Taxa Selic em 13,75%: veja como a alta é uma oportunidade para seu dinheiro render mais!

Resumo do texto

  • Entenda porque a Taxa Selic continua subindo;
  • Veja quais são os impactos desse aumento para o seu bolso;
  • Saiba como aproveitar essa alta com o PagBank.

 

1, 2, 3, 4…12! O Copom anunciou a 12ª alta consecutiva da Selic. A taxa, que vem aumentando desde abril de 2021, subiu de 13,25% para 13,75%. A última vez que a Selic atingiu esse patamar foi em dezembro de 2016.

Subir a Selic é uma estratégia do Banco Central para tentar conter a inflação. Mas além disso, esse aumento é uma oportunidade para você fazer seu dinheiro render mais, já que a taxa influencia algumas aplicações financeiras.

Para você saber mais detalhes sobre como a alta da Selic influencia alguns investimentos e o dia a dia do brasileiro, continue a leitura!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

alta da taxa selic

Entenda os impactos da Selic no seu bolso

A Selic é a taxa básica de juros da nossa economia, por isso todas as outras taxas de juros são calculadas com base nela. Isso vai desde os juros aplicados em empréstimos e cheques especiais até a rentabilidade de alguns investimentos de renda fixa.

Sendo assim, as mudanças na Selic trazem efeitos tanto positivos quanto negativos.

Por exemplo, empréstimos pessoais, financiamentos e compras parceladas com aplicação de juros, como os do cartão de crédito, ficam mais pesados no bolso da população com o aumento da taxa Selic.

Porém, se você investir com a Selic em alta, seu dinheiro agradece. 

Isso acontece, porque alguns investimentos em renda fixa pós-fixada são atrelados à Selic, então, se a taxa aumenta, a rentabilidade dessas aplicações fica mais atrativa.

O Tesouro Selic, por exemplo, é atrelado à taxa básica de juros da economia, então se essa taxa sobe, o Tesouro Selic passa a render mais para todos aqueles que investem nesse título.

Com os CDBs é a mesma coisa. Boa parte dos CDBs pós-fixados são atrelados ao CDI, que é uma taxa que acompanha de perto as variações na Selic.

Então, podemos dizer que a Selic em alta oferece boas oportunidades de investimentos.

Por que a Selic segue subindo?

De maneira geral, o objetivo principal é diminuir a inflação. A Selic alta pode ajudar a frear o consumo e, consequentemente, diminuir os preços. 

Entenda melhor nesses quatro passos básicos: 

  1. com a Selic em alta, as aplicações com rendimentos atrelados a ela ou ao CDI ficam mais atrativas. Isso incentiva os investimentos por aqui;
  2. com juros mais altos, a tendência é que as pessoas consumam menos;
  3. com menos gente comprando, a solução para despertar o interesse é diminuir os preços;
  4. com os preços caindo, a inflação cai também.

Para saber mais sobre a Selic, como ela é calculada, quem decide as mudanças da taxa e quando esses ajustes são feitos, acesse esse post sobre a Selic.

Dê mais rentabilidade ao seu dinheiro! Aproveite a alta da Selic com o PagBank

Essa é a hora de se tornar um investidor! Com a Selic subindo, suas chances de conseguir um bom rendimento aumentam e tudo isso está a poucos cliques de se tornar realidade, direto do seu celular com as opções de investimentos disponíveis no super app PagBank.

Se você busca por investimentos seguros, o Tesouro Selic rende mais do que a poupança, tem rentabilidade e resgate diário, ou seja, o seu dinheiro começa a render já no momento da aplicação.

E se você ainda não investe nos CDBs PagBank, agora é a hora! Com eles você tem:

  • todos os nossos CDBs rendem mais do que a poupança;
  • a rentabilidade é diária durante o período do investimento;
  • comece com apenas R$1 e tire diariamente com rendimento!
  • tenha segurança, tranquilidade e garantia do FGC.

Quer saber como investir? É só seguir os passos a seguir:

  1. abra o super app e clique em “Produtos e Investimentos”;
  2. vá em “Aplicar meu dinheiro”;
  3. selecione a opção “Renda Fixa”;
  4. confira as opções e faça sua escolha;
  5. agora é só Investir.

Comece a investir com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”