5 dicas para economizar no fim de ano sem abrir mão do que gosta

Resumo do texto

  • Veja quais gastos aumentam com as datas comemorativas de fim de ano;
  • Entenda como equilibrar as altas despesas e o planejamento financeiro;
  • Confira nossa dica para comprar presentes de fim de ano com cashback.

Conheça as vantagens do super app!

 

Final de ano é aquele momento que tudo parece acontecer ao mesmo tempo. São os gastos com datas comemorativas, férias escolares, viagens e presentes. Além disso, logo que o novo ano começa, vem mais coisa para pagar. 

E se você já está preocupado só de ler isso, calma! Nós trouxemos algumas dicas de como economizar no fim de ano sem precisar abrir mão do que gosta.

Quais são as principais despesas de final de ano?

Antes de falarmos dos cortes no orçamento, vamos pensar nas despesas que surgem nesse período.

Para quem tem filhos, por exemplo, o Dia das Crianças é sinônimo de presente. Assim como as promoções de Black Friday, que podem gerar compras extras.

E, claro, temos os presentes de Natal para os familiares, participação no amigo secreto da empresa e grupo de amigos e os itens da ceia de Natal e Ano Novo.

Ou seja, em poucos meses, temos uma série de eventos que geram altos custos. 

E o décimo terceiro? Use com sabedoria

Mas e se usarmos o décimo terceiro salário para cobrir esses gastos extras de final de ano? Muitas pessoas devem se fazer essa pergunta e muitas até usam o dinheiro dessa forma.

Mas não é o ideal. O planejamento de compras deve ficar dentro da renda fixa, sem contar com esse valor extra.

Reserve esse dinheiro para organizar eventuais dívidas ou para atingir as metas que vamos definir para o ano seguinte.

5 dicas para controlar seus gastos no período de final de ano

Agora que você já sabe que o final de ano pode ser uma armadilha para o planejamento financeiro, veja 5 dicas para economizar no fim de ano.

Crie metas para o futuro

Uma das formas de controlar os gastos no fim de ano é pensar no motivo pelo qual você está economizando.

As metas para o próximo ano podem ser de diferentes tipos, como quitação de uma dívida, troca de um carro ou obras em casa. O importante é entender que poupar agora vai trazer benefícios a médio e longo prazo. 

Falando nisso, lembre-se dos gastos de início de ano

E as metas para o próximo ano não são o único motivo para economizar. Logo nos primeiros meses temos gastos com IPTU e IPVA, renovações de matrícula escolar e reajuste no valor dos serviços.

Para não ser pego de surpresa, considere essas despesas no seu controle de gastos.

Estabeleça um valor para cada data

É hora de programar as compras. Crie uma lista das pessoas que pretende presentear e quais datas vai aproveitar, como Black Friday, Natal ou Dia das Crianças. Com isso em mente, defina um limite de gasto para as compras.

Faça um equilíbrio no seu planejamento. Avalie a necessidade de comprar em todas as datas comemorativas, veja quais valem a pena para cada tipo de produto e quais presentes são, realmente, necessários.

Repense a compra de presentes

Por falar em presentes, nós sabemos que é ótimo fazer o outro feliz. Mas será que pra isso precisamos comprar algo caro e valioso?

Na hora de realizar as compras de Natal, considere reduzir o tamanho da lista e o valor dos itens. Dê prioridade para as pessoas mais próximas e aproveite os descontos das datas anteriores para reduzir o gasto com os presentes.

Comece o ano sem dívidas

Na hora das compras, dê preferência ao pagamento à vista. Em caso de viagens de férias, procure pagar tudo antes dela acontecer, afinal, quando estiver aproveitando os dias de folga, é esperado que apareçam outros gastos.

Com essas duas atitudes, você evita a formação de uma bola de neve de parcelas e dívidas.

Preencha o quiz #PagTeAjuda e saiba como cuidar do seu dinheiro neste fim de ano!

Preparamos um quiz para você saber tudo que precisa para fazer as melhores compras de Natal e Ano Novo. Acesse o link, responda 5 perguntinhas rápidas e receba conteúdos e materiais imperdíveis para aproveitar as melhores oportunidades.

Aproveite o Shopping PagBank e compre com cashback!

Com o planejamento em dia e as metas bem pensadas, já pode procurar os presentes! E para que isso traga apenas felicidade e não preocupação, conte com o Shopping PagBank!

Você aproveita as ofertas em diversas lojas e ainda pode ganhar dinheiro de volta. Garanta os presentes de fim de ano, não prejudique o seu orçamento e aproveite o cashback!

Faça o download do super app e comece a aproveitar agora mesmo!