Resumo do texto
- O que é e para que serve a conciliação bancária?
- Entenda as diferenças entre conciliação bancária e fluxo de caixa;
- Saiba como evitar erros comuns nesse processo.
A conciliação bancária é a comparação feita entre o seu controle financeiro com tudo o que entrou e saiu do seu saldo no banco em determinado período.
Essa prática é essencial para garantir a saúde financeira do negócio, já que te ajuda a ter certeza de quanto dinheiro há para investir, pagar contas e outras demandas que podem surgir.
Entenda tudo sobre conciliação bancária e aprenda a ter mais controle sobre o seu empreendimento!
O que é conciliação bancária?
A conciliação bancária é um processo de gestão financeira que serve para comparar as entradas e saídas mostradas no seu extrato bancário. Imagine que você tem um restaurante e, em um dia, vende R$ 800 no débito, no dia seguinte R$ 500 e no outro R$ 400. Para fazer o seu controle de caixa, anota esses valores em uma planilha.
No final da semana, você confere se os valores pagos pelos clientes entraram mesmo na sua conta. Ou seja, de acordo com as vendas citadas, um total de R$ 1.700 deve aparecer no extrato.
Esse processo é a conciliação bancária na prática. No exemplo, foram usados pagamentos no débito, mas o mesmo serve para crédito, boleto bancário e Pix.
Para que serve a conciliação bancária?
Ao fazer a conciliação bancária, você garante que recebeu todo o dinheiro das vendas e:
- Identifica fraudes de pagamento;
- Tem maior controle sobre as finanças;
- Melhora a previsão de entradas e saídas;
- Organiza o fluxo de caixa;
- Direciona o orçamento para as áreas do negócio que precisam de melhorias.
Qual a diferença entre conciliação bancária e fluxo de caixa?
A conciliação bancária e o fluxo de caixa são duas operações complementares, mas que possuem diferenças. Confira quais são:
Dicas para fazer uma boa conciliação bancária
A conciliação bancária é um processo que precisa ser feito com frequência para garantir que tudo esteja em ordem no seu negócio. Saiba por onde começar:
1. Organize todos os arquivos
Mantenha todos os registros, extratos bancários e documentos financeiros organizados e com fácil acesso, isso torna a conciliação mais eficiente.
2. Nunca deixe problemas pendentes
Ao encontrar erros durante a conciliação, como transações não registradas ou valores abaixo do esperado, procure resolvê-los imediatamente. Não os deixe para depois, pois isso pode virar uma bola de neve e trazer problemas maiores no futuro.
3. Mantenha a transparência
Seja transparente na hora de documentar e registrar todas as transações financeiras, além de sempre preencher o valor correto, incluindo os centavos. Isso ajuda a evitar erros e facilita o processo de conciliação todos os meses.
Erros comuns na conciliação bancária
Se você já se viu perdido em uma confusão de números e extratos bancários, com aquela sensação de que algo está errado, você não está sozinho.
A conciliação bancária pode ser um desafio para muitas pessoas, e erros comuns podem acontecer. Os principais são:
- Esquecer de anotar transações;
- Trocar números na hora de fazer as contas;
- Não registrar as transações imediatamente;
- Ignorar as taxas do banco quando calcular;
- Deixar de conferir os extratos cuidadosamente.
Por que é importante contar com um software de conciliação?
Ao usar uma plataforma de conciliação bancária, você acompanha todas as transações financeiras do seu negócio em tempo real. Assim, fica mais fácil detectar discrepâncias e resolver problemas rapidamente!
Além disso, um software de conciliação traz economia de tempo, reduz os erros humanos na hora de conferir cada transação e rastreia com agilidade se algum pagamento não está correto.
Os relatórios detalhados do software e a facilidade de uso também ajudam no controle financeiro da sua empresa.
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