Taxa Selic em 13,75%: veja como a alta é uma oportunidade para seu dinheiro render mais!

Resumo do texto

  • Entenda porque a Taxa Selic continua subindo;
  • Veja quais são os impactos desse aumento para o seu bolso;
  • Saiba como aproveitar essa alta com o PagBank.

 

1, 2, 3, 4…12! O Copom anunciou a 12ª alta consecutiva da Selic. A taxa, que vem aumentando desde abril de 2021, subiu de 13,25% para 13,75%. A última vez que a Selic atingiu esse patamar foi em dezembro de 2016.

Subir a Selic é uma estratégia do Banco Central para tentar conter a inflação. Mas além disso, esse aumento é uma oportunidade para você fazer seu dinheiro render mais, já que a taxa influencia algumas aplicações financeiras.

Para você saber mais detalhes sobre como a alta da Selic influencia alguns investimentos e o dia a dia do brasileiro, continue a leitura!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

alta da taxa selic

Entenda os impactos da Selic no seu bolso

A Selic é a taxa básica de juros da nossa economia, por isso todas as outras taxas de juros são calculadas com base nela. Isso vai desde os juros aplicados em empréstimos e cheques especiais até a rentabilidade de alguns investimentos de renda fixa.

Sendo assim, as mudanças na Selic trazem efeitos tanto positivos quanto negativos.

Por exemplo, empréstimos pessoais, financiamentos e compras parceladas com aplicação de juros, como os do cartão de crédito, ficam mais pesados no bolso da população com o aumento da taxa Selic.

Porém, se você investir com a Selic em alta, seu dinheiro agradece. 

Isso acontece, porque alguns investimentos em renda fixa pós-fixada são atrelados à Selic, então, se a taxa aumenta, a rentabilidade dessas aplicações fica mais atrativa.

O Tesouro Selic, por exemplo, é atrelado à taxa básica de juros da economia, então se essa taxa sobe, o Tesouro Selic passa a render mais para todos aqueles que investem nesse título.

Com os CDBs é a mesma coisa. Boa parte dos CDBs pós-fixados são atrelados ao CDI, que é uma taxa que acompanha de perto as variações na Selic.

Então, podemos dizer que a Selic em alta oferece boas oportunidades de investimentos.

Por que a Selic segue subindo?

De maneira geral, o objetivo principal é diminuir a inflação. A Selic alta pode ajudar a frear o consumo e, consequentemente, diminuir os preços. 

Entenda melhor nesses quatro passos básicos: 

  1. com a Selic em alta, as aplicações com rendimentos atrelados a ela ou ao CDI ficam mais atrativas. Isso incentiva os investimentos por aqui;
  2. com juros mais altos, a tendência é que as pessoas consumam menos;
  3. com menos gente comprando, a solução para despertar o interesse é diminuir os preços;
  4. com os preços caindo, a inflação cai também.

Para saber mais sobre a Selic, como ela é calculada, quem decide as mudanças da taxa e quando esses ajustes são feitos, acesse esse post sobre a Selic.

Dê mais rentabilidade ao seu dinheiro! Aproveite a alta da Selic com o PagBank

Essa é a hora de se tornar um investidor! Com a Selic subindo, suas chances de conseguir um bom rendimento aumentam e tudo isso está a poucos cliques de se tornar realidade, direto do seu celular com as opções de investimentos disponíveis no super app PagBank.

Se você busca por investimentos seguros, o Tesouro Selic rende mais do que a poupança, tem rentabilidade e resgate diário, ou seja, o seu dinheiro começa a render já no momento da aplicação.

E se você ainda não investe nos CDBs PagBank, agora é a hora! Com eles você tem:

  • todos os nossos CDBs rendem mais do que a poupança;
  • a rentabilidade é diária durante o período do investimento;
  • comece com apenas R$1 e tire diariamente com rendimento!
  • tenha segurança, tranquilidade e garantia do FGC.

Quer saber como investir? É só seguir os passos a seguir:

  1. abra o super app e clique em “Produtos e Investimentos”;
  2. vá em “Aplicar meu dinheiro”;
  3. selecione a opção “Renda Fixa”;
  4. confira as opções e faça sua escolha;
  5. agora é só Investir.

Comece a investir com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”