

Para que serve a automação comercial?

A automação comercial serve para facilitar o seu dia a dia: ao atribuir tarefas repetitivas e mecânicas para a sua interface, você fica livre para dedicar tempo ao lado estratégico da operação.

Um sistema de automação pode inclusive colaborar com a estratégia, já que tem a capacidade de emitir relatórios de venda e performance, além de acompanhar o ciclo de compra de um jeito mais eficiente.

Sistema de Automação Comercial

Como funciona um sistema de automação comercial?

Um sistema de automação funciona capturando e gerenciando informações sobre vendas, estoque e finanças. Quando um cliente faz uma compra, o software registra a transação, atualiza o estoque e emite notas fiscais automaticamente. 

Outro ponto importante é que o sistema armazena os dados dos clientes, contribuindo para a criação de um atendimento mais personalizado, com base nos gostos e preferências de cada um.

Além disso, com informações concretas sobre as pessoas que compram seu produto, fica mais fácil guiar as estratégias de marketing e construir suas buyer personas.

E mais: o sistema de automação minimiza erros e torna o processo mais rápido e eficaz. As tomadas de decisão, por sua vez, passam a ser muito mais bem informadas.

Quais as vantagens de ter um sistema de automação?

Um sistema de automação comercial oferece várias vantagens, tornando a gestão de negócios mais eficiente e produtiva. Confira quais são:

Análises de vendas mais assertivas

Esses sistemas coletam e organizam dados sobre suas vendas, permitindo analisar tendências e desempenho de forma mais simples. Isso ajuda a definir, por exemplo, quais produtos ou estratégias estão funcionando melhor e contribuindo para um crescimento mais rápido do negócio.

Melhor controle financeiro do negócio

A automação comercial facilita o registro e acompanhamento de todas as transações financeiras, simplificando a contabilidade e garantindo o cumprimento de todas as obrigações fiscais. Isso evita multas e garante uma visão clara das finanças da empresa.

Redução de erros estratégicos

O sistema reduz falhas, como esquecer da emissão de notas fiscais ou errar no controle de estoque. O resultado disso é:

  • Economia de tempo e dinheiro;
  • Prevenção de problemas que poderiam prejudicar a imagem da sua marca.

Melhora do relacionamento com o cliente

Ao fazer o registro de informações sobre os clientes você acaba facilitando o atendimento personalizado e o acompanhamento das necessidades deles. Isso cria uma comunicação mais transparente e um relacionamento mais sólido e duradouro.

Qual a diferença entre um sistema de automação comercial e um CRM?

Enquanto um sistema de automação comercial gerencia as operações de vendas e finanças internas, o software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) se concentra nas interações com os clientes para aprimorar o relacionamento. 

Ambos são essenciais para os negócios, mas cada um tem objetivos e funções diferentes. Confira a tabela abaixo com as principais diferenças entre ambos:

Diferenças Sistema de Automação Comercial e CRM

O que um sistema de automação comercial oferece?

Um sistema de automação comercial oferece várias ferramentas essenciais para facilitar a gestão do seu negócio. Veja alguns exemplos e entenda como eles funcionam:

Controle de estoque

Você consegue manter um registro preciso e atualizado de todos os produtos disponíveis em estoque, evitando a falta de mercadorias ou a compra em excesso de matéria-prima. Além disso, o controle de estoque faz com que os clientes sempre encontrem o que precisam.

Gestão de vendas

O sistema armazena todas as informações sobre as vendas de maneira organizada, incluindo detalhes sobre os produtos, preços e datas. Dessa forma fica mais fácil acompanhar tendências de compra e comportamento do cliente, bem como o desempenho e o crescimento da empresa.

Contas a pagar e a receber

Alguns sistemas oferecem a possibilidade de registrar contas a pagar e a receber, simplificando o controle de entradas e saídas. Esse recurso ajuda a ter mais precisão nas informações sobre gastos e faturamento.

Controle fiscal

Com a emissão automática de notas fiscais você não corre o risco de esquecer, o que te ajuda a cumprir com suas obrigações fiscais, mantendo o negócio em conformidade com a lei e evitando prejuízos por conta de multas.

Como saber se minha empresa deve investir em um sistema de automação comercial?

Investir em um sistema de automação comercial é uma decisão inteligente para a sua loja. Como explicamos acima, esse software simplifica tarefas repetitivas e te ajuda a gerenciar o negócio de uma maneira mais eficiente.

Um dos fatores que te ajuda a avaliar a necessidade de um sistema como esse é o volume de vendas. A partir do momento que você percebe que a sua equipe está trabalhando em função de tarefas puramente operacionais, então talvez seja a hora certa de investir numa automação.

Outro ponto crucial é a sua capacidade de gerenciamento do software. Mesmo que seja uma ferramenta de apoio, ela precisa ser atualizada e gerida. Verifique se você tem capital humano suficiente para atribuir a gestão do sistema antes de contratá-lo.

Lembre-se: o objetivo com a aquisição de um programa de automação é aumentar a competitividade, economizar o seu dinheiro e proporcionar uma experiência de compra melhor para os consumidores. Tudo isso, junto, contribui diretamente para o sucesso da sua loja.

Dicas para escolher o melhor sistema de automação comercial

Agora que você já sabe que investir em um sistema de automação comercial é uma ótima ideia, separamos algumas dicas para te ajudar a tomar a melhor decisão:

  • Avalie o custo-benefício: certifique-se de que o investimento vale a pena para o tamanho da sua empresa. Considere quanto tempo e dinheiro o sistema economiza a longo prazo;
  • Verifique se há suporte: é crucial escolher um fornecedor que ofereça um bom suporte técnico. Isso é importante porque você terá ajuda se encontrar problemas ou precisar de treinamento para usar o software da maneira correta;
  • Pesquise os melhores fornecedores: compare empresas que oferecem sistemas de automação comercial e veja qual tem os melhores recursos, preços e comentários de clientes que usam o serviço. Isso ajudará a encontrar um fornecedor confiável;
  • Analise quais processos a sua loja precisa automatizar: pense nos processos específicos que deseja automatizar, como controle de estoque, gestão de vendas ou finanças, e escolha um sistema que atenda essas necessidades específicas.

Conheça o PagVendas, o sistema de automação comercial do PagBank!

O PagVendas é a ferramenta de automação comercial 100% gratuita do PagBank. Com o PagVendas você garante a assistência necessária para alavancar o seu negócio através de uma série de benefícios:

  • Frente de caixa em tempo real;
  • Gestão dos produtos e estoque de forma eficiente;
  • Agendamento de horários alinhados com seu consumidor;
  • Simulador para estimar ganhos e ajustar os preços;
  • Gerenciar suas vendas e contatos de clientes;
  • Criar seu e-commerce;
  • Emitir notas fiscais com facilidade;
  • Evitar filas e emitir cupons no modo evento;
  • Automatize suas vendas online.

Ao instalar o PagVendas, você também pode receber mais de uma forma de pagamento na mesma compra, como os cartões de crédito e débito, Pix, dinheiro em espécie, boleto e vale alimentação.

Comece a usar o PagVendas e simplifique a sua gestão!