Indicadores de vendas: 5 opções para medir os resultados das vendas

Resumo do texto

  • Conheça os principais indicadores de vendas e aprenda a calculá-los;
  • Veja como o registro de informações é importante para os seus resultados;
  • Tenha todos os dados em mãos com o PagVendas.

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Medir os resultados das vendas no final de ano ajudam a avaliar o desempenho das estratégias utilizadas e a verificar a saúde financeira do negócio.

Para isso, é importante conhecer e definir os indicadores de vendas que você vai usar.

Nós vamos te mostrar os principais e como fazer esse acompanhamento. Confira!

Confira os principais indicadores de vendas para medir seus resultados

Cada empresa usa indicadores de vendas diferentes. Eles são definidos conforme a necessidade e as características de cada negócio, confira os principais:

Ticket Médio

Um importante indicador é o ticket médio, ou seja, o quanto você ganha, em média, com cada cliente.

Esse cálculo é simples, veja o passo a passo:

  1. calcule o faturamento total em um determinado período;
  2. divida pela quantidade de vendas que foram feitas nesse mesmo tempo;

A fórmula desse indicador ficaria assim:

Ticket Médio= faturamento total / quantidade de vendas

Esse número vai mostrar quanto você ganhou, em média, em cada compra. Então é possível pensar nas estratégias para melhorar esse valor, como aumento do preço de produtos, vendas casadas e outros.

Custo de aquisição por cliente

Esse é o valor médio que a empresa investe para conquistar um novo cliente. Mas como calcular? É simples, vamos lá: 

  1. calcule o investimento total em áreas de aquisição de cliente (vendas e marketing, por exemplo) em um determinado período;
  2. divida pela quantidade de clientes novos nesse mesmo período; o resultado será o custo de aquisição de cada cliente.

Esses 2 passos, de forma resumida, ficam assim:

Custo de aquisição por cliente = investimento em marketing e vendas / número de novos clientes

O ideal é que esse indicador mostre que o valor de aquisição do cliente seja menor do que o valor médio do seu produto. Dessa forma, você não tem prejuízos e a empresa cresce.

Quebras de contrato (Churn Rate)

Esse indicador de vendas mostra a porcentagem de clientes que cancelaram o serviço da sua empresa. Ele é usado, na maioria das vezes, em programas de assinatura ou pagamento recorrente, como telefonia.

Para calcular essa taxa, basta fazer o seguinte:

  1. calcule quantas pessoas cancelaram um serviço em um determinado período;
  2. divida pelo número de clientes ativos nesse mesmo intervalo e encontre a taxa de quebra de contrato;

Para visualizar de outra forma, ficaria assim:

Churn Rate = contratos cancelados / clientes ativos

O ideal é que a taxa de cancelamento seja menor que a taxa de aquisição, que calculamos no primeiro item. Assim, confirmamos que a empresa está ganhando mais clientes do que perdendo.

Ciclo de venda

Outro indicador de venda que pode ser utilizado é o ciclo de venda. Diferente dos outros, esse não possui um cálculo matemático direto.

O ciclo de venda é todo o processo de relação entre o cliente e a empresa. Ele começa com o primeiro contato e segue até o pós-venda. Dependendo do produto, este ciclo pode ser mais ou menos longo e mais ou menos complicado.

É ideal para a empresa que a maior parte dos que iniciam o ciclo cheguem ao final, se transformando em clientes. O tempo levado também é importante, pois, quanto maior, maior será o gasto.

Com a reunião de dados ao longo do tempo, é possível avaliar qual o tempo médio do ciclo de venda. Quanto mais informações você tiver, mais chances de acertar nos cálculos dos indicadores.

Ciclo de vida do Cliente (Lifetime Value)

Esse indicador, um pouco diferente dos outros, lida com projeções. De forma resumida, ele busca prever quanto um cliente pode gerar para a empresa durante o tempo de relacionamento.

Para realizar o cálculo, vamos usar o valor do ticket médio como base. A fórmula é a seguinte:

  1. multiplique o valor do ticket médio pela quantidade de compras em um período;
  2. multiplique o resultado pelo tempo médio de relacionamento.

Para ter uma ideia melhor, vamos imaginar que a sua loja tenha um ticket médio de R$50,00. Os clientes costumam comprar 3 vezes ao ano e se relacionam com a marca por 5 anos, em média. O cálculo seria:

R$50 x 3 = R$150,00

R$150,00 x 5 = R$750,00

Ou seja, durante o ciclo de vida do cliente, ele gera em torno de R$750,00 para a empresa.

Para calcular esse indicador de venda é preciso ter guardadas várias informações sobre o negócio e os hábitos de compra dos clientes.

Controle os principais indicadores de vendas com o PagVendas

Com o PagVendas, todas essas informações vão estar na palma da sua mão. Com o app, você pode avaliar a saúde financeira do seu negócio e tomar decisões eficientes. O PagVendas é um aplicativo tudo em um capaz de agilizar tarefas como:

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