Veja como investir em LCA e diversificar sua carteira de investimentos

Resumo do texto

  • O que é LCA?
  • Entenda como funciona a rentabilidade e liquidez desse título;
  • Saiba quais são as melhores LCAs para investir em 2023.

 

Se você busca segurança e rentabilidade em seus investimentos, a LCA é uma excelente opção.

Emitida por instituições financeiras, esse título de renda fixa está ligada ao agronegócio e oferece vantagens fiscais e proteção ao investidor.

Entenda como funciona essa letra de crédito e por que ela é uma opção interessante para quem busca segurança em suas aplicações financeiras.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é LCA?

LCA é a sigla para Letras de Crédito do Agronegócio, um investimento em renda fixa que pode ser uma opção interessante para investidores iniciantes. É um título emitido por instituições financeiras para captar recursos para financiar atividades de cooperativas e produtores rurais.

Como funciona uma LCA?

Quando você investe em LCA, está emprestando dinheiro para empresas do setor agropecuário. Em troca, você recebe juros sobre o quanto aplicou. Confira a dinâmica da LCA em detalhes:

Funcionamento de uma LCA

Resumindo:

  • Você compra o título no banco ou em plataformas digitais;
  • Seu investimento é emprestado pelo banco para impulsionar negócios na área do agronegócio;
  • No vencimento, você receberá os rendimentos acordados, que podem ser pagos periodicamente ou na data estabelecida.

Qual a remuneração de uma LCA?

Existem três tipos de remuneração para as aplicações em LCA:

LCA pós-fixada

A rentabilidade está vinculada à variação de um índice de referência, geralmente o CDI. Isso significa que os rendimentos acompanham a performance desse indicador.

LCA pré-fixada

Nesse tipo de remuneração, a taxa de retorno é definida no momento da aplicação. Você já sabe o valor que receberá no futuro, independentemente das variações do mercado. 

LCA híbrida

A modalidade híbrida combina uma taxa pré-fixada e outra que segue um referencial econômico, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). 

Fique ligado: geralmente, as LCAs não acompanham o rendimento integral do CDI, enquanto os CDBs têm um retorno de 100% ou mais. Só que tem um detalhe: todos os investimentos em LCAs são isentos do Imposto de Renda.

Isso significa que mesmo com uma taxa menor, as LCAs podem ser mais lucrativas que os CDBs, por exemplo. 

Por isso, é importante comparar o ganho real das aplicações, ou seja, a rentabilidade menos o IR.

Entendendo a liquidez de uma LCA

As LCAs têm menor liquidez em comparação a outros ativos de renda fixa conhecidos. Geralmente, quando você investe nesses títulos, precisa aguardar, no mínimo, 90 dias para fazer qualquer movimentação do valor aplicado. 

Existem LCAs com resgate em dois formatos:

  • Liquidez no vencimento: o resgate do valor investido só será possível após o período estabelecido na contratação da LCA;
  • Liquidez após carência: após o período de carência, é permitido sacar o valor investido. No entanto, se optar por manter o investimento, a aplicação será resgatada somente na data de vencimento.

Caso você queira retomar o dinheiro antes do prazo, a solução é apelar para os mercados secundários.

Na prática, isso significa repassar seu investimento para outra pessoa, contudo, a liquidez não é garantida e você pode encarar uma baixa procura do mercado. Existe o risco de perder dinheiro com a desvalorização do título.

Vantagens de investir em um LCA

Os investimentos em LCAs são seguros e podem gerar bons retornos. Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios em aplicar o seu dinheiro nesses títulos:

  • Isenção do imposto de renda: as aplicações são isentas de Imposto de Renda para pessoas físicas;
  • Garantia do FGC: outra vantagem da LCA é a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Isso significa que, em caso de falência do emissor do título, você tem o direito de receber o valor investido de volta, até o limite de R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira;
  • Rentabilidade: as LCAs rendem mais que poupança e, dependendo da rentabilidade acordada, podem ser mais atrativas do que outros títulos de renda fixa mais populares.

Qual o aporte inicial de uma LCA?

O valor mínimo de investimento inicial varia de acordo com a instituição financeira emissora do título. Você pode encontrar aplicações a partir de R$ 500,00; e opções que exigem investimentos maiores, variando entre 5 e 50 mil reais.

LCI e LCA: quais as diferenças?

As letras de crédito possuem mais semelhanças do que diferenças entre si. Entenda melhor com o quadro comparativo:

Deslize para mais informações
Característica  LCI LCA 
Destino dos recursos  Mercado imobiliário Mercado do agronegócio.
Tipo de operação  Operações de crédito imobiliário Operações de crédito para produtores rurais e empresas do agronegócio
Rentabilidade  Pode ter uma rentabilidade pré-fixada, pós-fixada ou híbrida Pode ter uma rentabilidade pré-fixada, pós-fixada ou híbrida
Risco  Baixo risco Baixo risco
Prazos  Variam de acordo com a instituição financeira emissora do título Variam de acordo com a instituição financeira emissora do título
Liquidez  Pode variar conforme o título e prazo escolhido pelo investidor Pode variar conforme o título e prazo escolhido pelo investidor

Note que as principais diferenças entre a LCA e LCI estão relacionadas à destinação dos recursos e tipo de operação.

As melhores LCAs do mercado em 2023

Para saber quais são as melhores LCAs para o seu perfil, é necessário avaliar algumas informações:

  • Prazo;
  • Rentabilidade;
  • Liquidez;
  • Solidez da instituição emissora do título.

Quer entender como analisar um investimento em renda fixa? Confira este conteúdo.

No entanto, podemos listar algumas opções disponíveis no PagBank:

  • Banco ABC;
  • Banco BTG.

Veja como é simples aplicar nessas LCAs:

  1. Acesse o super app PagBank;  
  2. Acesse a aba de Investimentos;  
  3. Clique em Aplicar meu Dinheiro;
  4. Clique em Renda Fixa;
  5. Escolha a LCA e clique em Investir;  
  6. Informe o valor que deseja aplicar e clique em Continuar;
  7. Confira as informações e clique em Confirmar aplicação. 

Diversifique sua carteira em renda fixa com o PagBank!

Investir em LCA é uma forma de gerar bons ganhos na renda fixa. E além das letras crédito, você pode diversificar a sua carteira com os CDBs, títulos do Tesouro Direto, fundos e outras opções rentáveis e seguras.

Com o super app PagBank, é muito fácil escolher os melhores investimentos para o seu perfil. Veja as carteiras recomendadas por especialistas:

Essa e outras ferramentas você pode acessar direto do seu celular, por meio de um aplicativo seguro e fácil de usar.

Investir é fácil com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”