O que é Bacen? Entenda a importância do Banco Central na economia brasileira

Resumo do texto

  • Veja a história e importância do BACEN 
  • Conheça as principais funções do Banco Central 
  • Entenda como essa instituição impacta os investimentos.

 

O Banco Central é responsável por diversas funções que garantem a estabilidade monetária e o desenvolvimento socioeconômico do país. Além de exercer uma influência significativa nos investimentos.

A Selic, por exemplo, é um sistema administrado pela entidade e impacta a rentabilidade de diversas aplicações financeiras. Quer saber como essa instituição afeta seu bolso?

Continue a leitura e entenda quais as funções do Banco Central e sua relação com o mundo dos investimentos.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é Bacen?

Segundo informações da própria instituição, a entidade é a guardiã dos valores do Brasil. Trata-se de uma autarquia de natureza especial responsável por diversas atividades, como controlar a inflação e monitorar as instituições financeiras.

Qual a história do Banco Central?

Antes da criação do Bacen, todas as funções de autoridade monetária eram exercidas pelo Banco do Brasil.

No início do século XX, observou-se a necessidade da criação de um banco com poderes de emitir papel-moeda com exclusividade, além de atuar como banqueiro do Estado.

Sendo assim, o Bacen foi criado em 1964, pela Lei 4.595/1964.

Confira a linha do tempo com os acontecimentos mais relevantes: 

Linha do tempo Banco Central do Brasil

Por que o Bacen é tão importante para a economia brasileira?

O Bacen garante a estabilidade do poder de compra da moeda nacional e promove a eficiência e o desenvolvimento da economia brasileira. 

Ele também atua na regulação e supervisão do sistema financeiro, sendo responsável pela promoção da segurança e solidez das instituições financeiras, assim como a proteção dos consumidores do mercado.

Entenda as funções do Banco Central

Controlar a inflação

Manter a inflação controlada, e próxima da meta estabelecida, é uma das principais funções da entidade. Isso é fundamental para preservar o valor do dinheiro e garantir o poder de compra da moeda.

Para atingir esse objetivo, o BC utiliza a política monetária, ações que controlam a quantidade, o valor da moeda e, consequentemente, a inflação. 

Emitir a moeda nacional

O BC também garante o fornecimento adequado de dinheiro em espécie para a população. Isso inclui a emissão, distribuição e controle das cédulas e moedas em circulação.

Fiscalizar instituições financeiras

O Banco Central acompanha as transações das organizações financeiras, prevenindo saldos negativos em suas contas ao final do dia. Isso contribui para manter a estabilidade e a segurança do sistema econômico

Supervisionar o sistema financeiro nacional

Outra responsabilidade do BC é garantir a eficiência e segurança do sistema financeiro, ou seja, que as instituições tenham recursos suficientes para cumprir suas obrigações.  

Intermediar o mercado de câmbio

No Brasil, as cotações de moedas estrangeiras flutuam conforme a demanda do mercado. O Bacen, embora não defina as taxas de câmbio entre o Real e outras moedas, intervém nas compras e vendas de dólares, utilizando as reservas internacionais. 

Ele também executa as operações de swap, para combater especulações e resolver eventuais problemas relacionados à moeda brasileira.

Quais outras funções são atribuídas ao Bacen?

Além das funções principais, ele é uma importante fonte de informações para o dia a dia de um investidor.

Um exemplo disso é site do Banco Central do Brasil. Nele é possível saber qual é a cotação do dólar e a taxa de juros praticada pelos bancos. Confira todas as ferramentas on-line disponíveis na plataforma do BC:

  • Cotação de moedas estrangeiras em relação ao Real;
  • Informações gerais sobre moedas estrangeiras;
  • Conversor de moedas;
  • Valores de taxas pré-fixadas de operações de compra e venda de bens, cartão de crédito, etc;
  • Comparação de tarifas bancárias;
  • Planejamento para pagamento integral de dívida de cartão de crédito;
  • Calculadora do cidadão, onde pode ser feita a simulação da rentabilidade da poupança, CDI, Selic, etc.

Quais os equivalentes ao Banco Central do Brasil mundo afora?

Além do Bacen, outros países importantes adotam esse modelo para gerenciar suas economias:

  • Federal Reserve (Fed) – Estados Unidos: considerado o Banco Central mais poderoso do mundo, o Fed desempenha um papel crucial na política monetária e financeira dos Estados Unidos;
  • Bank of England (BoE) – Reino Unido: é o mais antigo do mundo e tem influência significativa na estabilidade econômica do Reino Unido;
  • Banco Central Europeu (BCE): responsável pela política monetária dos países da zona do euro, o BCE desempenha um papel fundamental na gestão econômica da União Europeia;
  • Banco Central do Chile (BC): reconhecido como um dos principais bancos independentes da América Latina, ele exerce controle sobre a política monetária e financeira do país;
  • Reserve Bank of New Zealand (RBNZ): um dos primeiros bancos centrais independentes do mundo, o RBNZ garante a estabilidade monetária e financeira da Nova Zelândia. Em 1990, foi onde surgiu o regime de metas de inflação, usado até hoje no Brasil.

Entenda como o Banco Central se relaciona com o Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão responsável por definir, a cada 45 dias, a taxa básica de juros da economia – a Selic.

As reuniões costumam acontecer em dois dias seguidos e o calendário é divulgado até o mês de junho do ano anterior. Os membros avaliam pareceres do BC sobre:

  • Evolução e perspectivas das economias brasileira e mundial;
  • Condições de liquidez;
  • Comportamento dos mercados.

Sendo assim, o Comitê utiliza um amplo conjunto de informações para embasar sua decisão. Depois, acontece uma reunião reservada para a discussão da decisão entre os membros, que votam para um parecer final.

Além do comunicado e da ata da reunião, o BC publica o Relatório de Inflação a cada trimestre. Esse relatório analisa a economia, incluindo a inflação, e mostra como ela tem evoluído e quais são as perspectivas para o futuro. 

O Banco Central do Brasil tem relação direta com os investimentos?

Quando o assunto é aplicação financeira, o Banco Central desempenha um papel de extrema importância. Ele divulga as normas que serão adotadas para a manutenção da moeda nacional e do poder de compra da população.

Além disso, por meio do boletim Focus, o BC divulga as projeções para o PIB, taxa Selic, taxa de câmbio e outros indicadores coletados de diversas instituições financeiras.

Portanto, as decisões tomadas pelo Bacen têm um impacto direto nas dinâmicas do mercado e podem orientar e influenciar a escolha dos investimentos.

Utilize seus conhecimentos e invista com o PagBank!

Agora que você sabe que o Banco Central é uma das instituições mais importantes para o desenvolvimento da economia brasileira, que tal entender mais sobre o mercado financeiro?

Em parceria com a B3, a Bolsa de Valores do Brasil, o PagBank criou uma jornada de cursos interativos gratuitos sobre o mundo dos investimentos. Tudo explicado de um jeito prático e fácil de entender!

Conte também com a ajuda dos nossos especialistas na hora de investir. Acesse as carteiras recomendadas e conheça as aplicações mais adequadas para o seu perfil de investidor.

Investimento seguro e inteligente é com o Pagbank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”