Confira 8 dicas de como vender na internet e fazer a marca crescer

Resumo do texto

  • Saiba como vender mais na internet;
  • Confira o que seu e-commerce precisa ter para crescer;
  • Veja 8 dicas para crescer no mundo online!

Conte com o PagBank para vender online!

 

O comércio online está cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro. A facilidade de comparar preços, a praticidade de comprar sem sair de casa e as promoções frequentes atraem cada vez mais pessoas para o mundo online. Por isso, seu negócio precisa saber como vender na internet! 

Para não ficar para trás em relação à concorrência, é preciso inserir sua marca no digital. Mas, para que isso aconteça de forma segura e rentável, é importante entender as principais estratégias para e-commerce. 

Saiba mais sobre como vender na internet, preparar sua loja virtual, começar a oferecer os produtos online e o que fazer para arrasar nas vendas!

Por que é importante vender pela internet?

Vender pela internet te coloca em contato com 156 milhões de brasileiros conectados à internet, permitindo expandir as vendas. É como se fossem mais de 150 milhões de potenciais compradores batendo à sua porta!

Além disso, a internet permite que as empresas operem 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso proporciona flexibilidade para os consumidores e transforma as oportunidades de vendas.

Tendências e projeções para o e-commerce brasileiro

O e-commerce no Brasil está em constante crescimento. Em 2023, por exemplo, as vendas online chegaram a R$ 185,7 bilhões. Aqui estão algumas tendências e projeções:

  • Crescimento de 11% para 15% do total do comércio até 2027;
  • Três em cada quatro e-commerces estão presentes nas redes sociais;
  • A importância crescente da jornada multicanal para o consumidor.

E muito mais! A verdade é que o negócio digital muda rapidamente, acompanhando as tendências da internet e do mercado. Se tornando assim, um grande palco para sua marca brilhar cada vez mais.

Principais vantagens do e-commerce

O e-commerce oferece várias vantagens para empresas de todos os tamanhos. De forma objetiva, ao abrir uma loja virtual, você ganha:

  • Maior alcance: você pode vender para todo o Brasil e até para o exterior;
  • Operação contínua: a loja virtual está aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Custos reduzidos: menor investimento inicial e de manutenção comparado a uma loja física;
  • Diversificação de produtos: oferece a possibilidade de vender produtos de nicho que não são facilmente encontrados em lojas físicas;
  • Facilidade de integração: você pode usar outras plataformas e ferramentas de vendas para otimizar sua loja;
  • Personalização: permite criar uma experiência de compra personalizada para cada cliente.

Está ficando interessado? Agora que você já sabe os benefícios, é hora de entender melhor como vender pela internet! 

Como vender pela internet e fazer o seu negócio crescer?

Para vender pela internet e expandir seu negócio é preciso passar por algumas etapas importantes, como a escolha da plataforma e a configuração técnica. Entenda melhor esses passos:

Escolha uma plataforma

Escolher a plataforma certa é muito importante e, para isso, você pode determinar alguns critérios importantes para seu negócio. Opções como WooCommerce e Magento oferecem funcionalidades que facilitam a gestão do seu negócio online, como a integração com o Checkout PagBank. 

Além disso, busque uma ferramenta que ofereça suporte técnico e recursos de personalização. Assim, você adapta sua loja virtual à marca e às necessidades do público-alvo, aumentando as chances de sucesso.

Configurando o seu e-commerce

Depois de escolher a plataforma, é hora de configurar seu e-commerce. Você vai precisar fazer algumas coisas essenciais, como:

Implementar essas etapas vai garantir que o seu e-commerce esteja pronto para atender os clientes e gerar vendas.

Estratégias para atrair e converter visitantes

Com o e-commerce pronto para ser acessado é hora de partir para a próxima fase: atrair e converter visitantes em clientes. Para isso existem diversas estratégias que podem ser adotadas. Aqui estão algumas que você deve aplicar:

  • Otimização para motores de busca (SEO): melhorar a posição do seu site nos resultados de busca;
  • Pesquisa de palavras-chave: identificar e usar termos que seu público-alvo está procurando;
  • Conteúdo relevante e otimizado: criar conteúdo que responda às perguntas e necessidades dos usuários;
  • Criação de blogs, vídeos e infográficos: diversificar o formato do conteúdo para alcançar diferentes públicos;
  • Utilização das redes sociais: promover seu conteúdo e interagir com os clientes em plataformas populares;
  • Google Ads: investir em anúncios pagos para aumentar a visibilidade imediata;
  • Anúncios em redes sociais: usar Facebook Ads, Instagram Ads, entre outros, para segmentar seu público;
  • Remarketing e campanhas de retargeting: alcançar novamente os visitantes que já interagiram com seu site.

Gestão e análise de desempenho

Com os visitantes chegando, é hora de analisar o desempenho das suas estratégias de marketing para garantir que seus esforços estejam gerando os resultados esperados, o famoso ROI. Para isso, você pode utilizar ferramentas que vão monitorar o comportamento dos visitantes.

O Google Analytics é a ferramenta primordial para empreendedores do digital. Ele permite acompanhar o tráfego do site, identificar as páginas mais visitadas e entender a jornada do usuário. Além disso, oferece insights sobre a origem do tráfego, ajudando a otimizar as campanhas de marketing.

Além dele, os relatórios de vendas te ajudam a entender o impacto das suas campanhas no faturamento. Eles ajudam a identificar quais estratégias estão gerando mais vendas e onde é possível melhorar.

Atendimento ao cliente e pós-venda

O atendimento ao cliente e o pós-venda são essenciais para garantir uma experiência do consumidor positiva. Um bom atendimento ao cliente não só resolve problemas, mas também cria uma relação de confiança e lealdade.

E como realizar isso, na prática? Primeiramente, é importante oferecer canais de atendimento diversos e acessíveis. Isso inclui telefone, WhatsApp, e-mail, chatbot e redes sociais. Dê o poder de escolha ao cliente, assim ele opta pelo canal por onde quer entrar em contato.

Por último, é essencial manter um acompanhamento pós-venda. Isso pode incluir e-mails de agradecimento, pesquisas de satisfação e ofertas exclusivas para clientes recorrentes. Essas ações mostram ao cliente que ele é valorizado mesmo após a compra.

Bônus: 7 dicas para vender mais pela internet

Como dissemos, o mercado online é competitivo e dinâmico. Por isso, para se destacar, é necessário seguir algumas práticas que podem ser o grande diferencial do seu negócio. A seguir, apresentamos oito dicas para te ajudar a aumentar suas vendas online e conquistar mais clientes.

1. Tenha uma estratégia

Parte de como vender na internet, é definir uma estratégia. Faça uma lista de perguntas que devem ser respondidas por você. Por exemplo:

  • Quais canais de venda serão utilizados? 
  • Você vai começar vendendo pelas redes sociais ou já irá criar uma loja virtual? 
  • O atendimento será feito via WhatsApp ou apenas pelo e-mail?

Com elas você pode determinar um caminho a seguir e consegue listar prioridades para que esse planejamento aconteça. Não tem problema se, depois que a operação começar, você precisar revisar o caminho.

2. Analise a concorrência

Estude seus concorrentes para entender as estratégias de venda, pontos fortes e fracos e formas de se comunicar. Isso ajuda a identificar oportunidades e ameaças no mercado. Pesquise os preços, promoções e abordagens de marketing dos concorrentes.

Use essas informações para posicionar melhor sua marca e desenvolver ofertas mais atraentes. Conhecer a concorrência permite que você se diferencie e ofereça algo único ao seu público.

3. Defina o catálogo da sua loja online

Escolha cuidadosamente os produtos que irá vender. Veja se há demanda e que você pode atender a essa demanda com qualidade. Um catálogo bem definido ajuda a equilibrar a expectativa do cliente e foca nos produtos que têm potencial de venda.

Organize-o de forma clara e intuitiva no site. Categorize os produtos e ofereça descrições detalhadas para facilitar a navegação e a escolha dos clientes.

4. Entenda o seu público-alvo

Conheça o perfil dos seus clientes: quem são, o que procuram e como consomem. Utilize ferramentas de análise de dados e pesquisas de mercado para obter essas informações. Entender seu público permite criar estratégias de marketing mais eficazes e personalizadas.

5. Saiba como fazer a precificação

Definir o preço dos produtos é uma das tarefas mais importantes. Considere todos os custos envolvidos e a margem de lucro desejada. Analise também os valores praticados pelos concorrentes para garantir competitividade.

A precificação deve ser estratégica, levando em conta a percepção de valor pelo cliente. Ofereça promoções e descontos de forma inteligente para atrair mais compradores sem comprometer a rentabilidade.

Quer ajuda para precificar seus produtos? Conte com a Calculadora de Desconto do PagBank!

6. Tenha equipe de suporte e canais de atendimento

Ofereça diversos canais de atendimento ao cliente, como chat, e-mail e telefone. Além disso, a equipe precisa ser treinada para não só fornecer um atendimento humanizado e de qualidade, como também resolver os problemas. Nada é mais frustrante do que perder tempo com alguém que não vai te ajudar em nada.

7. Muita atenção à logística do seu negócio

Uma boa logística garante que os produtos cheguem ao cliente dentro do prazo e em perfeitas condições. Escolha parceiros confiáveis e tenha um sistema de gestão de estoque eficiente.

Atrasos e problemas na entrega podem prejudicar a experiência e a imagem da sua loja. Por isso, é tão importante cuidar dessa etapa e garantir um serviço de qualidade.

Quer um parceiro de entregas confiável? Conte com o Envio Fácil!

Escolha os meios de pagamento certos para o seu negócio!

Além de saber como vender na internet, você também precisa conhecer as formas de cobrar online. Isso porque, é preciso passar segurança e tranquilidade para o consumidor e garantir eficiência para o seu negócio. 

Então, para você que está pensando em como vender online, o PagBank traz soluções de pagamento que vão te ajudar na etapa da transação:

Checkout PagBank

Para quem vai vender pela internet e quer criar seu próprio e-commerce, o Checkout PagBank é de fácil integração e traz toda a segurança para as transações financeiras. Com criptografia de ponta a ponta, os dados do usuário e da sua loja ficam protegidos e a experiência de pagamento é preservada.

Link de Pagamento

Se você quer vender online, mas não quer criar um site, o Link de Pagamento do PagBank é o seu parceiro. Com poucos cliques, você cria um link único e compartilha como preferir, por redes sociais, WhatsApp ou e-mail. Você ainda consegue configurar opções de parcelamento, custo do frete e data de validade.

Conte com o PagBank para vender na internet!