Resumo do texto

  • Em 2020, os resultados das vendas online no Brasil e no mundo foram muito acima do esperado;
  • Confira dados importantes sobre o ano histórico do comércio eletrônico e veja o que 2020 trouxe de novidade;
  • Fique por dentro das tendências que devem seguir fortes em 2021!

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2020 foi um ano de grandes resultados para a venda online. Ao redor de todo o planeta, o cenário é o mesmo: crescimento acima da média. O faturamento do comércio eletrônico no ano passado superou 4,28 trilhões de dólares, o que representou um crescimento de 27,6% nos resultados.

Aqui no Brasil, os números refletem bem essa realidade. 46% dos brasileiros compraram mais pela internet do que em 2019 e 7% dos consumidores fizeram sua primeira compra online! Tudo isso ajudou o e-commerce brasileiro a atingir a maior marca dos últimos 20 anos, registrando um aumento de 9% em relação aos resultados de 2019.

E sabe qual é a boa notícia? Essa tendência de crescimento deve continuar em 2021! Isso é o que indica um estudo divulgado pela NuvemShop, plataforma de e-commerce que tem o PagSeguro como opção de pagamento mais utilizada.

Abaixo você pode conferir alguns dados importantes sobre as vendas online em 2020 e algumas tendências para este ano. Boa leitura!

2020: o ano da venda online

Por conta de tudo que aconteceu no ano passado (pandemia COVID-19, quarentena e fechamento de estabelecimentos físicos), os especialistas consideram o crescimento de 2020 como algo um pouco fora do comum. A tendência deste ano é de crescimento, mas sem a mesma intensidade.

Em 2020, o crescimento foi histórico. Veja alguns dados:

  1. 6.176.642 vendas realizadas em todo o país;
  2. Crescimento de 205% no número de vendas, se comparados os números de 2020 e 2019;
  3. Mais de R$ 1,3 bi em vendas (aumento de R$ 846 mi, se comparado com 2019).

Para este ano, o crescimento deve continuar, a estimativa é de 26% de aumento nas vendas em lojas virtuais.

A importância das redes sociais para o comércio eletrônico

As redes sociais deixaram de ser apenas uma plataforma de divulgação. A venda online também acontece nesses ambientes, veja abaixo:

  1. 34% das vendas online foram feitas pelas redes sociais;
  2. 66% das vendas aconteceram fora das redes, porém, em diversos canais distintos.

Mesmo não sendo o principal canal de vendas, a força das redes sociais é grande, tanto que elas já se tornaram responsáveis por 1 terço das vendas online em todo o Brasil. Mas nós sabemos que redes sociais não são uma coisa só, existem diversas plataformas diferentes, contudo, duas redes concentram a maioria das vendas:

  1. 87% das vendas via redes sociais foram feitas no Instagram;
  2. 13% ocorreram no Facebook.

E aqui vale uma observação: a venda online pelo Facebook está diminuindo ano após ano, enquanto isso, o Instagram Shopping está cada vez mais forte. Até na divulgação orgânica (que são as postagens de uma empresa, um recurso gratuito das redes sociais) o Instagram já ultrapassou o Facebook como plataforma preferida das lojas virtuais.

A era da venda mobile

Os dispositivos móveis seguem como prioridade dos clientes na hora de visitar lojas virtuais. E na hora de fechar as vendas, a mobilidade fala mais alto.

Houve aumento de 5,4% no número de negócios fechados pelos dispositivos móveis dentro da Nuvemshop, o que aponta para uma preferência nacional pelas compras feitas pelos celulares e tablets.

  1. 71% das vendas foram através de dispositivos móveis;
  2. 29% das vendas foram feitas nos computadores de mesa e notebooks.

Mais vendas, mas com valores menores

Apesar do crescimento espantoso no número de vendas online, é preciso entender que 2020 fez com que muita gente ficasse um pouco mais apertado. O resultado foi uma diminuição pequena no valor do ticket médio, que é a média de gastos dos clientes em uma loja.

Em 2020, o ticket médio registrado pela Nuvemshop foi de R$ 211. Em 2019, este valor era de R$ 225. Focando apenas nas compras mobile, que foram maioria, a queda foi um pouco menor, caindo de R$ 206 para R$ 194.

Confira abaixo o gasto médio registrado em 2020 em diferentes segmentos:

  1. Eletrônicos: R$ 670 (os valores mais altos justificam a primeira posição no ranking);
  2. Músicas e filmes: R$ 330;
  3. Esportes: R$ 328 (muita gente aproveitou 2020 para montar seus treinos em casa comprando aparelhos de ginástica e itens para exercícios);
  4. Moda e vestuário: R$ 213;
  5. Comidas e bebidas: R$ 183.

Meios de Pagamento: PagSeguro segue como destaque!

Dentre todos os métodos de pagamento disponíveis na NuvemShop, a liderança é nossa! Ninguém ofereceu mais praticidade e segurança para os clientes das lojas virtuais que usam o Nuvemshop, por isso, somos líderes mais uma vez, absorvendo 38% de todos os pagamentos realizados.

Essa confiança é uma marca registrada em todas as nossas ferramentas de venda. Seja no Link de Pagamento, Pede Fácil, Checkout PagSeguro ou nas maquininhas. Quando o assunto é venda online, nossa missão é bem clara: facilitar o pagamento para que seus clientes comprem cada vez mais na sua loja virtual!

8 Tendências para ficar de olho em 2021

Neste ano, a venda online deve seguir crescendo, e algumas tendências de consumo podem ajudar os lojistas a conseguirem resultados ainda maiores. Veja alguns destaques da pesquisa da NuvemShop:

  1. 42% dos clientes querem cashback em suas compras;
  2. A opção de comprar online e retirar na loja está se consolidando como uma opção para eliminar o custo do frete e agilizar a entrega;
  3. As datas mais fortes para as vendas em 2021 devem ser as mesmas de 2020: Black Friday e Natal. Seu negócio precisa se preparar para oferecer boas ofertas e fazer divulgação extra nesses momentos;
  4. O WhatsApp se tornou o meio preferido para atendimento. As lojas precisam ter um número disponível para entrar em contato com clientes e fazer divulgação e até mesmo as vendas;
  5. O TikTok está crescendo cada vez mais, e já ultrapassou o Twitter no ranking das redes sociais mais usadas para divulgação de lojas online;
  6. 39,5% dos lojistas consultados na pesquisa fizeram parceria com influenciadores digitais. Essa tendência deve se fortalecer em 2021;
  7. As lojas precisam estar antenadas em questões sociais. Há uma tendência forte de identificação da comunidade LGBTQ++ com marcas, o que representa uma oportunidade de faturar mais alto;
  8. As lojas precisam desenvolver experiências de consumo simples para pessoas com deficiências. 88% dentre 45 milhões de deficientes no Brasil apontaram que as lojas não facilitam o acesso deles às compras.

Prepare seu negócio para 2021 com o PagVendas

Em busca de ferramentas para simplificar sua rotina e fazer seu negócio ir cada vez mais longe? O PagVendas pode ser a solução ideal para essa missão. Ele é um sistema tudo em um que pode ser usado para auxiliar tarefas muito importantes na rotina de um empreendedor, tais como:

  1. Controle de vendas (inclusive vendas fiadas);
  2. Registro de produtos;
  3. Gestão de estoque;
  4. Controle em tempo real da frente de caixa;
  5. Administração dos contatos de clientes;
  6. Emissão de relatórios e gráficos de desempenho;
  7. Emissão de Nota Fiscal;
  8. Montagem de uma loja online.

O PagVendas tem tudo o que você precisa para deixar sua rotina de gerência bem mais ágil, além de contribuir para que você coloque sua loja física no universo da venda online com um recurso bem didático para criar sua loja na internet.

Se você trabalha com uma Moderninha X ou Moderninha Smart, saiba que o PagVendas já está à sua disposição dentro do sistema da maquininha e você pode usá-lo hoje mesmo! Para outros modelos de maquininha PagSeguro a configuração é um pouco diferente, clique aqui e saiba como usufruir do PagVendas no seu negócio!

Dica para fechar com chave de ouro: aproveite as informações que você conferiu aqui, analise seu negócio, comece a usar o PagVendas na sua rotina de trabalho e dê uma nova cara para sua loja, transformando seu trabalho em algo mais moderno e capaz de atender as expectativas dos clientes.

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