Hiperpersonalização em vendas: conheça essa tendência e entenda por que ela é tão importante

Resumo do texto

  • Aprenda o que é a hiperpersonalização em vendas;
  • Saiba qual é a diferença entre personalização e hiperpersonalização;
  • Entenda como ela afeta a experiência do cliente.

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O mundo das vendas está cada vez mais competitivo. E, para se destacar no mercado, algumas empresas estão seguindo uma nova tendência: a hiperpersonalização.

Essa abordagem busca conhecer cada cliente e oferecer experiências únicas e cativantes.

Conheça esse conceito mais a fundo e confira como a hiperpersonalização pode ser usada para conquistar e fidelizar clientes!

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O que é a hiperpersonalização em vendas?

A hiperpersonalização é uma estratégia que tem como objetivo criar experiências individualizadas. Para isso, a empresa utiliza o maior número de informações sobre o consumidor, analisando o histórico, comportamento e seus desejos.

Fazendo isso, a marca pode customizar todos os estágios da jornada de compra, alinhando as necessidades das pessoas à disponibilidade de produtos ou serviços, aumentando as chances de conversão.

Por que a hiperpersonalização é considerada uma tendência?

Nos últimos anos, as mudanças no comportamento do consumidor impulsionaram a tendência da hiperpersonalização no setor de vendas.

Os clientes buscam cada vez mais experiências únicas. Na verdade, a maioria (76%) se sente frustrada quando isso não acontece.

E, enquanto muitas propagandas fazem ofertas genéricas, a empresa que adota a hiperpersonalização em vendas, mostra que entende as tendências de consumo e as necessidades do usuário. E, por isso, consegue apresentar soluções relevantes.

Qual a diferença entre personalização e hiperpersonalização?

A diferença está no nível de individualização das experiências oferecidas. Na personalização tradicional, são utilizadas informações demográficas, comportamentais e de histórico de compras para segmentar os clientes. Então, as interações e as ofertas são customizadas com base nas características gerais de cada grupo.

Vamos supor que o cliente de um e-commerce queira comprar roupas esportivas, sendo assim, o site pode sugerir produtos relacionados, como tênis ou acessórios esportivos.

Enquanto isso, a hiperpersonalização vai além. Ela utiliza um conjunto maior de informações para criar um perfil completo do cliente e conhecê-lo a fundo.

Retomando o exemplo anterior, em vez de simplesmente enviar recomendações com base no histórico de compras, a estratégia hiperpersonalizada pode oferecer uma seleção exclusiva de produtos premium para corrida, levando em consideração as marcas favoritas desse consumidor ou oferecendo dicas de treinamento.

Hiperpersonalização em vendas: conheça essa tendência!

A influência da hiperpersonalização na Customer Experience

A hiperpersonalização tem uma influência significativa na experiência oferecida ao cliente, porque auxilia a empresa a atender às expectativas de seus consumidores.

Desse modo, é possível dar individualidade ao atendimento, levando em consideração as dores, preferências e evolução dos hábitos do consumidor.

Isso leva ao destaque frente a concorrência e conduz ao crescimento mesmo em um mercado acirrado.

Como a hiperpersonalização é vantajosa para o CX?

Essa estratégia também traz outros benefícios para o customer experience, como:

  • Conhecimento aprofundado sobre o perfil do público-alvo;
  • Agiliza processo de compra;
  • Maior satisfação do público;
  • Melhoria no atendimento;
  • Antecipação de necessidades;
  • Fidelização;
  • Maior engajamento e conexão emocional com a marca.

Como implementar a hiperpersonalização em vendas na prática?

A implementação de uma estratégia hiperpersonalizada requer atenção a alguns pontos importantes. Veja abaixo:

Coleta de dados

O primeiro passo é reunir informações relevantes sobre os clientes, pois isso ajudará a tornar a experiência única para cada pessoa.

O uso do Big Data pode ser bastante útil nessa etapa, pois trata-se de um grande volume de dados provenientes de diversas fontes, como transações, interações com os consumidores, canais de atendimento, mídias sociais, entre outras.

Ao aproveitar as capacidades do Big Data, as empresas podem obter informações valiosas para direcionar suas ações.

Tratamento dos dados

Organize as informações coletadas para facilitar a compreensão e elimine aquelas que não forem necessárias.

Análise dos resultados coletados

Realize análises como segmentação, padrões de compra, além de outras técnicas de interpretação de dados. Dessa forma, será possível identificar oportunidades de personalização eficientes.

Criação de ofertas personalizadas

Com base nas percepções obtidas, elabore ações, campanhas e ofertas customizadas. Isso pode envolver o envio de recomendações de produtos relevantes ou descontos exclusivos.

É importante adaptar a mensagem, o tom e o canal de comunicação, já que algumas pessoas preferem receber informações por e-mail, outras por WhatsApp, etc.

Feedback, monitoramento e otimização

Após implementar as ofertas e ações hiperpersonalizadas, busque coletar feedback e monitorar os resultados por meio de pesquisas ou outros métodos.

E lembre-se de ajustar e otimizar a abordagem para que ela continue com um bom desempenho com o tempo.

A importância de ter uma estratégia data-driven na empresa

Ter um plano orientado por dados permite que os gestores tomem decisões mais assertivas, baseadas em evidências. Assim também dá para identificar oportunidades de crescimento no mercado e possíveis desafios.

Ao adotar essa abordagem, o negócio estará preparado para se adaptar às mudanças e tendências do mercado e oferecer experiências melhores!

Com tudo isso, fica mais fácil criar um relacionamento mais próximo com os consumidores e fidelizá-los.

Você também pode fazer isso com o ClubePag, criando seu próprio programa de fidelidade. Com ele, é possível atrair clientes com ofertas exclusivas e cashback!

Ele pode ser ativado pelo aplicativo PagVendas ou no site do PagBank.

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