Resumo do texto
- Entenda o que é uma ação de marketing;
- Saiba a importância de pensar em ações para seu negócio;
- Confira 11 dicas de ações de vendas para colocar em prática.
Com tanta concorrência no mercado, não basta oferecer produtos de qualidade, é preciso ir além. Fazer divulgação para os clientes, chamar atenção dos usuários e buscar destaque é possível com as ações de marketing.
Uma ação de marketing pode ser usada para diferentes etapas do negócio. Desde o lançamento de um produto ou marca, como promoções exclusivas e novidades.
Faça seu negócio vender mais e sair na frente da concorrência com ações calculadas baseadas em marketing!
Afinal, o que são ações de marketing?
Ações de marketing são as estratégias usadas para colocar em prática o que está no plano de marketing.
Ou seja, ações que procuram posicionar a empresa no mercado, divulgar produtos, promoções e novidades.
Como uma ação de marketing pode ajudar minhas vendas?
Saiba que é por meio de uma ação de marketing que você se aproxima do público, seja para apresentar novidades ou apenas entender mais sobre ele.
Além disso, com ações de marketing direcionadas, você pode aumentar as vendas de determinados produtos, lançar outros e criar promoções exclusivas para zerar o estoque.
Com isso, você fortalece a marca, divulga a loja, vende mais e conquista novos clientes. Além, é claro, de fidelizar os antigos.
A verdade é que as ações de marketing podem ser usadas a qualquer momento que o empreendedor precisar. Basta alinhar os objetivos e planejar a campanha.
Veja ações de marketing para investir no seu e-commerce:
Agora que você já sabe como as ações de marketing são importantes para o seu negócio, confira algumas para você aplicar no e-commerce!
1. Conte a história da sua marca
Na internet, as pessoas costumam se relacionar com as marcas de forma mais pessoal e isso inclui conhecer a história da empresa.
Você pode criar uma ação de marketing digital onde conta como teve a ideia de abrir esse negócio, os diferenciais que busca e o posicionamento no mercado.
2. Unifique a comunicação da marca
É importante que o público possa reconhecer sua marca em diferentes canais. Isso é possível através da unificação de comunicação, no caso as ações de marketing devem “conversar entre si”.
Isso significa que se você adota um tom informal nas redes, deve fazer o mesmo em lojas físicas e no site.
3. Segmente seu público-alvo
Saber com quem você está falando é importante para passar a mensagem certa. Não adianta pensar em uma ação de marketing divertida e moderna se o seu nicho é de pessoas acima de 60 anos.
Além de adaptar a linguagem, os canais de comunicação usados também vão precisar ser bem planejados mostrando simetria entre si.
4. Marque presença nas redes sociais
Atualmente, as redes sociais representam uma oportunidade de divulgação e comunicação que toda empresa pode usar.
Além de gratuitas, com elas você pode colocar em prática várias ações de marketing. Crie um calendário de conteúdo para organizar as postagens e passar a mensagem que deseja para o público.
Atue com influenciadores digitais
Os influenciadores digitais são pessoas que possuem muitos seguidores nas redes sociais. Eles podem atuar em um segmento específico, como aqueles que falam de moda ou vida saudável.
A dica é estar atento ao conteúdo que essa pessoa produz e escolher quem mais se identifica com a marca quando falamos em princípios e valores.
5. Invista em Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma ação de venda que tem seu foco voltado em dar informações que agreguem valor para a vida do consumidor.
Portanto, o objetivo não é falar do diferencial do produto, mas sim trazer conhecimento que vai além da marca. Isso impacta diretamente no dia a dia do usuário.
Essa ação pode ser feita de diferentes formas, como canal de vídeo no Youtube e criação de um blog.
Insira CTAs nos conteúdos
Os CTAs são chamados para ação e, na prática, são botões ou links que incentivam os clientes a realizarem a ação que queremos.
Aquele famoso “arrasta para cima” e o “clique no link da bio” são exemplos de CTAs nas redes sociais. Mas eles podem estar presentes em landing pages, blogs, vídeos e em outras ações de marketing.
6. Aposte no e-mail marketing
Se você acha que o e-mail não é mais usado, está enganado! 92% das pessoas com conta de e-mail usam essa ferramenta constantemente, no caso, seus clientes ainda lêem newsletter!
Mas isso não quer dizer que você deve mandar uma mensagem padrão para todos os usuários. É preciso investir em personalização e foco, como o e-mail de carrinho abandonado, que possui um objetivo específico e deve ser altamente personalizado.
Crie um fluxo de nutrição de leads
O e-mail marketing não serve apenas para recuperar clientes que abandonaram o carrinho.
Com um fluxo de nutrição de leads, você consegue desenvolver um relacionamento com o cliente por e-mail, o levando até onde você quer, como uma nova compra.
7. O tráfego pago pode ser um aliado
A mídia paga são ações de marketing digital onde você investe para que seu conteúdo apareça com destaque. Ela pode ser usada em redes sociais, mecanismos de busca e outros canais online.
Utilizando a segmentação que os canais oferecem, você consegue atingir clientes em potencial e conquistar mais acessos e vendas.
8. Realize promoções
Ações de vendas que nunca falham, são promoções! Com elas, você consegue atrair o público para sua loja, aumentar as vendas, movimentar um estoque parado e muito mais!
Aproveite as datas comemorativas para incrementar as ações de marketing e adaptar a comunicação da sua marca.
Mas atenção: não deixe de calcular a margem de lucro com cuidado, afinal de contas, promoções não podem prejudicar o caixa.
9. Trabalhe com vídeos
Os vídeos são um formato de conteúdo que pode ser explorado pela sua marca. Ele pode ser usado nas redes sociais, mas também em perfis específicos, como um canal no Youtube.
Com eles, você ganha uma vantagem competitiva de mesclar aspectos visuais e textuais.
Uma dica de ação de marketing com vídeos, são tutoriais e demonstrações de como usar os produtos.
10. Tenha um WhatsApp exclusivo para a empresa
As ações de marketing também envolvem atenção ao atendimento. Para isso, o indicado é ter um canal de WhatsApp apenas para empresa.
Assim, as conversas pessoais não se misturam e você pode criar um fluxo de comunicação e atendimento que envolva toda sua equipe.
11. Conte com um programa de indicação
Ter um programa de indicação é uma ação de marketing que estimula o “boca a boca”. Assim, você dá uma vantagem para o cliente que trouxer outros clientes.
Você pode fazer isso oferecendo descontos ou outras vantagens, como frete grátis e cashback.
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As ações de marketing geram maior retorno financeiro para empresa, assim como aumento do alcance da marca. Elas são o caminho para te levar a outro nível.
Mas para se dedicar às ações de marketing, você precisa de tempo. E para isso, conte com o PagVendas, o software de gestão gratuito que vai otimizar os processos do seu cotidiano.
Com ele, você tem:
- Controle de frente de caixa na palma da sua mão;
- Relatório de vendas;
- Cadastro de clientes e fornecedores;
- Agendamento dos horários de atendimento ao cliente;
- Simulador para prever os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
- Gestão de estoque e produtos;
- Emissão de Notas Fiscais;
- Criação de Loja Online.