Você sabe como funciona e qual a importância do mercado de capitais?

Resumo do texto

  • O que é e como funciona o mercado de capitais?
  • Entenda a função desse mercado no universo dos investimentos;
  • Descubra as diferenças entre mercado de capitais e mercado de ações.

 

O mercado de capitais faz parte do sistema financeiro. Dentro deles estão as corretoras, bancos de investimento e outras instituições. É lá que acontecem as transações referentes a diversos tipos de investimento, como ações, títulos e debêntures.

No mercado de capitais se encontram investidores, dispostos a rentabilizar seu dinheiro, e tomadores, aqueles que se beneficiam da injeção de capital. Dentro dele, tanto a iniciativa privada quanto o governo conseguem levantar recursos ao comercializar ativos para investidores individuais, intermediários e corretoras.

O conceito pode ser um pouquinho complicado, mas pense que o mercado de capitais funciona como um grande shopping de investimentos, com diversas lojas, produtos e clientes.

Quer entender melhor como funciona, como participar e quais as diferenças entre mercado de capitais e mercado de ações? Então continue por aqui. 

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Descubra o que é o Mercado de Capitais

O que é o Mercado de Capitais?

O mercado de capitais funciona como um “ambiente de negociação”, onde acontece a compra e a venda de produtos financeiros, como:

  • Ações de grandes empresas;
  • Ações do tipo small caps;
  • Títulos de dívidas;
  • ETFs;
  • Contratos futuros.

Para facilitar a definição, vamos voltar ao exemplo do shopping. Imagine que cada loja corresponde a uma empresa ou instituições governamentais e expõe seus produtos em busca de clientes, que são os investidores.

Assim como acontece em um shopping tradicional, as lojas têm vários tipos de produtos, preços e modelos. A clientela também não é toda igual. No mercado de capitais estão presentes investidores individuais, institucionais e intermediários, como os bancos e as corretoras, por exemplo.

Porém, vale destacar um ponto importante: ao contrário do shopping, não existe um espaço físico ou virtual chamado “Mercado de Capitais”. 

Na verdade, ele é formado por vários espaços de negociação de investimentos, como a bolsa de valores e o mercado de balcão.

Ou seja, ele é como se fosse um grande ecossistema bem diversificado e frequentado por investidores com diferentes perfis. Nele, se encontram diversas aplicações com rentabilidade e riscos distintos.

Quais instituições fazem parte desse mercado?

O mercado de capitais é composto por várias instituições. Veja quais são elas:

CVM

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o xerife do mercado. Ela regula, fiscaliza e promove a transparência. Sua missão é proteger os investidores e estimular o mercado de capitais.

Bancos e fintechs

Bancos e fintechs são os facilitadores. Eles oferecem produtos e serviços financeiros, inovando e simplificando o acesso ao mercado. 

Bolsa de Valores (B3)

A B3 é o coração do mercado. É onde as ações e outros valores mobiliários são negociados. Ela é o ponto de encontro entre oferta e demanda.

Corretoras de valores mobiliários

As corretoras são as portas de entrada. Elas conectam investidores ao mercado, oferecendo assessoria e acesso. Atualmente, as corretoras, os bancos e as fintechs atuam de maneira parecida; todas são intermediárias entre investidores e tomadores.

Qual a função do Mercado de Capitais?

A principal função do mercado de capitais é colocar as empresas e governos – que desejam vender produtos financeiros – em contato com os investidores que querem comprá-los.

É por esse motivo que usamos a comparação com um shopping. Afinal de contas, a função desse tipo de estabelecimento é concentrar vendedores e consumidores em um mesmo lugar, estimulando o comércio. Mas qual é o objetivo ao facilitar esse encontro?

Para as empresas e governos, o mercado de capitais serve para captar recursos. Ao vender ativos, eles conseguem injetar dinheiro no seu patrimônio, o que é essencial para financiar projetos, especialmente a longo prazo.

Pense assim: o Governo vende títulos do tesouro para levantar recursos para obras e melhorias em setores como saúde, educação, infraestrutura etc. 

Já as empresas vendem ações para dar um gás no caixa e financiar novos investimentos, visando aumentar os resultados e gerar mais lucro.

Para os clientes, a ideia é construir locais seguros, práticos e confiáveis para compra e venda de investimentos.

Isso acontece porque não se compram aplicações financeiras em qualquer lugar, é necessário que as transações aconteçam de forma regulamentada e nos canais certos. 

Portanto, fazem parte do mercado de capitais as plataformas onde você consegue aplicar, como o Home Broker PagBank.

As divisões do mercado de capitais

Mercado Primário

No mercado primário, os ativos são vendidos pela primeira vez, ou seja, a negociação é feita diretamente entre os investidores e os emissores do título (que podem ser empresas ou governos).

Mercado Secundário

Após a emissão inicial, os investidores passam a negociar entre si,  e não mais diretamente com os emissores. Este mercado é importante, pois oferece liquidez e flexibilidade. 

Tanto o mercado primário quanto secundário são regulamentados pela CVM. Ela atua para que as compras e vendas sejam feitas de maneira justa e eficiente, protegendo o interesse de todos os envolvidos.

Por que o Mercado de Capitais é importante?

Dentro do mercado de capitais circulam valores altíssimos, que impulsionam o cenário econômico. Estamos falando de um dos maestros da economia, que ajuda a “distribuir o dinheiro” no mercado financeiro, dando visibilidade para diferentes empresas e ativos. 

É graças às movimentações do mercado de capitais que tanto a iniciativa privada quanto o Governo podem viabilizar e custear uma infinidade de empreendimentos que causam, direta ou indiretamente, o progresso de um país inteiro.

Além disso, ele cumpre a função de termômetro econômico. Quando vai bem, a economia está saudável e atrativa. Isso significa que o dinheiro não fica parado, e vai para onde pode trazer mais ganhos. 

Qual a diferença entre Mercado de Ações e Mercado de Capitais?

Essa é uma dúvida bem comum entre investidores. Afinal, ouvimos tanto sobre mercado de ações que é fácil acreditar que mercado de capitais seja um outro nome para a mesma coisa. Porém, existem grandes diferenças, veja na tabela abaixo:

Deslize para mais informações
Mercado de Ações Mercado de Capitais
Faz parte do mercado de capitais. Abrange o mercado de ações e outros instrumentos financeiros.
É focado na negociação de ações. Vai muito além das ações e inclui também títulos de dívida e derivativos.

Quais ativos são negociados no Mercado de Capitais?

Como você viu acima, dentro do mercado de capitais circulam diferentes aplicações, com riscos e rentabilidades variáveis. Veja abaixo um resumo sobre cada tipo de investimento: 

Ações

As ações representam partes do capital de uma empresa. Quando você compra uma ação, se torna um sócio minoritário, com direito a receber dividendos proporcionais à sua participação.

Clique aqui e leia este conteúdo que traz mais detalhes sobre as ações.

Debêntures

Debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas. Elas são uma alternativa ao financiamento bancário tradicional. Ao investir nessa modalidade, você empresta dinheiro à empresa e, em troca, recebe juros sobre o capital investido.

Entenda mais sobre o assunto neste artigo.

Letras do Tesouro Nacional

As Letras do Tesouro Nacional (LTNs) são títulos públicos emitidos para financiar projetos em diferentes setores da economia. 

Veja aqui as diferenças entre LTN e LTF.

Fundos de Investimentos

Fundos de investimentos são como uma espécie de “condomínio de investidores”. Cada um paga um valor para formar um caixa, que é aplicado pelo “síndico” (a equipe que gerencia o fundo) em diferentes ativos.

Conheça mais sobre os fundos e veja como eles ajudam a diversificar sua carteira de aplicações.

BDRs

Os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) permitem que investidores brasileiros apliquem em empresas internacionais sem sair da B3. Eles são uma ótima forma de internacionalizar a carteira.

Veja como fazer esse tipo de investimento.

ETFs

Exchange-Traded Funds (ETFs) são fundos negociados em bolsa que replicam o desempenho de índices, como o Ibovespa ou o S&P 500. Eles são uma forma eficiente de investir, com baixo custo e simplicidade, dando acesso a um portfólio diversificado com uma única transação.

Descubra mais sobre os ETFs neste conteúdo. 

Veja o passo a passo para investir pelo PagBank

Investir com o PagBank e entrar de vez no mercado de capitais é mais fácil do que você imagina. Tudo é feito em poucos cliques e passos rápidos, acompanhe:

  • No app PagBank vá até a aba de Investimentos;
  • Clique em “Aplicar meu Dinheiro”;
  • Escolha Renda Variável;
  • Clique em Alocar Saldo e digite o valor que você quer investir. Esse valor será transferido do seu saldo da conta PagBank para o saldo alocado no Home Broker;
  • Seu saldo da conta PagBank irá para o Home Broker;
  • Acesse a plataforma Home Broker;
  • Crie uma senha eletrônica de 6 dígitos, que precisa ser diferente da senha que você abre o super app;
  • Pronto! Agora é só escolher a ação e investir.

Acompanhe as Carteiras Recomendadas do PagBank!

O PagBank não só facilita o investimento, mas também proporciona conhecimento para você fazer as melhores escolhas. 

As carteiras recomendadas são construídas pelos nossos especialistas no mercado financeiro e fornecem uma orientação valiosa, especialmente se você é novo no mercado de capitais.

Elas são ajustadas regularmente para refletir as mudanças do mercado e da economia, o que garante que você esteja sempre por dentro das melhores oportunidades.

Ao seguir as recomendações do PagBank, você pode construir um portfólio diversificado, com o equilíbrio ideal entre risco e retorno. 

Além disso, a plataforma oferece análises e insights que podem ajudar a tomar decisões informadas. E se surgirem dúvidas, a equipe de suporte está pronta para te auxiliar!

Abra sua conta, explore as opções de investimento e aproveite para dar o próximo passo em direção aos seus objetivos financeiros.

Conheça os investimentos disponíveis no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”