Cuidado com as pequenas despesas, afinal:

“um pequeno vazamento pode afundar um grande navio.”

A frase que abre o post de hoje é de Benjamin Franklin, um importante político norte-americano e que está totalmente ligado à economia do seu país, afinal sua cara estampa a nota de 100 dólares.

Esta pequena curiosidade sobre o autor e seus dizeres já dá o tom do assunto que vamos discutir por aqui hoje: as pequenas economias que fazem a diferença em nossas vidas.

Guardar um dinheiro e juntar umas economias pode ser um desafio para muita gente. Conforme vamos contabilizando as contas do mês e aqueles gastos que são indispensáveis, é comum pensar algo como “não tem como guardar nada!”.

Mesmo quando economizar parece algo impossível, existem sim algumas saídas, e elas estão justamente naqueles “pequenos vazamentos”. Ou seja, os pequenos gastos que podem ser cortados e acumulados para gerar uma economia mensal.

E para ajudar você nesta tarefa, o PagBank é seu melhor aliado! Através do super app, você tem acesso a um banco completo e grátis com TEDs ilimitadas, cartão internacional grátis, pagamento via QR Code com cashback e muito mais!

Baixe o super app aqui e livre-se da bancocracia!

Depois de ter essa ferramenta completa à disposição, tudo fica mais fácil. Por isso, olhando bem para a forma como usamos o dinheiro mês a mês, sempre é possível encontrar uma oportunidade de economia, e é exatamente isso que queremos discutir com você por aqui.

Descubra quais são aquelas pequenas atitudes que podem dar uma ajudinha para a sua missão de fazer uma economia, sair do vermelho ou, quem sabe, tirar do papel aquele sonho antigo que você sempre teve, mas não conseguiu colocar em prática por falta de uma dinheiro extra.

Faça um planejamento das suas finanças

Uma das principais dicas dadas por qualquer especialista em finanças e economia familiar é criar uma forma de controlar todos os seus gastos.

O jeito mais fácil de fazer isso é usando um caderno e anotar tudo o que você comprou e pagou. Mas, melhor do que isso é trocar a caneta e o papel por uma planilha no seu computador. Ela é bem mais prática e ainda pode fazer as somas de gastos para você.

Se fazer planilhas não é o seu ponto forte, não se preocupe, o PagSeguro PagBank tem uma solução a poucos cliques de você. Baixe grátis agora mesmo nossa planilha exclusiva para controle de gastos e descubra como essa tarefa de anotar seus gastos pode se tornar bem prática e rápida, tomando poucos minutos do seu dia.

Priorize os gastos fixos

Aqueles gastos regulares, como mercado, combustível, mensalidade da escola das crianças e as contas mensais devem ser sua prioridade. Feito um planejamento das suas finanças, será possível analisar quanto você gasta com essas demandas todos os meses.

A partir dessa análise, você vai conseguir identificar quanto dinheiro sobra e quais são os outros gastos (que não são fixos) que você tem. Por exemplo: você ainda paga para ter conta em banco?

No PagBank, você tem um banco completo e grátis na palma da sua mão. Com número de agência e conta, é possível fazer transferências entre contas (TEDs) quantas vezes você quiser e sem pagar nenhum centavo por isso. Precisa de um cartão? O PagBank te dá um cartão internacional sem tarifas e anuidade!

Baixe o super app agora e abra sua conta grátis!

O seu foco para economizar é reduzir essas despesas, especialmente se elas foram ligadas a coisas bem supérfluas e desnecessárias, como as taxas bancárias.

O comércio trabalha com diversas datas comemorativas e momentos de promoção. Acompanhar os preços e as ofertas das suas lojas preferidas é uma boa maneira de não gastar mais no momento de fazer suas compras.
É só ficar de olho nas redes sociais e no site das lojas que você mais gosta para acompanhar os preços e as novas promoções.

Revise sua conta de celular

Nos dias de hoje, quase todo mundo tem um celular. Ele se tornou uma ferramenta muito importante, inclusive para gerenciar suas economias, como é feito pelo super app do PagBank.

Apesar de ser um excelente companheiro para muitas tarefas, você precisa ficar esperto na sua conta mensal. Quem tem planos pós-pagos deve ficar de olho na fatura e conferir se está usando tudo o que o plano oferece.

Operadoras de telefone sempre lançam novos pacotes e promoções interessantes. Basta ficar de olho nas oportunidades e encontrar aquele que se encaixa nas suas necessidades e oferece o melhor preço.

Agora, se você quer mesmo economizar com telefonia celular, a melhor atitude é trocar seu plano pós-pago por um pré-pago, assim, você tem ainda mais controle sobre seus gastos. Isso sem falar que é possível recarregar seu telefone usando o super app do PagBank!

Faça uma lista antes de ir ao mercado e siga ela à risca

Mercado sempre é uma tentação. Quase todo mundo que vai ao supermercado fazer as compras básicas sempre acaba voltando para casa com uma coisa ou outra a mais, seja um doce, uma cervejinha ou um mimo para as crianças.

Apesar de serem pequenos gastos, quando acumulados, esses itens extras que não estavam na sua lista do mercado vão crescendo e, no final do mês é provável que você tenha uma surpresa com quanto gastou só com “besteiras”.

Para quem quer economizar dinheiro, uma das melhores práticas a seguir é ter 100% de comprometimento com a sua lista de mercado… E não comprar mais nada!

Por mais difícil que isso seja (ainda mais quando vamos ao mercado com fome), é importante evitar essas compras extras em prol do seu objetivo maior: guardar dinheiro. Se possível, além de seguir a sua lista de compras à risca, procure ir aos mercados que estão com os melhores preços.

Algumas pessoas fracionam suas compras e fazem parte delas em um mercado e parte em outro, tudo em busca dos melhores preços. Por mais chato e trabalhoso que isso seja, pode apostar que esse esforço garante uma boa economia por mês.

Tenha cuidado com as tentações das compras online

A internet facilitou muito o jeito como fazemos tarefas do dia a dia, como pagar contas, falar com os amigos e, claro, fazer compras.

Apesar de todas as facilidades trazidas pelas lojas virtuais, uma coisa é fato: para quem compra, a internet é uma tentação. As estratégias de marketing na internet conseguem fazer com que aquele produto que você “namorou” fique aparecendo em diversos sites, ou seja, um verdadeiro convite insistente para você gastar.

É preciso ter disciplina com as compras online, elas são tão práticas que é muito fácil perder o controle e gastar cada vez mais. E a surpresa pode não ser nem um pouco agradável: grandes gastos no cartão de crédito.

Tenha em mente que comprar pela internet é um bom jeito de encontrar o produto que você precisa pelo melhor preço, mas nunca se esqueça que a tentação é grande. Portanto, mantenha-se firme e não saia comprando tudo que te interessa.

Não pague multas desnecessárias nos boletos

Que atire a primeira pedra quem nunca pagou um boleto atrasado. Seja por esquecimento ou por necessidade de esperar cair um dinheiro na conta, quase todo mundo já deixou um boleto para trás e pagou multa depois.

Apesar das cobranças por atraso serem pequenos valores, conforme se acumulam, elas transformam-se em um gasto significativo — principalmente quando uma empresa de cobrança terceirizada é acionada. E agora fica a pergunta: se as contas já são altas, por que atrasar e pagar ainda mais?

Pague seus boletos em dia para evitar gastar ainda mais com eles. Se o vencimento das suas contas não estão coordenados com os dias que você recebe (ou nos dias de maior movimento no seu negócio), vale a pena acionar a concessionária de energia, seu provedor de internet ou a empresa de água e esgoto para alterar a data de vencimento das suas contas.

Fazer isso é bem rápido, a maioria desses serviços permite que você altere a data diretamente pelo site, usando seus dados de consumidor. Faça isso hoje mesmo e comece a economizar dinheiro já.

Faça comida em casa

Todo mundo gosta de uma comidinha pronta, mas, infelizmente a realidade é uma só: cozinhar em casa sai mais em conta do que pedir comida com frequência. Por essa razão, se você pretende reduzir seus gastos mensais, é importante exercitar o mestre cuca que existe em você.

Mais uma vez, a internet pode ser uma grande aliada. Existem muitos sites e vídeos que ensinam receitas práticas, rápidas e baratas, assim, é possível comer bem e gastar pouco.

Agora, se você odeia esquentar a barriga no fogão, a nossa dica é: faça pedidos em restaurantes do seu bairro ou que não são as grandes marcas do mercado de alimentação. Com isso, é possível fazer duas ações bacanas, que são gastar menos com os pedidos de comida enquanto ajuda um empreendedor da sua cidade.

Coma bem e gaste menos com remédios!

Hipócrates, o pai da medicina, já falava lá na Grécia Antiga: que o alimento seja seu remédio e que o remédio seja seu alimento. Já faz alguns milênios que a humanidade já descobriu que a melhor forma de cuidar da saúde é com uma boa alimentação.

Comer bem não significa gastar muito com comida, e pode ter certeza que gastar com alimentos é bem mais em conta do que investir em remédios. Uma dieta equilibrada ajuda a evitar a obesidade, diabetes, pressão alta e diversas outras doenças. Claro que o aparecimento dessas doenças pode acontecer com quem se alimenta bem, mas as chances são bem menores.

Então, fique com essa dica: o custo-benefício de gastar com alimentação é bem melhor que o custo-benefício de gastar com remédios, por isso, é possível economizar dinheiro com saúde ao criar uma rotina saudável de alimentação.

Repense seus gastos com saúde

Você é do tipo de pessoa que tem plano de saúde mas faz uma ou outra consulta por ano? Mesmo não utilizando os serviços do seu plano, todos os meses é preciso pagar a mensalidade, e estamos falando de uma das cobranças mais caras da rotina dos brasileiros.

Planos de saúde são bons investimentos, porém, se você está saudável e quer manter apenas umas consultas de rotina, que tal substituir seu plano de saúde pelo PagBank Saúde?

Com uma mensalidade bem mais baixa que de um plano, você obtém acesso a uma rede de médicos, laboratórios e consultórios odontológico e consegue pagar entre R$60 e R$90 em uma consulta, bem mais barato que arcar com os gastos anuais do plano.

Conheça o PagBank Saúde e descubra como economizar quase 90% com despesas médicas para consultas. Confira todas as informações aqui.

Fique de olho em programas de pontos e fidelidade

Algumas lojas e empresas oferecem programas de fidelidade aos consumidores como uma forma de estimulá-los a sempre comprar de suas marcas. Na maioria dos casos, os programas de fidelidade não custam nada para o cliente e ainda oferecem melhores preços, formas de pagamentos e descontos especiais.

Vale a pena verificar se suas marcas e estabelecimentos comerciais preferidos têm um programa de fidelidade e, se houver, faça seu cadastro e comece a participar. Até em supermercados é possível encontrar esses clubes de descontos, que oferecem promoções semanais bem interessantes e que podem contribuir para seu plano de economias.

Pague usando o QR Code PagBank e receba parte do valor de volta

Uma das ferramentas mais interessantes de pagamento que oferecemos aos nossos clientes é o pagamento via QR Code. Ele funciona assim: o vendedor que usa as maquininhas do PagSeguro pode emitir o código QR (que é aqueles códigos quadradinhos que podem ser lidos com a câmera do celular) e o cliente que tem conta grátis PagBank pode pagar usando o super app.

Esse jeito de fazer pagamentos é simples, bem rápido e seguro, e junto com essas praticidades você ainda recebe parte da sua compra de volta. Esse sistema se chama cashback, e usando o QR Code PagSeguro PagBank, você recebe 10% do valor da sua compra de volta na sua conta digital.

Essa é uma maneira bem interessante para fazer suas compras com modernidade e ainda economizar dinheiro ao receber parte do que você pagou de volta.

Use um Cartão Pré-Pago PagBank para controlar seus gastos com precisão

O Cartão Pré-Pago PagBank surgiu para auxiliar quem costuma perder o controle quando faz compras com cartão. Com ele, é possível utilizar apenas o saldo determinado no momento da recarga.

Por exemplo: você carregou R$500 no seu Cartão Pré-Pago PagBank. Quando for às compras, você terá esse saldo de R$500 para utilizar. Ou seja, as preocupações com fatura, anuidade, limite e cheque especial acabaram!

Assim, você elimina aquelas tentações que o cartão de crédito oferece e entra em cena um jeito prático de comprar, mas que evita que você perca o controle financeiro.

E não é só no momento das compras que o Cartão Pré-Pago te ajuda. Se você tem filhos e quer controlar os gastos deles ou dar uma mesada de uma maneira simples, pode contar com o nosso Cartão!

Veja como é simples pedir um Cartão Pré-Pago PagBank!

Diga adeus às taxas bancárias

Uma das coisas mais chatas na relação que temos com bancos são as taxas. Em muitos casos, essas cobranças são altas, e até mesmo abusivas em alguns casos. Infelizmente, muitos bancos não entendem seus clientes e mantêm essas taxas altas e que não ajudam no seu plano de economizar.

Para dar adeus às taxas desagradáveis, você já sabe: abra sua conta no PagBank, seu novo banco completo e grátis. Aqui você não gasta um centavo com taxas de administração da sua conta e nem para fazer TEDs para outros bancos (e sem limite de quantidade). A questão das transferências, inclusive, vale um destaque.

Fazer um TED pode custar até 15 reais! Já imaginou mandar 20 reais para um amigo e pagar quase 100% do valor em taxas? Isso não faz sentido e não é justo com o cliente, por isso, no PagBank, esse tipo de cobrança não existe. Queremos oferecer aos clientes mais do que uma conta prática, mas um jeito justo de cuidar do dinheiro!

De quebra, o valor que você tiver na sua conta grátis PagBank rende mais que a poupança. Ou seja, mesmo sem fazer nada você já estará fazendo seu dinheiro valer mais!

Abra já a sua conta grátis! É rapidinho!

Procure oportunidades de garantir uma renda extra

Se você quer economizar dinheiro, nada te impede de ter mais entrada financeira na sua rotina. Já pensou em fazer um esforço e conseguir mais uma fonte de renda? Muitas pessoas fazem isso como uma forma de ampliar suas economias e contribuir para tirar seus sonhos do papel ou para sair do vermelho.

Existem muitas formas de obter uma renda extra. Aqui no blog do PagSeguro PagBank nós fizemos um post especial sobre formas de garantir mais renda, clique aqui para ver nossas dicas!

E não se esqueça que uma das formas bem simples de ganhar um dinheiro extra é participar do Indique e Ganhe. Para cada pessoa que você indica as maquininhas do PagSeguro ou para abrir uma conta grátis no PagBank, você ganha um bônus de até R$60 direto na sua conta.

Confira todas as regras do programa Indique e Ganhe aqui nessa página.

Junte sempre que puder!

Dica simples, mas bem didática: quem quer economizar e juntar dinheiro precisa aproveitar as oportunidades quando sobra um pouco em mãos.

Geralmente, quando sobra um dinheirinho na mão, é comum que encontremos um jeito de gastar, aproveitar aquela “sobra” e fazer algo que queremos. Porém, se você vai ter disciplina e seguir no seu plano de juntar uma grana, é importante aproveitar todas as oportunidades.

Sobrou um dinheiro no final do mês? Guarde. Recebeu um extra com sua nova fonte de renda alternativa? Guarde. Resumindo: sobrou, não gaste!

Por fim, retomamos que economias pequenas geram grandes resultados. Algumas mudanças nos seus hábitos e na sua rotina abrem espaço nas suas finanças e permitem que você tire seus sonhos do papel, pague suas dívidas ou dê início à uma reserva financeira.

E conte com as soluções do PagSeguro PagBank para contribuir com a sua missão. Basta baixar o super app e começar agora!