LCI e LCA: descubra as diferenças e entenda se vale a pena investir nesses ativos

Resumo do texto

  • Veja quais são as diferenças e semelhanças entre LCI e LCA;
  • Conheças as vantagens de investir em letras de crédito;
  • Inicie seus investimentos em LCI e LCA de forma estratégica e segura.

 

Existe no mercado, algumas opções de investimento para médio e longo prazo que combinam segurança e rentabilidade. Entre elas, as letras de créditos, conhecidas como LCI e LCA. 

Mas, como um investidor preparado, você sabe que é preciso entender o que é e quais as diferenças entre LCI e LCA. 

A busca por esses ativos vem crescendo. No primeiro trimestre de 2022, houve um aumento de 25,1% no volume alocado em LCIs e, de 20,7% em LCAs (segmento private), segundo a Anbima.

Mas na hora de investir, tanto faz escolher LCI ou LCA? Não! Apesar de serem letras de crédito, existem algumas diferenças nas LCIs e LCAs que precisam ser entendidas.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Afinal, quais são as diferenças entre LCI e LCA?

As LCIs e LCAs são títulos de renda fixa emitidos por bancos. Mas, apesar de serem parecidas, elas atuam em mercados diferentes. Veja quais são as principais diferenças entre elas:

  • Finalidade: as LCIs são emitidas para captar recursos para o setor imobiliário, já as LCAs são focadas nas atividades do agronegócio;
  • Destinatários: os recursos da LCIs vão para as construtoras, incorporadoras e financiamentos imobiliários. Já os valores captados pelas LCAs vão para cooperativas e produtores rurais.

E as semelhanças?

  • Rentabilidade: tanto a LCI quanto a LCA podem ter a rentabilidade pré-fixada, pós-fixada ou híbrida;
  • Liquidez: as letras de crédito não possuem liquidez diária, ou seja, é necessário aguardar o vencimento para solicitar o resgate das aplicações;
  • Risco: além de serem ativos de renda fixa, as LCIs e LCAs contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos, o que torna os investimentos menos arriscados;
  • Tributação: diferentemente dos CDBs e dos títulos do Tesouro Direto, as letras de crédito são isentas de Imposto de Renda.

Como é possível notar, as LCIs e LCAs têm mais pontos em comum do que diferenças.

Veja as principais vantagens de investir em LCI e LCA

Agora que você já entendeu a diferença entre LCI e LCA, veja o que a sua carteira ganha ao adicionar esses ativos!

Rentabilidade

A rentabilidade das LCIs e LCAs podem estar ligada a diferentes indexadores, geralmente a taxa DI (Depósito Interbancário, utilizada na análise do desempenho dos rendimentos) ou ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Isso significa que o banco paga um percentual de algum desses índices.

Por exemplo: uma LCI que rende 90% do CDI.

Os retornos dessas aplicações são superiores à poupança e podem ser mais atrativos que outras categorias mais populares como CDBs e títulos do Tesouro Direto. Vai depender da rentabilidade acordada.

Diversificação

Como os ativos estão ligados a setores estratégicos e bem consolidados na economia brasileira, costumam ser uma boa opção para diversificar a carteira de investimentos.

Isenção de IR

Os investimentos em LCI e LCA são totalmente isentos de Imposto de Renda.

Então, se considerarmos apenas essa vantagem, os rendimentos líquidos das letras de crédito tendem a ser maiores.

No entanto, a isenção não é uma garantia de que uma LCI ou LCA terá um retorno melhor que outras modalidades de renda fixa, as quais são tributadas. Outros fatores precisam ser avaliados como a rentabilidade, prazos e banco emissor do título.

Segurança

As LCIs e LCAs são investimentos de baixo risco, pois também contam com a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), cujo valor é de até R$ 250 mil por pessoa.

Saiba quando vale a pena investir em aplicações de LCI e LCA!

Para saber se vale a pena investir em LCI e LCA é fundamental conhecer ou atualizar o seu perfil de investidor. É com base nessa informação que você pode identificar a sua tolerância aos riscos e escolher ativos que mais atendem às suas expectativas.

Dito isso, é importante destacar que as letras de crédito são indicadas a investidores com perfis conservadores e moderados.

O tempo de aplicação é outra informação útil para avaliar se uma aplicação compensa ou não. Geralmente, os prazos das LCIs e LCAs variam entre 6 meses e 3 anos e podem estar sujeitas a uma carência de, pelo menos, 90 dias.

Por fim, considere o cenário econômico do país, já que ele pode influenciar os investimentos em geral.

Como posso começar a investir em LCI e LCA?

O primeiro passo para investir em LCI ou LCA com segurança é saber o seu perfil de investidor. Caso já tenha feito, considere atualizá-lo! Com o perfil definido, é hora de escolher o banco ou corretora para fazer as aplicações.

Invista em títulos de renda fixa no PagBank!

Investir em renda fixa com o PagBank não tem segredo! Se você é nosso cliente, saiba que sua conta já tem um investimento melhor do que a poupança e rende 100% do CDI.

Com o super app PagBank, você pode investir direto do seu celular e aproveitar vários outros benefícios, como:

  • TEDs gratuitas e ilimitadas para qualquer banco;
  • Emissão gratuita de boleto;
  • Portabilidade de salário;
  • Cartão internacional sem anuidade;
  • Pix ilimitados, além de várias outras vantagens.

Tudo isso em um único lugar!

Investimento inteligente e seguro é com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”