Quer comprar na Black Friday? Confira algumas dicas para gastar com consciência!

Resumo do texto

  • Veja como aproveitar a Black Friday de forma consciente com 7 dicas;
  • Saiba como reconhecer fraudes durante as promoções;
  • Conte com o app PagBank para te ajudar!

Conta PagBank: abra a sua agora mesmo!

 

Você está ansioso para aproveitar a Black Friday e suas promoções? Para comprar com segurança e não cair nas ciladas da “Black Fraude”, o PagBank preparou algumas dicas para que você aproveite o melhor da data!

Com essas dicas de Black Friday, você pode fazer compras tranquilamente e fugir de tentativas de golpe e descontos enganosos!

7 dicas para você aprender como aproveitar a Black Friday

As ofertas de Black Friday podem mexer com a cabeça de qualquer um! Com os produtos que você sempre quis com preços mais baixos, você pode acabar fazendo compras por impulso.

Além disso, muitos golpistas usam a data para enganar clientes! Por isso, é tão importante parar, respirar e apostar em compras conscientes!

1. Entenda seu momento financeiro e planeje-se

Antes de ir às compras, verifique a sua situação financeira. Mesmo com muitos descontos, é melhor evitar compras desnecessárias do que se enrolar com dívidas, especialmente no cartão de crédito.

Caso tenha algo que você precisa muito e acredita que esse é o momento certo para comprar, deixe anotado e foque apenas nele. Aquelas “voltinhas” despretensiosas nos sites podem ser irresistíveis e tentadoras!

2. Avalie se é mais vantajoso comprar à vista ou parcelado

Dividir o valor em parcelas é ótimo, mas não carregar dívidas por muitos meses pode ser melhor ainda! 

Como forma de estimular os clientes, algumas lojas dão descontos especiais para pagamento à vista ou por Pix! Se você já tem o dinheiro na conta, por que não aproveitar?

Mas atenção: as compras por Pix devem ser feitas com bastante cuidado, para não cair em golpes!

Porém, se você vai pagar juros em conta negativada ou pedir o valor emprestado, vá no mais seguro e parcele as compras no cartão de crédito!

3. Fique atento com as parcelas e o limite do cartão

Escolheu parcelar a compra? Ótimo! Agora é preciso lembrar que as parcelas podem pesar na organização financeira dos meses seguintes. Fique de olho no limite disponível antes de aproveitar a Black Friday.

Gostaria de escolher o limite do seu cartão de crédito? Com o cartão de crédito PagBank, você pode ter o limite que quiser!

4. Pesquise os preços e tenha cuidado com falsas promoções

Infelizmente, a Black Fraude ainda acontece! Promoções falsas, no estilo “tudo pela metade do dobro” ainda são encontradas e acabam enganando o público! Se você não quer cair em uma cilada dessa, comece a pesquisar os valores com antecedência!

Alguns sites podem te ajudar com isso, como o Buscapé, de comparação de preços, e a lista do Procon, que mostra sites com histórico de fraudes!

5. Cuidado com as ofertas super imperdíveis

Você já se deparou com algum produto que está muito abaixo do preço? Cuidado! Por mais irresistível que possa parecer, essas reduções de valores podem ser suspeitas! Alguns golpes de clonagem de cartão ou de falso boleto acontecem assim: uma promoção irresistível, um site falso e um grande prejuízo!

Na dúvida, pesquise um pouco mais sobre aquele item e a promoção. Caso tenha visto o anúncio em redes sociais ou por e-mail, abra uma nova aba, entre no site e procure pelo item com aquele desconto!

6. Procure por promoções com cashback

Já faz alguns anos que o mercado brasileiro usa o cashback como forma de atrair os usuários. Basicamente, ele funciona como uma “devolução” de parte do valor. Esse dinheiro pode vir direto na sua conta, para usar como quiser, ou como crédito na loja.

Caso você encontre um produto em duas lojas diferentes, mas só uma oferece a vantagem do cashback, escolha por ela! O dinheiro que volta pode te ajudar a comprar alguma coisa que você já tinha desistido!

7. Lembre-se: a Black Friday não é a única oportunidade de promoções

Não deu para comprar o que queria agora? Não tem problema! Lembre-se que na segunda após a Black Friday, tem a Cyber Monday, que traz descontos e promoções para produtos de tecnologia e lojas online!

Além disso, logo após o Natal, é normal as lojas fazerem promoções de queima de estoque. Você pode juntar um pouco mais de dinheiro até lá e comprar o que quiser com preços muito mais acessíveis!

Fique de olho também na Black Week e Black Month

A Black Friday acontece na última sexta de novembro. Porém, muitas lojas começam a esticar os descontos ao longo da semana ou até durante o mês todo! Se você pretende aproveitar a Black Friday, é bom começar a pesquisar os preços o quanto antes.

É normal que os valores promocionais funcionem como uma “escadinha”. Ou seja, começam com porcentagens pequenas de desconto e vão aumentando conforme a data se aproxima.

Acompanhe essa movimentação para tomar uma decisão! Mas atenção! O produto pode esgotar antes do dia oficial da Black Friday! 

Na Black Friday é mais barato comprar pela internet ou em lojas físicas?

Aproveitar a Black Friday online ou em loja física? Essa é uma pergunta que muitos brasileiros estão fazendo nesse momento. De acordo com uma pesquisa do JáCotei, as compras feitas pela internet saem 16% mais barato do que as compras presenciais.

No entanto, as lojas físicas podem chamar a atenção com o aspecto omnichannel. Isso significa que os usuários estão interessados na  “interação” entre online e offline. Por exemplo, a possibilidade de comprar no site e retirar na loja é algo a ser pensado!

Entenda algumas estratégias de Black Friday e evite ciladas

Está com medo de cair em golpes na hora de comprar na Black Friday? Você não é o único! Mas seguindo algumas dicas é possível aproveitar a data e não ter prejuízos! Veja algumas das estratégias usadas e como se proteger de cada uma delas!

“Últimas peças e últimas oportunidades”

Cuidado com o anúncio que gera o sentimento de urgência. Essa estratégia pode ser usada para levar a atitudes impulsivas.

Desconto para quem compra primeiro

Oferecer desconto para os primeiros compradores pode fazer com que você compre rápido demais e não pesquise em outras lojas.

Desconto como isca

Algumas lojas só aplicam a promoção divulgada se você levar outro produto mais caro junto. Preste atenção e fuja dessas vendas casadas!

Preços muito baixos na internet

Anúncios nas redes sociais que prometem valores incríveis e fora do normal podem ser sinal de golpe! Cuidado com sites falsos e compras por boleto e Pix.

Organize suas finanças para comprar bem na Black Friday!

Na hora de aproveitar a Black Friday, lembre-se de avaliar bem os produtos e nunca descuidar do seu orçamento para evitar dívidas e apertos no final do mês.

Se você precisa organizar suas finanças e cuidar bem do seu dinheiro, chegou a hora de conhecer mais sobre o app PagBank. Um banco completo e grátis na palma da sua mão, que te oferece:

Abra sua conta PagBank e curta a Black Friday!