Investimentos para aposentados: confira quais são as opções

Resumo do texto

  • Saiba como escolher investimentos para aposentados;
  • Veja algumas aplicações para objetivos de curto, médio e longo prazo;
  • Conte com o PagBank para começar a investir.

 

Não é porque a aposentadoria chegou que os planos e objetivos acabaram. A terceira idade é a fase da vida onde as pessoas param de trabalhar, sendo o momento ideal para realizar os sonhos que eram um pouquinho mais difíceis de colocar em prática por conta da rotina.

Aproveite essa nova fase da sua vida com tranquilidade e conheça investimentos para aposentados. Descubra em nosso post como usar as aplicações financeiras para realizar seus sonhos.

Artigos que podem ser do seu interesse:

Confira os melhores investimentos para aposentados!

Investimentos para aposentados: primeiro conheça seu perfil investidor

Antes de aplicar seu dinheiro é essencial descobrir qual é o seu perfil de investidor. Geralmente, no período de aposentadoria os objetivos mudam e o foco costuma ser na liquidez das aplicações e nos recebimentos de rendimentos.

Por isso, o perfil serve para esclarecer quais são os investimentos para aposentados mais indicados para cada tipo de pessoa. Essa análise é feita com base em algumas perguntas e seus dados pessoais. São levados em conta:

  • seus objetivos;
  • renda mensal;
  • quantia que você já tem para investir;
  • dívidas que estão em aberto;
  • idade;
  • familiaridade com os investimentos e o mercado financeiro;
  • prazo para resgatar o dinheiro.

De maneira geral, o perfil mostra que tipo de investidor você é de acordo com as suas características. É possível se encaixar em um dos quatro tipos de perfis: iniciante, conservador, moderado e experiente. 

Descubra as características de cada perfil de investidor neste conteúdo

Conquiste objetivos a curto, médio e longo prazo!

A aposentadoria é o momento de descansar, colher os frutos de anos de trabalho e, principalmente, colocar em prática tudo aquilo que você desejava fazer enquanto estava trabalhando.  

Porém, não é porque agora você tem tempo livre e uma renda mensal garantida que a organização não é necessária. Para começar a conquistar seus objetivos, é preciso dividi-los em um planejamento de curto, médio e longo prazo e buscar investimentos para aposentados que serão seus grandes aliados nas conquistas de suas metas.

Investir na aposentadoria: investimentos de acordo com objetivo e prazo de retorno

Antes de pegar a estrada, é preciso saber onde você quer chegar, certo? Com investimentos também funciona assim: sem objetivos definidos, fica difícil saber qual caminho seguir.

Por isso, é importante definir muito bem quais são suas metas e o que deseja alcançar investindo seu dinheiro. Porque para cada tipo de objetivo existe um investimento que pode ser mais adequado.

Confira a seguir alguns investimentos que se encaixam bem em objetivos de curto, médio e longo prazo.

Curto prazo: Renda fixa pós-fixada

Aqui entram os objetivos que podem ser atingidos em menos de um ano. Às vezes, esse prazo pode até ser mais curto, como meses.

Para essas metas é interessante aplicar em investimentos de alta liquidez e que oferecem rendimentos seguros. Um exemplo é o caso da renda fixa pós-fixada, onde a rentabilidade está atrelada a algum indicador financeiro, como a Selic ou o CDI. 

Um exemplo de investimento que se enquadra bem em objetivos de curto prazo é o Tesouro Selic e os CDBs.

Médio prazo: Fundos de investimento

O tempo para a realização dos objetivos de médio prazo costuma ser de dois a cinco anos e os fundos de investimento podem ser os melhores amigos dos aposentados que miram em objetivos de médio prazo.

Fundos funcionam como um condomínio de investidores. Cada investidor, que é chamado de cotista, aplica um valor mínimo e a soma das cotas de todos é utilizada para fazer aplicações financeiras em diferentes produtos do mercado.

Quem fica responsável por gerenciar o dinheiro e escolher os produtos é uma equipe de gestão composta por profissionais com experiência para cuidar do dinheiro dos investidores.

Existem diversos tipos de fundos disponíveis no mercado, mas os Fundos Imobiliários são uma boa opção para o médio prazo.

Esse tipo de ação serve para juntar dinheiro para comprar ou construir imóveis que depois serão alugados, gerando um retorno financeiro. Seu retorno é o lucro que será distribuído entre as pessoas que investiram.

Mas lembre-se: esses fundos são investimentos de renda variável, então, fique atento ao seu perfil de investidor antes de aplicar.

Longo Prazo: ações

Um dos investimentos para aposentados que estão focando no longo prazo são as ações de empresas. 

Uma ação representa uma parte de uma companhia, então, ao comprar uma, você se torna dono de um pedacinho do empreendimento, como uma espécie de sócio.

Comprando uma ou mais, o investidor tem direito a uma parte dos ganhos. Esse lucro é chamado de dividendo e é proporcional à quantidade de ações que ele possui. O recebimento de dividendo pode, inclusive, ser um complemento na renda da aposentadoria.

As ações são investimentos em renda variável, isto significa que o retorno financeiro de quem investe nisso tem a ver com o desempenho da empresa e do setor em que ela atua. Assim como o contexto econômico do país e do mundo.

Por isso, é preciso muita atenção e pesquisa antes de escolher em qual investir, além de entender se esse tipo de investimento faz sentido para o seu perfil.

Outra aplicação que pode ser uma boa escolha para o longo prazo é o Tesouro IPCA+ com juros semestrais. Nesses títulos, a rentabilidade é uma combinação de uma taxa prefixada, por exemplo 4%, mais um indicador financeiro, que neste caso é o IPCA.

Com juros semestrais, o investidor recebe o rendimento em forma de “cupons” ao invés de todos os rendimentos na data de vencimento. Os pagamentos são feitos antecipadamente, a cada seis meses, já que cada título tem uma data fixa para o pagamento. Essa é uma boa escolha para complementar a renda.

O Tesouro IPCA+ com juros semestrais é uma boa opção tanto para quem quer receber uma renda a mais, quanto para aqueles que podem esperar até a data de vencimento para ter o dinheiro de volta, já que, resgatando somente no prazo, a rentabilidade será sempre acima da inflação.

Conte com o PagBank para realizar seus sonhos em qualquer fase da vida

Independente dos investimentos para aposentados que escolher, nós estamos ao seu lado para oferecer ferramentas e produtos que vão contribuir para os seus planos.

No super app PagBank você tem acesso a:

  1. Uma conta que rende mais que o dobro da poupança, que cuida do seu dinheiro de um jeito moderno, prático e rentável;
  2. Diversas opções para aplicações em CDBs, Tesouro Direto e Fundos de Investimento.

E para quem pensa em guardar dinheiro ou investir, é possível começar suas aplicações hoje mesmo! Com os CBDs PagBank, você consegue começar a guardar dinheiro sem se preocupar em ficar com ele travado em uma aplicação.

O rendimento é maior do que o oferecido pela poupança e ainda conta com a garantia do FGC, que dá ainda mais segurança para quem começar a investir.

Que tal começar seus agora mesmo?

Conheça os investimentos disponíveis no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”