Está endividado? Confira 7 dicas para organizar sua vida financeira e sair das dívidas

Resumo do texto

  • Veja como superar as dívidas com um planejamento estratégico;
  • Confira 7 dicas para acabar com o endividamento;
  • Saiba como estudar educação financeira e evitar novas dívidas.

Conta PagBank: mais controle para sua vida financeira

 

Você já olhou para as contas acumuladas e pensou: “eu estou endividado e não sei como sair dessa”? Sem dúvidas, a sensação de não conseguir sair do vermelho é muito angustiante e faz com que muita gente se pergunte se realmente há luz no fim do túnel.

Felizmente, a resposta é sim. O caminho é um pouco longo e vai exigir paciência, disciplina e força de vontade. Mas tudo isso vale a pena, afinal, retomar o controle das finanças é importante para planejar os próximos passos da sua vida.

Quer saber como sair das dívidas? Confira 7 dicas que te ajudam a colocar as contas em dia e acabar com o sufoco.

Organize sua vida financeira e saia das dívidas!

Estou endividado: motivos que podem causar dívidas

Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento atinge 78,3% das famílias brasileiras.

Veja a seguir quais são as razões mais comuns para o surgimento das dívidas:

Desemprego

Em um cenário de desemprego, é comum que as pessoas se tornem inadimplentes. A falta de renda mensal faz com que muitos deixem de lado despesas secundárias, como faturas de cartão, para pagar contas básicas como alimentação, luz e água.

Ausência de educação financeira

Responda rapidamente: se você não sabe quanto ganha, como vai saber quanto pode gastar?

Educação financeira é muito mais do que “saber onde investir seu dinheiro”. Ela te ajuda a fugir das despesas desnecessárias e do descontrole com as contas.

Infelizmente, muita gente não se interessa por este assunto e só começa a se preocupar com o tema quando as dívidas já estão tirando o sono.

Uso inadequado do crédito

O cartão de crédito é um grande aliado das pessoas que administram bem suas finanças, mas é um perigo para quem não se preocupa em controlá-las, especialmente por conta dos juros altos, aplicados nas faturas sem pagamento.

Os problemas com cartões vão desde o excesso de compras parceladas até o uso imprudente do limite de crédito.

Consumo excessivo

Aproveitar uma promoção pode parecer uma boa ideia, mas sair comprando sem planejamento com certeza não é.

O consumismo é um fator de risco quando o assunto são dívidas, e quem não consegue se segurar, comprando por impulso, fica ainda mais propenso a ter dificuldades financeiras.

Falta de reserva de emergência

Ter uma reserva financeira é uma recomendação comum dos especialistas em finanças. E o motivo é bem simples: você precisa ter recursos para encarar imprevistos.

Quem não tem dinheiro guardado fica sem opções na hora de lidar com gastos extras e precisa recorrer a fontes que geram dívidas, como usar o limite do cartão ou pegar um empréstimo.

7 dicas para organizar sua vida financeira e sair das dívidas

Estar endividado não significa que você ficará “quebrado” para sempre. Algumas mudanças de hábito vão te ajudar a virar o jogo. Confira nossas dicas:

1. Planeje despesas e receitas em uma planilha

O fim das dívidas começa com a listagem dos gastos. Para aumentar seu controle financeiro e evitar surpresas, comece a registrar tudo que você ganha e quais são os custos mensais.

Tudo isso pode ser feito em uma planilha simples, o mais importante é que as contas estejam bem organizadas. Aqui vai uma dica para separar as despesas:

  1. Em uma coluna da planilha, liste todas as cobranças de valor fixo (aluguel, plano de internet, condomínio, parcela do carro, etc);
  2. Reserve outra coluna apenas para gastos variáveis (energia, fatura do cartão, água, combustível, etc);
  3. Na terceira coluna, insira as compras realizadas no mês. Coloque desde o essencial até os supérfluos.

Pronto, agora você tem uma visão geral e pode somar os valores. Feito isso, compare com sua renda mensal e veja quanto está sobrando ou faltando.

Se sobrou, ótimo, você tem margem para começar a pagar as dívidas. Agora, se estiver faltando dinheiro, volte para a coluna das compras e pense o que pode ser eliminado.

Em seguida, verifique a coluna dos gastos variáveis e tente criar uma espécie de meta, por exemplo, diminuir o valor da conta de energia de R$250 para R$200 no próximo mês.

2. Faça uma lista de pendências

Depois de listar as contas do mês, é hora de classificar todas as dívidas em aberto. Enumere cada uma delas e, se possível, escreva ao lado qual é a taxa de juros que está sendo cobrada e a data de vencimento.

Essas duas informações são importantes para você entender quais são as pendências com juros mais altos (que serão sua prioridade de pagamento) e quais estão abertas há mais tempo (que estão se tornando mais caras).

Com isso em mente, avalie a possibilidade de fazer um empréstimo com taxas mais baixas para quitar pendências maiores. Essa estratégia não irá resolver o seu problema, porém, se os juros são menores, a dívida cresce em ritmo mais lento.

3. Se necessário, renegocie dívidas

Agora que existe clareza sobre as dívidas prioritárias, é hora de tentar uma negociação.

Não tenha vergonha nem medo de acionar as empresas e propor um ajuste nos valores. Muitas vezes, as empresas facilitam o pagamento para garantir o recebimento.

Existem até “feirões” promovidos pelo SPC e Serasa que ajudam pessoas endividadas a quitar suas dívidas com renegociações vantajosas.

Outra dica é ficar atento aos descontos oferecidos no Desenrola Brasil, o novo programa lançado pelo Governo Federal que te ajuda a sair do vermelho.

4. Invista parte do seu salário

Crie o hábito de separar uma quantia e aplicar todos os meses. Mesmo que seja pouco, isso será o começo de uma reserva que vai evitar novas dívidas quando surgirem os imprevistos.

Existem diversas opções de investimentos que podem se adequar aos seus objetivos e te ajudar a aumentar seu patrimônio.

5. Busque uma renda extra

Pense em hobbies ou talentos que você possui e como eles poderiam se transformar em uma oportunidade de negócio. Por exemplo, se você gosta de fazer doces, que tal começar um pequeno empreendimento de brigadeiros gourmet?

Só tome cuidado para não comprometer seu “trabalho oficial” com outras fontes de renda. Priorize aquilo que te oferece mais estabilidade e retorno financeiro!

6. Tenha um orçamento familiar

Se você mora com sua família, vale a pena criar um orçamento coletivo. Ao fazer um planejamento financeiro que envolve toda a família, fica mais fácil manter as contas equilibradas e saber quanto cada um pode gastar (e contribuir para as despesas de casa).

A lógica do orçamento familiar é bem parecida com a planilha de gastos, mas aqui entram mais fontes de renda.

Depois de analisar entradas e saídas, todos podem se comprometer para reduzir o que for possível, visando o pagamento das dívidas.

7. Economize sempre que puder

Por fim, um conselho simples, mas essencial: poupe sempre que possível.

Controle suas despesas, corte gastos desnecessários e compras por impulso. Quer umas dicas para começar? Veja alguns pontos importantes:

  1. Analise quanto você gasta com delivery e tente reduzir esse valor a cada semana;
  2. Confira quantos serviços por assinatura você paga. Aqui entra desde a mensalidade da academia até o streaming. Veja quais você mais usa e corte os menos utilizados;
  3. Reflita sobre a necessidade dos itens que você deseja comprar. Se for algo essencial, faça uma boa pesquisa de preços antes de fechar negócio;
  4. Troque as lâmpadas incandescentes e fluorescentes da sua casa por lâmpadas de led. À primeira vista, parece uma despesa, mas a redução na conta de luz vai te provar que isso é um investimento!

Aprenda mais sobre educação financeira e melhore sua relação com o dinheiro

Como falamos, aprender a lidar com dinheiro é uma das formas mais eficientes para fugir das dívidas e organizar o bolso.

E, acredite, aprender sobre educação financeira é mais fácil do que você imagina. Existem vários conteúdos simples, bem didáticos e que te ensinam a manter suas finanças em dia:

Cursos

A internet está repleta de programas de ensino de educação financeira, feitos para pessoas inexperientes, que precisam melhorar sua organização.

Nos cursos, você pode aprender coisas básicas, como separar contas da forma certa, até estratégias mais avançadas para renegociar dívidas e projetar gastos.

O PagBank oferece um curso preparado em conjunto com a B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Você pode acessar gratuitamente e aproveitar o conteúdo para aprender conceitos iniciais, mas essenciais, na vida financeira.

Livros

Existem vários livros que oferecem ensinamentos importantes sobre administração das finanças pessoais. Inclusive, muitos deles estiveram entre os mais vendidos da Amazon em 2022.

Normalmente, essas obras são escritas por pessoas que relatam como conseguiram tomar as rédeas de suas economias e aumentar seu patrimônio. Nós preparamos uma lista de indicações de leituras. Confira aqui!

Quite suas dívidas com o PagBank!

Sabemos que sair do vermelho não é tarefa fácil e nem acontece da noite para o dia. Mas com dedicação, você consegue colocar as finanças em ordem e dar adeus à famosa frase “estou endividado e não sei o que fazer”.

O começo de tudo passa pela organização, portanto, persista no controle financeiro e vá se acostumando com essas mudanças mês a mês. Aos poucos, você terá mais facilidade para poupar e pode começar a quitar dívidas sem grandes apertos.

Quer mais uma dica para te ajudar?

Abra sua conta grátis no PagBank e aproveite o serviço de agendamento de boletos para evitar multas e juros por atraso.

Este serviço é gratuito e contribui para o seu planejamento, já que você não precisa ficar de olho em cada data de vencimento. Basta programar o dia certo para que tudo seja pago e pronto!

Além do agendamento, cliente PagBank tem acesso a outras vantagens bem importantes para simplificar a rotina:

Conta digital PagBank: deixe suas contas em dia e evite multas!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”