Confira dicas para aproveitar a Black Friday de forma consciente

Resumo do texto

  • Veja como aproveitar a Black Friday de forma consciente em 5 dicas;
  • Saiba como reconhecer fraudes durante as promoções;
  • Conte com o super app PagBank pode te ajudar!

Baixe já o super app PagBank

 

Fim de ano é uma época de muitas promoções. Mas como aproveitar a Black Friday sem cair em ciladas?

Tenha organização e confira nossas dicas para fazer compras com aquele desconto incrível que você estava esperando.

5 dicas para você aprender como aproveitar a Black Friday

Confira cinco dicas para realizar uma compra consciente e aproveitar as promoções desse período!

1) Analise seu bolso

Verifique a sua situação financeira antes de aproveitar a Black Friday. Mesmo com muitos descontos à disposição, é melhor evitar compras do que se enrolar com dívidas, especialmente no cartão de crédito.

2) O planejamento é o seu melhor aliado

Cuidado com as famosas “compras por impulso”. Tenha em mente aquilo que você precisa e foque no que é essencial. Faça listas de prioridades para aproveitar os descontos e não se perder em meio a tantas opções.

Divida os itens em três grupos:

  1. o que você precisa;
  2. o que você pode ficar sem por mais um tempo;
  3. o que você não precisa, mas quer.

Na hora de comprar, dê prioridade ao grupo 1 e só compre itens dos outros grupos se o dinheiro não fizer falta no fim do mês.

3) Fique atento com as parcelas e o limite do seu cartão

As compras parceladas ajudam a garantir produtos mais caros sem precisar gastar tudo de uma vez só. Mas não diminuem o valor total da compra.

Além disso, as parcelas podem pesar na organização financeira dos meses seguintes. Veja qual o limite disponível na fatura antes de aproveitar a Black Friday. E confira as condições de parcelamento antes da compra.

Outras dicas importantes:

  • pague faturas adiantadas, assim, você livra parte do limite e pode gastar sem medo;
  • aproveite as compras com preços mais baixos e feche negócio pagando no débito ou boleto. Lembre-se que algumas lojas dão desconto para quem paga à vista.

4) Pesquise os preços e tenha cuidado com falsas promoções

Algumas lojas sobem o valor dos produtos um pouco antes da Black Friday para no dia da promoção voltar ao normal. Dando, assim, impressão de um bom desconto. Por esse motivo, a data ganhou o apelido de Black Fraude. 

O processo de compra consciente precisa incluir um acompanhamento de preços: anote os produtos, modelos, marcas e faça pesquisa em diversas lojas, virtuais ou físicas.

Você pode fazer a comparação de preços entre vários sites em ferramentas de checagem como, por exemplo, o Buscapé.

5) Cuidado com as ofertas super imperdíveis

Desconfie de altos descontos, eles podem ser sinal de uma falsa promoção. Tenha em mente que os lojistas precisam ter lucro com as vendas.

Porém, se encontrar uma oferta muito boa e tiver certeza que é verdadeira, utilize o Cartão de Crédito PagBank para pagar o boleto.

Em caso de problemas, acione nossa equipe de segurança e suspenda a compra. Vai ser mais fácil do que recuperar o dinheiro após fazer o pagamento direto via boleto.

Fique de olho também na Black Week e Black Month

A Black Friday, em sua origem, acontecia na última sexta de novembro. Porém, com o tempo, se tornou comum a prática de uma semana ou mês completo de descontos.

Muitas lojas aproveitam a expectativa do consumidor para criar ofertas durante períodos maiores. Se você pretende aproveitar a Black Friday, é bom começar a pesquisar os preços o quanto antes.

Na Black Friday é mais barato comprar pela internet ou loja física?

Aproveitar a Black Friday online ou em loja física? Essa é uma pergunta que muitos brasileiros estão fazendo nesse momento. Segundo dados do UOL, 47% dos entrevistados pretendem realizar compras sem sair de casa.

Esses números levam as lojas a investir mais nas divulgações online, buscando atingir esse público. Mas será que o valor dos descontos acompanha o movimento? Segundo uma pesquisa feita pelo JáCotei, a compra online sai, em média, 16,14% mais barata.

Portanto, se você quer fazer uma compra consciente, pesquise o histórico de preços nas lojas online e física. De acordo com o produto desejado, as vantagens podem ser diferentes em cada meio.

Entenda algumas estratégias da Black Friday e evite ciladas

Segundo dados da Febraban, mais de 85% dos brasileiros têm medo de serem vítimas de fraude.

E isso influencia diretamente nas compras online. Portanto, se você pretende aproveitar a Black Friday mas faz está inseguro, saiba como evitar as ciladas:

  • últimas peças e últimas oportunidades: cuidado com o anúncio que gera um sentimento de urgência. Essa estratégia pode ser usada para gerar compras por impulso;
  • desconto para quem compra primeiro: oferecer desconto para os primeiros compradores pode acabar fazendo com que você compre algo rápido, sem pesquisar preços antes;
  • desconto como isca: algumas lojas só aplicam a promoção divulgada se você levar outro produto mais caro junto. Preste atenção e fuja dessas vendas casadas!

Organize suas finanças para comprar bem na Black Friday

Na hora de aproveitar a Black Friday, lembre-se de avaliar bem os produtos e nunca descuidar do seu orçamento para evitar dívidas e apertos no final do mês.

Se você precisa organizar suas finanças e cuidar bem do seu dinheiro, chegou a hora de conhecer mais sobre o super app PagBank. Um banco completo e grátis na palma da sua mão, que te oferece:

Baixe agora e abra uma conta PagBank grátis