Saiba como oferecer frete grátis no seu negócio sem ficar no prejuízo!

Resumo do texto

  • Quando oferecer frete grátis?
  • Saiba como disponibilizar essa vantagem sem ficar no prejuízo;
  • Descubra se vale a pena investir em entregas gratuitas.

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Oferecer frete grátis é uma ótima forma de atrair mais clientes, principalmente nos períodos em que a concorrência aumenta, como Páscoa ou Black Friday.

O frete grátis é um benefício extra, um diferencial que cria aquela sensação de economia nos clientes.

No entanto, antes de dar essa vantagem é preciso pensar no quanto ela impacta a saúde financeira do seu negócio, afinal, existe todo um custo logístico envolvido nesse processo.

Continue a leitura e entenda como oferecer frete grátis no seu negócio sem ficar no prejuízo!

O que significa oferecer entregas grátis ao cliente?

O frete grátis é uma prática muito comum no e-commerce, mas que também se aplica às lojas físicas. Ela significa oferecer um benefício extra ao seu cliente, como forma de aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com os consumidores.

Essa condição especial reduz o valor pago para adquirir o produto, causando uma sensação de economia.

frete grátis

Quando oferecer frete grátis?

Oferecer frete grátis depende muito da situação financeira da sua loja, já que quem arca com todos os custos de transporte é você. Contudo, uma boa alternativa é utilizar essa estratégia em datas sazonais, como a Black Friday e o Natal.

Isso porque durante os períodos de aumento no fluxo de compras muitos estabelecimentos comerciais criam suas próprias ações, então a concorrência fica mais acirrada.

Mas nada impede que você crie o seu próprio calendário de ações comerciais. O importante é deixar claro na comunicação que o frete grátis é um benefício, um privilégio, algo que você está se esforçando para proporcionar ao cliente. Desta maneira a sensação do consumidor “estar levando vantagem” aumenta e se consolida.

Além de contribuir para o crescimento das vendas, o frete grátis é uma estratégia que funciona muito bem para zerar o estoque de um produto específico ou penetrar em uma região onde a sua marca ainda não é conhecida.

Saiba como oferecer frete grátis sem ficar no prejuízo

Veja como implementar essa condição sem ficar no prejuízo seguindo algumas dicas:

Defina um valor mínimo para as compras

Considere o custo médio de frete para definir um valor mínimo de compra. Por exemplo, se o transporte custa R$20, não vale a pena oferecê-lo gratuitamente em compras de R$25. A margem de lucro não vai cobrir o custo do envio.

Mas como definir esse valor? Leve em consideração qual é o ticket médio do seu negócio e também a média de preço dos produtos que você vende. O ideal é incentivar a compra, tornando o valor mais atraente com mais produtos no carrinho.

Usando essa estratégia você acaba até aumentando um pouco a média de dinheiro que os clientes gastam na sua loja durante o período da ação de frete grátis.

Faça promoções específicas

Você não precisa oferecer frete grátis para todas as compras na loja. Veja quais são as categorias ou itens que têm um custo médio mais barato ou aqueles que possuem uma margem de lucro maior. Assim, será possível incluir o custo sem causar prejuízo.

Por exemplo, uma loja de cosméticos pode criar a ação de frete grátis apenas no setor de produtos para skincare. Avalie qual é o caminho mais prudente no seu caso e considere fazer testes ao longo do ano para validar o que dá mais certo.

Limite a oferta para regiões específicas

Uma boa alternativa pode ser frete grátis apenas para algumas regiões ou estados, mas antes de explicar a técnica é importante que você entenda como o valor do frete é calculado. Existem basicamente duas maneiras, considerando a entrega pelos Correios ou por transportadoras.

Os Correios calculam o frete com base em peso, volume total e a localização do destinatário. Já as transportadoras podem levar em conta, além desses quesitos, o preço do produto, a facilidade de acesso ao destino, modal de transporte (rodoviário ou aéreo, por exemplo), gerenciamento de risco e taxas (pedágio ou armazenamento, por exemplo).

Para limitar o frete a regiões específicas você pode

  • Escolher apenas o seu estado ou as cidades vizinhas à sua para que o valor da entrega seja reduzido e acessível;
  • Embutir o valor do frete no preço do produto, o que vai demandar alguns cálculos para que você não saia no prejuízo.

Faça kits de produtos

Criar kits de produtos com entrega gratuita é outra maneira inteligente de diminuir o impacto do frete grátis nas suas despesas. Isso acontece porque, ao aumentar o ticket médio da loja montando os kits, você ganha no volume de vendas e compensa o investimento no frete grátis.

Crie programas de fidelidade

Programas de fidelidade fazem com que seus clientes mais frequentes continuem comprando na sua loja. O frete grátis funciona como uma recompensa para incentivá-los a fazer novos pedidos, criando um sentimento de exclusividade e economia.

O ClubePag por exemplo, é uma ferramenta do PagBank que te ajuda a atrair e fidelizar seus clientes. Com ele você consegue criar ofertas exclusivas e cashback próprio, além de ganhar tempo e divulgar seu negócio de maneira mais simples.

Reduza trocas e devoluções

Fornecer produtos de qualidade e investir na experiência de compra do cliente ajuda a garantir a satisfação, reduzindo reclamações e aumentando a margem de lucro para cobrir o frete gratuito.

É interessante analisar a jornada do cliente na sua loja e como você pode diminuir as chances de receber pedidos de devolução. Comece conversando com os consumidores mais fiéis e tente identificar possíveis melhorias no processo de venda.

Por exemplo, a sua loja contém o máximo de detalhes na descrição dos produtos? É possível melhorar a comunicação entre você e o cliente? Tem como facilitar a compra de alguma maneira? Investigue e encontre soluções pertinentes.

Quais as vantagens de oferecer frete grátis?

Agora que você já viu como oferecer frete grátis sem ficar no prejuízo, vamos relembrar as vantagens que isso traz ao seu negócio:

  • Aumenta o número de conversões;
  • Incentiva seus clientes a gastarem mais na sua loja;
  • Conquista novos consumidores;
  • Fideliza os clientes mais antigos.

Além disso, a entrega gratuita das mercadorias faz com que a taxa de abandono de carrinho também diminua. Ou seja, reduz o número de clientes que adicionam os produtos na lista de compras e saem do site sem fechar o pedido.

Entenda como calcular o frete grátis

A essa altura já deve ter ficado claro para você que oferecer frete grátis é um diferencial que você procura para vender mais. Porém, para que isso não prejudique o seu fluxo de caixa, é fundamental aprender a fazer o cálculo do seu custo médio com frete.

Custo médio do frete

Para calcular o custo médio que você tem com frete, determine primeiro um período. Por exemplo, registre os envios durante um mês. O custo médio geral leva em consideração todas as vendas, mas você também pode verificar o investimento com entregas de uma categoria ou ainda de um único produto.

Supondo que vamos calcular o custo médio geral de uma loja de camisetas. Nos últimos 30 dias a loja realizou 25 envios de pedidos a valores variados de frete, como você vê a seguir.

  • 5 pedidos com frete de R$15
  • 10 pedidos com frete de R$12
  • 3 pedidos com frete de R$18
  • 7 pedidos com frete de R$10

Você vai somar todos os valores de frete e depois dividir o resultado pelo número de pedidos:

  • (5 x 15) + (10 x 12) + (3 x 18) + (7 x 10) = 319
  • 319 / 25 = 12.76

Nesse caso, o custo médio geral do frete da loja no último mês foi de R$ 12,76. Ou seja, uma técnica para oferecer frete grátis é incluir esse valor no custo ou retirá-lo da margem de lucro.

Como saber se está valendo a pena oferecer frete grátis?

Para ter certeza se o frete grátis está valendo a pena é importante se atentar aos seguintes pontos:

  1. Verifique se a margem de lucro de cada produto está sendo afetada;
  2. Faça um mapeamento para ver se alguma região de entrega está dando mais despesas do que lucros;
  3. Avalie os resultados nas vendas: fez diferença? Você notou um bom retorno? Esse é o índice mais importante;
  4. Tenha em mente que o tamanho e o peso do item também influenciam no valor do frete. Quanto ao peso não há muito o que fazer, mas para reduzir o tamanho ocupado você pode pensar em criar embalagens menores ou enviar tudo em uma caixa só, no caso dos kits.

Por que o frete impacta nas vendas?

O valor do frete impacta nas vendas porque na maioria das vezes se trata de um valor extra que o consumidor tem que desembolsar para comprar o produto. Se o cliente achar o preço da entrega muito caro, vai desistir da compra e procurar alternativas no seu concorrente.

O frete grátis pode reduzir esse impacto. A solução para isso é fazer uma boa pesquisa para encontrar a opção mais em conta. Com o Envio Fácil do PagBank, por exemplo, você tem à disposição uma ferramenta gratuita para ajudar na sua logística.

Utilize o Envio Fácil e simplifique a logística do seu negócio!

Lembra que falamos sobre o Envio Fácil e como ele pode ser a solução logística ideal para o seu negócio? Pois é! Com ele você simula, compara e escolhe entre diferentes opções para enviar seus produtos.

Veja os benefícios:

  • 70% de economia nos fretes;
  • Sem mensalidade ou contrato;
  • Múltiplas opções de frete;
  • Envio de produtos para todo o Brasil;
  • Código de rastreio do pedido;
  • Proteção contra perdas e extravios.

O Envio Fácil é ideal para quem vende online e também se integra perfeitamente com as outras soluções do PagBank para o seu negócio:

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