Resumo do texto
- Veja o que é o Erro 51 do cartão;
- Conheça o significado dos códigos de erros;
- Esteja pronto para não perder vendas nesse momento.
O cliente escolhe o produto, separa o que quer, chega no balcão da loja e na hora de pagar a maquininha apresenta o erro 51. Se você já passou por isso e acabou perdendo a venda por não saber o que fazer, chegou a hora de entender.
Nada de prejuízo porque o pagamento deu não autorizado ou outra situação. Entenda o que significa o código 51, os demais códigos de erro e se previna oferecendo diferentes formas de pagamento!
Outros artigos que podem ser do seu interesse:
- O que é NFC? Saiba como realizar pagamento por aproximação!
- Qual a melhor maquininha de cartão para o seu negócio? Veja como escolher!
- Vantagens do PIX para pequenos negócios: descubra!
O que é o Código 51 do cartão?
O código 51 significa que o problema está relacionado com o banco do cliente. Neste caso, a instituição do cartão não autorizou a compra na maquininha por algum motivo.
O que fazer quando aparece Erro 51 na maquininha?
Avise o cliente que apareceu o código 51 e oriente ele a falar com o emissor do cartão. Alguns dos motivos de aparecer esse erro são: saldo insuficiente, suspeita/tentativa de fraude e limite excedido.
Para não perder a venda, ofereça outros meios de pagamento, como Pix, Link de Pagamento ou QR-Code, que usam apenas o celular.
Entenda o que significam os códigos
Agora que você sabe o que é o código 51 que aparece na hora de passar o cartão, veja o significado de outros que podem aparecer para conseguir orientar o cliente.
Erro 01: venda não autorizada
Nesse caso, o banco “travou” a compra por alguma atividade suspeita. Pode ser por muitas compras em pouco tempo ou valores suspeitos. Indique ao cliente para entrar em contato com o emissor do cartão.
Erro 13: venda não autorizada pelo emissor
Esse erro tem ligação direta com o valor. Quando o emissor desconfia que houve algum erro na digitação, bloqueia a compra. Reveja os dados e se tiver correto, tente novamente.
Erro 43: Cartão cancelado
Neste caso, o cartão usado já foi cancelado. Isso pode ocorrer quando o consumidor está, por engano, com um antigo ou se ele foi roubado e o dono já cancelou.
Erro 54: cartão vencido
Neste caso, o cartão já venceu. Sugira que a pessoa use outro, que esteja válido, ou mude a forma de pagamento para Pix ou QR-Code.
Erro 55: senha incorreta
Quando a mudança de senha é recente, é normal esquecer e errar. Avise ao cliente e, caso ele lembre os novos números, tente mais uma vez.
Erro 78: cartão bloqueado
O cartão pode estar bloqueado por diferentes motivos. Pode ser um novo que ainda não foi desbloqueado, uso de senha incorreta muitas vezes ou suspeita de fraude.
Erro 96: problema de comunicação
Neste caso, o erro está na comunicação entre a máquina e a bandeira do cartão. Avise ao cliente sobre isso e tente novamente.
Ofereça mais diversidade em meios de pagamento para não perder vendas
Existem vários problemas que podem ocorrer na hora de passar o cartão. Alguns podem ser revertidos na hora, mas outros não! E para não perder a venda, é preciso ter um plano B.
Uma alternativa é oferecer diferentes meios de pagamento. E não precisa nem mudar o aparelho. As maquininhas do PagBank aceitam mais de 20 formas de pagamento, entre elas Link de Pagamento, Pix, QR-Code e NFC. Tenha todas essas possibilidades por um preço que cabe no seu bolso e com taxas atrativas.