Você conhece a metodologia OKR? Saiba como otimizar os objetivos e metas do seu negócio!

Resumo do texto

  • O que é a metodologia OKR?
  • Entenda quais são os benefícios da OKR;
  • Saiba como implementar essa técnica na sua empresa.

 

O sucesso de um negócio é um caminho cheio de desafios. Para alcançar e manter o crescimento de uma empresa, é fundamental contar com recursos adequados. A metodologia OKR é uma dessas alternativas que pode ser muito útil.

Criada na década de 70, a OKR vem sendo utilizada para integrar as equipes, alinhar objetivos e direcionar o negócio para alcançar os resultados esperados.

Entenda o que é OKR e como ela pode ajudar seu negócio a alcançar um novo patamar.

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O que é OKR?

OKR é uma metodologia de gestão focada em resultados. Seu objetivo é alinhar e engajar o time na busca pelas metas definidas. A sigla vem do inglês: “objectives and key results”, que significa objetivos e resultados-chave.

Na prática, as OKRs funcionam como uma equação: Eu vou (objetivo) por meio de (resultados-chave).

Objetivos (Objectives)

Os objetivos são descrições do que se deseja alcançar. Eles devem ser curtos, inspiradores, envolventes e fáceis de entender. 

Um bom objetivo pode ser resumido em uma única frase, como “Melhorar a experiência do cliente no site”. Parece um pouco subjetivo, certo? É aí que entra a próxima etapa.

Resultados-chave (Key Results)

Os resultados-chave são métricas mensuráveis. Ou seja, números que devem ser medidos para analisar o progresso do objetivo.

Continuando o exemplo acima, você saberia avaliar a melhora na experiência do cliente? A redução da taxa de abandono de carrinho e a quantidade de vendas online são alguns exemplos de números que podem ser medidos.

Portanto, para saber se o objetivo – melhorar a experiência do cliente no site – foi atingido, podemos medir o resultado-chave – taxa de abandono de carrinho.

Quais são os benefícios da OKR?

Não é à toa que a metodologia OKR se espalhou pelo Vale do Silício. Seus benefícios fazem toda diferença na vida dos empreendedores:

Foco em resultados

Usando a OKR, as equipes definem metas alcançáveis. Assim, cada pessoa sabe como ajudar a empresa a ter sucesso. Isso deixa todos mais animados e trabalhando melhor.

Metas claras e transparentes

Dividindo entre objetivos e resultados importantes, as metas ficam mais claras. Quando adicionamos números e dados que devem ser buscados, colocamos a possibilidade de, realmente, mensurar as ações.

Assim, fica mais fácil entender o que está dando certo e o que precisa melhorar.

Responsabilidades individuais definidas

Você pode usar a metodologia OKR para direcionar e desenvolver cada colaborador do seu time. Assim, cada um saberá o que precisa fazer para alcançar o sucesso da empresa

Qual a diferença entre OKR e KPIs?

Os KPIs, indicadores de desempenho, são dados que mostram a saúde do negócio naquele momento. Enquanto as OKRs são objetivos e metas a serem atingidos no futuro.

Em outras palavras, os KPIs lidam com o que está acontecendo na empresa naquele instante. Já as OKRs pensam onde o negócio quer chegar, quais números quer atingir e quais metas alcançar.

Como implementar a OKR na sua equipe de vendas?

Agora que você já sabe a definição de OKR e como a metodologia funciona, é hora de aprender a aplicar na sua equipe. Veja os passos:

Entenda os objetivos corporativos

Uma metodologia focada em metas não poderia ter outro começo, certo? O primeiro passo é entender quais objetivos estão sendo buscados com a OKR.

Eles devem ser curtos, simples e fáceis de entender. A ideia é que eles fiquem fixados na mente dos colaboradores.

Organize as tarefas de cada membro

Todos os colaboradores precisam entender seu papel. Eles fazem parte do esforço da empresa para atingir os objetivos e, assim, devem ter tarefas específicas.

É essencial que o time esteja na mesma página, ou seja, alinhado e conhecendo a estratégia.

Defina metas top-down e bottom-up

Top-down, traduzindo, é algo que vem de cima para baixo. Nesse caso, as metas são pensadas pelos altos cargos da empresa e depois, repassadas à equipe.

Já, bottom-up, é quando os times definem suas próprias metas, ou seja, vindo de baixo para cima. Nesse caso, é importante que os objetivos pensados estejam alinhados com a estratégia do negócio.

Mantenha as OKRs visíveis

Para que sua equipe esteja sempre alinhada e com o pensamento direcionado às OKRs, relembre quais são os objetivos. 

Você pode criar reuniões periódicas para discutir o processo ou, até mesmo, disparar e-mails semanais relembrando os principais pontos.

Monitore e acompanhe os resultados

As OKRs geralmente envolvem objetivos mais curtos e imediatos. Portanto, é importante que você mantenha um acompanhamento constante do trabalho para garantir que esteja progredindo na direção certa.

Você pode usar os indicadores pensados como resultados-chave para realizar esse monitoramento. Assim, consegue entender como está o andamento dos processos.

Faça a pontuação dos KPIs

Lembra que falamos sobre os indicadores da empresa para aquele momento? Eles podem te ajudar a entender melhor como está o caminho das ações. 

Os KPIs são métricas a serem acompanhadas, que mostram uma fotografia daquele momento. Quando comparadas com outros períodos, dão um panorama da evolução.

Revise as ações que deram certo ou não

Se, ao acompanhar os KPIs, você percebeu que algum dado está caindo, já sabe que é uma área que precisa de ajuste. Enquanto, se outro indicador segue em crescimento, as ações estão dando certo.

Essa revisão e análise, permite que você ajuste o caminho sempre que precisar. Sem perder o foco nos objetivos e metas pensadas inicialmente.

O que é OKR?

Exemplos de OKRs em vendas

Apesar de já termos dados alguns exemplos de OKRs, até aqui falamos de forma teórica e subjetiva sobre essa metodologia. Agora, é hora de ver como ela pode ser usada na prática.

Veja mais exemplos de OKRs que podem ser aplicadas no setor de vendas:

Número de vendas:

Objetivo: impulsionar as vendas no próximo bimestre.

Resultado-chave 1: aumentar em 10% a quantidade de visitas do site no próximo mês.

Resultado-chave 2: elevar em 15% o número de inscrições na loja virtual no próximo mês.

Quantidade de colaboradores:

Objetivo: ampliar a equipe de vendas no próximo semestre.

Resultado-chave 1: elevar em 30% as vendas no próximo bimestre.

Resultado-chave 2: aumentar em 50% o faturamento no próximo trimestre.

Resultado-chave 3: contratar um profissional de Recursos Humanos para gerenciar o processo de contratação.

É claro que os objetivos e os resultados-chave devem ser pensados conforme o seu negócio. Mas, com esses exemplos, ficou um pouco mais claro como deve ser feito o raciocínio das OKRs.

Organize os resultados do seu negócio com o PagVendas!

As OKRs definem objetivos e metas e usam dados definidos pelo negócio. Mas para que elas funcionem, é preciso conhecer a movimentação da empresa no dia a dia.

Por exemplo, não faz sentido criar um resultado-chave de aumento de vendas de 50% em um mês se a loja vem de um período de pouco crescimento.

Por isso, o acompanhamento dos números do negócio é tão importante. Com o PagVendas, software de gestão gratuito, você tem todo esse controle na palma da sua mão.