Sistema Financeiro Nacional: saiba o que é e como funciona

Resumo do texto

  • Como funciona o Sistema Financeiro Nacional? 
  • Saiba como o SFN surgiu;
  • Entenda a relação desse sistema com seus investimentos.

 

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por diversas entidades e desempenha um papel crucial na estrutura econômica do Brasil.

Ele regula e supervisiona operações de investimento, crédito e outros mercados, com o potencial de influenciar diretamente suas aplicações financeiras.

Entenda mais sobre o SFN e descubra como ele pode impactar seu bolso.

O que é o Sistema Financeiro Nacional (SFN)?

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é um conjunto de entidades que atua na regulamentação, supervisão e operação em quatro grandes mercados:

  • Mercado monetário: onde ocorrem as operações de curtíssimo prazo com títulos públicos;
  • Mercado de câmbio: aqui, são negociadas as trocas de moedas estrangeiras por moeda nacional.
  • Mercado de crédito: inclui as operações de crédito e financiamento para pessoas físicas e jurídicas. Por isso, esse mercado é primordial para o bom funcionamento da economia;
  • Mercado de capitais: é o segmento responsável por facilitar as transações entre as companhias que necessitam levantar fundos e encontrar investidores interessados. Quando você compra ações ou cotas, por exemplo, está participando do mercado de capitais.

Como surgiu o SFN?

Tudo começou com a chegada da Família Real portuguesa, em 1808. Neste ano, nasceu o Sistema Financeiro Nacional, juntamente com o primeiro banco do país, o Banco do Brasil.

Com o tempo surgiram as primeiras instituições associadas ao SFN, como o BNDES, Banco Central e Conselho Monetário Nacional.

No entanto, somente com a Constituição de 1988 que ele passa a ter uma estrutura mais robusta, incluindo mercados, como o de previdência privada e mais tarde o Comitê de Política Monetária (Copom).

A estrutura do Sistema Financeiro Nacional

O SFN é dividido em três grandes órgãos: normativos, supervisores e operadores. Veja como eles são estruturados:

Órgãos normativos

  • Conselho Monetário Nacional (CMN): um dos principais órgãos do SFN. Seu objetivo principal é buscar a estabilidade monetária e promoção do desenvolvimento socioeconômico do Brasil;
  • Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP): responsável por definir as diretrizes e normas da política de seguros privados;
  • Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC): monitora o regime de previdência complementar operado pelas entidades fechadas, também conhecidas como fundos de pensão.

Órgãos supervisores

Órgãos operadores

Nesta categoria, estão o Banco do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)  e Caixa Econômica Federal (CEF), que são as entidades oficiais. Além disso, o SFN conta com:

  • Administradoras de consórcios;
  • Bolsa de Valores;
  • Seguradoras e resseguradores;
  • Fundos de pensão;
  • Cooperativas de crédito;
  • Corretoras e distribuidoras;
  • Bolsa de mercadorias e futuros;
  • Entidades abertas de previdência;
  • Instituições de pagamento;
  • Sociedades de capitalização;
  • Outras instituições não bancárias.

Sistema Financeiro Nacional e seus investimentos

Qual a relação entre o SFN e seus investimentos?

Todas as operações de investimento estão relacionadas ao Sistema Financeiro Nacional. Isso significa que desde a habilitação das instituições até a oferta dos produtos financeiros no mercado dependem do SFN.

Investiu em ações ou solicitou o resgate de uma aplicação em CDB? Essas e outras operações só acontecem de forma eficiente graças à existência de um sistema planejado para isso.

O Sistema Financeiro Nacional e a macroeconomia

Estes conceitos se complementam, mas não dependem diretamente um do outro.

O SFN engloba toda a estrutura necessária para o bom funcionamento do mercado financeiro, influenciando as transações de crédito, de câmbio, as aplicações financeiras, entre outras operações.

Já a macroeconomia, é um ramo das ciências econômicas que estuda os indicadores e todas as suas variáveis, como o Produto Interno Bruto (PIB), a inflação, desemprego e a economia como um todo.

Quem regula o SFN?

Ele é regulado por três órgãos: o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central (Bacen) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A regulamentação é aplicada às instituições de forma segmentada e considera os riscos e atuação externa relevante. Ou seja, quanto maior for o risco e a representatividade no exterior, mais completas tendem a ser as regras e vice e versa.

Qual o órgão mais importante do Sistema Financeiro Nacional?

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão mais importante do SFN e desempenha um papel central na definição da política monetária e de crédito.

A missão dele é garantir a estabilidade da moeda e promover o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Por meio de suas decisões e diretrizes, busca manter a economia equilibrada e criar condições favoráveis para o crescimento do país.

Conheça as opções de investimentos do PagBank!

Viu como o Sistema Financeiro Nacional é fundamental para o funcionamento do mercado financeiro brasileiro? E, se você quer entender mais sobre o tema de um jeito simples e prático, conte com o PagBank!

Em parceria com a B3, a Bolsa de Valores do Brasil, criamos uma série de Cursos de Educação Financeira exclusiva para clientes! O acesso é feito diretamente pelo app PagBank:

  1. No app PagBank, acesse “Investimentos”;
  2. Agora, vá em “Aprenda a Investir”;
  3. Em seguida, escolha “Cursos PagBank”;
  4. Escolha a jornada que irá cursar;
  5. Matricule-se e pronto! Bons estudos!

Conte também com a ajuda dos nossos especialistas na hora de investir. Acesse as carteiras recomendadas e conheça as aplicações mais adequadas para o seu perfil de investidor.

Investimento seguro e inteligente é com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”