Resumo do texto
- Entenda o que é e a importância de um relatório de vendas;
- 5 passos para construir o seu relatório;
- Exemplos de relatórios para usar no seu negócio.
Como empreendedor, é importante que você tenha ferramentas para acompanhar o andamento do seu negócio. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, dentre elas, com um bom relatório de vendas.
O documento serve como um guia para entender se os vendedores ou ações de marketing estão dando resultado. Mas, também pode ser usado para mostrar os números da empresa para o público externo.
Se você é dono do negócio ou gestor, precisa saber como fazer um relatório de vendas efetivo. Um documento que consiga ajudar nas tomadas de decisões e possa apresentar o andamento da empresa!
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O que é um relatório de vendas?
O relatório de vendas é um documento que apresenta os números da área comercial do negócio. Ele ajuda a entender se as estratégias estão funcionando, assim como o desempenho do time de vendas.
Por que os relatórios de vendas são importantes?
Esse balanço ajuda a empresa a entender a movimentação comercial.
Com os relatórios de vendas, o gestor ou dono do negócio consegue avaliar o índice de retenção de clientes, quantidade de novos usuários e se as ações de marketing estão sendo efetivas.
As informações são importantes para que as próximas decisões estratégicas tornem os resultados ainda melhores!
Para quem atua com time de vendas, consegue, ainda, avaliar quais os melhores vendedores, qual etapa do processo tem mais sucesso e qual precisa de mais atenção.
Veja como fazer um relatório de vendas em 5 passos
Ter um relatório de vendas é importante, mas como você pode colocar isso em prática? É o que vamos ver agora!
1. Mapeie as informações necessárias
Os negócios não são iguais e isso acaba afetando, também, os relatórios produzidos. Por isso, o primeiro passo é definir quais são as informações que devem constar neste relatório. Alguns exemplos são:
- Vendedores;
- Origem do cliente (site, redes sociais, loja física);
- Gastos com ações de marketing;
- Despesas do negócio.
2. Delimite a proposta do relatório de venda
Dependendo do uso do relatório, ele terá determinada estrutura e apresentação. Se você quer montar uma análise semestral para avaliar o fluxo de caixa, é um caso. Mas, se pretende apresentar para o time de vendas, para falar sobre produtividade e rentabilidade, o foco é outro.
Por isso, saber qual o objetivo do relatório e como ele será usado, é importante.
3. Defina um período para alcançar resultados
Todo relatório precisa ter início e fim. No caso do relatório de vendas, não podia ser diferente. Antes mesmo de começar a coletar as informações, já coloque qual será o período.
A definição também pode influenciar na comparação que será feita. Por exemplo, se o seu relatório é do primeiro trimestre, não faz sentido comparar os dados com os do ano anterior. Fique atento a esse ponto!
4. Defina métricas para analisar o resultado
Se no primeiro passo você escolheu as informações a serem analisadas, aqui, é hora de pensar nas métricas. São dados importantes que te ajudam a fazer uma análise mais profunda.
Caso esteja em dúvida de quais usar, veja essas sugestões:
- Custo de Aquisição do Cliente (CAC);
- Lifetime Value (LTV);
- Retorno sobre Investimento (ROI);
- Total de vendas.
5. Escolha um modelo de apresentação
Você pode até achar que modelos de relatório de vendas não importam! Mas, a verdade é que essas informações podem ser densas, com números, cálculos e gráficos complexos.
Neste caso, é importante escolher a melhor forma de mostrar aqueles dados para quem quer que seja. Uma dica é destacar as informações mais importantes e mostrar como elas impactam no dia a dia e no futuro do negócio.
Quais são os principais exemplos de relatórios?
Ao final de um dia de trabalho, você pode ter um relatório de vendas pronto na sua mesa, assim como no final da semana. Esses são alguns exemplos de relatórios de vendas para usar no seu negócio. Confira:
Relatório diário
Por ser feito e recebido todos os dias, é importante que esse relatório de vendas seja fácil de entender, rápido e fluído. Procure adicionar as informações principais do dia, de forma resumida e assertiva.
Uma dica é usar lista de itens para mostrar as informações referentes ao dia.
Relatório semanal
Assim como o relatório diário, o relatório semanal também precisa ser agradável de visualizar. Dê destaque para os dados mais importantes da semana, como o dia de pico de venda, os profissionais que mais venderam e as tendências identificadas.
Relatório mensal/trimestral
Com mais tempo adicionado ao relatório, procure avaliar mais a fundo as ações realizadas. Adicione neste documento dados que possam representar grandes mudanças, como a saída de um produto que estava parado no estoque e os gastos com comunicação.
Aqui, você deve conseguir enxergar tudo de importante que aconteceu no setor comercial no período. E, isso inclui detalhes sobre itens, equipe e, claro, despesas.
Relatório do plano de vendas anual
Quando o assunto é empreendedorismo, não dá para confiarmos apenas no que achamos. O relatório do plano de vendas anual é uma projeção feita com base em dados anteriores.
Por exemplo, se no ano passado, você vendeu mais casacos em maio, já faça uma previsão desse mesmo aumento de vendas no ano atual. O relatório anual vai ajudar o empreendedor a organizar, de forma mais assertiva, as compras com fornecedores e esforços de logística.
Atenção: sempre que for pensar no futuro, procure se basear em dados e informações, não em “achismos”.
Relatório de progresso
Esse relatório pode ser montado para cada pessoa da equipe de vendas. Ele ajuda a entender quais funcionários estão vendendo mais e quais estão precisando de um empurrãozinho.
É importante que este documento seja preenchido por cada um de seus funcionários. Assim, conseguirão acompanhar a própria evolução, além de criar um sentimento de desafio e dedicação.
Relatório de vendas e marketing
Você pode ter um relatório específico para medir as vendas geradas com os esforços de marketing.
Neste caso, é importante definir o período que será analisado e incluir os dados de vendas e os investimentos em comunicação. Assim, você consegue ter uma ideia da rentabilidade dessas ações.
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Agora, você está pronto para fazer um bom relatório de vendas. Mas para isso, precisa de muitas informações sobre seu negócio, como dados de vendas, dos vendedores e, até mesmo, do estoque!
Ter esse tipo de dado de forma automatizada e gratuita pode ser o que falta para garantir relatórios com mais efetividade e assertividade. E, você pode ter isso com o PagVendas.
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