Confira algumas dicas para economizar no fim de ano sem abrir mão de festas e presentes!

Resumo do texto

  • Veja 7 dicas para economizar no fim de ano;
  • Saiba como usar o décimo terceiro com sabedoria;
  • Não deixe de se planejar para o futuro! Veja como!

 

Final de ano é aquele momento que você sente que tudo acontece ao mesmo tempo? Os gastos com festas, férias, presentes, eventos, dentre outros. Isso sem falar nas contas a serem pagas logo no início do ano seguinte!

Parece quase impossível curtir o período sem gastar muito, né? Mas, não precisa ser assim e nós vamos te mostrar como.

Se você sempre fica pensando em como economizar no fim do ano para não ficar no vermelho, confira algumas dicas e ideias para juntar dinheiro e não passar da linha nos gastos. 

7 dicas para gastar com responsabilidade e economizar no fim de ano

Este período pode representar uma armadilha para o seu planejamento financeiro. Mas, é possível guardar um dinheiro sem deixar de aproveitar o momento. Existem alguns passos para se preparar melhor para o final de ano. Confira a seguir: 

1. Aproveite a Black Friday

Adiante as compras para aproveitar os descontos e promoções da Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro. Além de não ficar em filas nos shoppings cheios, você economiza e garante um mimo para todo mundo que pretende presentear!

2. Lembre-se dos gastos de início de ano

Assim que o dia 1º de janeiro chega, alguns gastos começam a surgir. Nos primeiros meses, você precisa pagar IPVA, IPTU, renovação de matrícula, reajuste de serviços, etc. Portanto, economizar no fim de ano é importante não só pela fatura do cartão, mas também para dar conta dos próximos compromissos que irão surgir!

3. Quite suas dívidas

Antes de gastar com presentes, quite suas dívidas! Quanto mais tempo você demora para pagar as contas, mais os juros irão correr e, daqui a pouco, o valor ficará muito alto e o seu planejamento financeiro vai sofrer!

Imagine como seria bom encerrar o ano e, com ele, quitar todas as dívidas? Dessa forma, começará o próximo ano tranquilo, sem se preocupar com o crescimento de despesas que prejudicarão o orçamento!

4. Repense a compra de presentes e roupas para as festas

A gente sabe que presentear quem gostamos é ótimo! Mas, será que esses itens precisam ser caros ou é possível agradar com mimos mais baratos? Afinal de contas, o que importa é o gesto, certo?

Uma dica é separar a lista de presentes em categorias. Por exemplo, para aquelas pessoas mais próximas, você coloca um limite de gasto um pouco maior. Já para quem não tem tanto contato, mas gostaria de presentear, aposte em lembrancinhas!

O mesmo vale para a compra de roupas para os eventos de final de ano. Antes de ir ao shopping e sair de lá com várias sacolas, dê uma olhada no armário, faça uma limpa e procure por peças que ainda possam ser aproveitadas!

5. Não deixe para comprar na última hora

Além da Black Friday, que já falamos, adiantar as compras te ajudará a economizar e não gastar muito no final de ano. Isso porque você terá mais tempo para pesquisar e identificar as lojas em que o produto está mais barato.

A dica é já começar a preparar sua lista com ideias de presentes. Depois, procure em sites de comparação de preços, como o Buscapé, para ter noção dos custos. Assim, você pode fazer suas compras antes do aumento dos valores típicos de Natal.

Isso sem falar nos shoppings cheios, filas enormes e trânsito interminável! O que vai gerar gastos extras com estacionamento, combustível, etc. No final das contas, o ditado popular “o planejado não sai caro”, é uma grande lição para este momento!

6. Na hora de festejar, não fuja do orçamento

Reunião da equipe de trabalho, amigo oculto, ceia da família… São muitos eventos no final de ano que podem causar um buraco no orçamento!

Para economizar e guardar um dinheiro neste período, não esqueça de controlar os gastos quando for sair! Se para você é difícil fazer esse planejamento, a sugestão é destinar um valor específico para cada saída. Então, quando for sair, é só sacar o dinheiro e gastar apenas aquilo que planejou.

7. Crie metas para o futuro

Tem dificuldade de economizar, especialmente, no final de ano? Uma dica para guardar dinheiro e repensar os gastos neste período é ter um foco no futuro!

Além dos gastos que vão aparecer no início do ano, é importante criar metas que te ajudem a se manter na linha. Seja a quitação de dívidas, compra de uma viagem ou apenas investir mais, lembre que guardar dinheiro agora, irá te trazer benefícios lá na frente.

E o décimo terceiro? Use com sabedoria!

Mas posso usar o décimo terceiro para cobrir os gastos extras do final de ano, certo? É claro que isso já deve ter passado pela sua cabeça. Inclusive, muita gente faz isso!

Mas, não é o ideal. É indicado que o planejamento de compras e gastos estejam dentro do que recebe mensalmente, sem considerar os ganhos extras. Então, qual a melhor forma de utilizar o décimo terceiro? Algumas sugestões são:

  • Quitar dívidas que tenham juros (comece por aquelas que os juros são mais altos);
  • Deixar na conta PagBank, que rende o dobro da poupança;
  • Investir pensando nas metas do ano seguinte!

Conte com o PagBank para organizar suas finanças!

Planejamento financeiro em dia, metas para o próximo ano criadas, dicas para economizar no final de ano em mente… Você está no caminho certo! Mas, esses são só os primeiros passos para organizar as finanças!

É preciso se manter atento ao planejamento financeiro. Para isso, o indicado é ter uma planilha de controle de gastos e atualizar com frequência! Melhor do que isso, só se o dinheiro puder render! 

Com a conta digital PagBank, seu saldo rende o dobro da poupança e você aproveita as vantagens da conta gratuita:

Abra sua conta gratuita no super app PagBank!