Organize sua loja para as vendas de Natal e fim de ano com o nosso checklist!

Resumo do texto

  • Para vender bem no final do ano sua loja precisa de organização;
  • Confira nosso checklist e descubra quais são os pontos mais importantes para organizar seu negócio;
  • Anote os detalhes e anote o tempo que você precisa para cada tarefa.

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O Natal e o ano novo já estão batendo na sua porta e você ainda não teve tempo de organizar a loja para o final do ano? Calma, você não tem motivos para ficar preocupado.

Tudo o que você precisa agora é de um pouco de dedicação extra e algumas dicas para te ajudar. Ainda dá tempo de fazer uma boa preparação, atrair clientes e lucrar com as vendas.

Quer saber como? Então, acompanhe o nosso checklist de natal!

Por que organizar a loja é tão importante?

Organizar a loja é importante em qualquer época do ano, não só em datas comemorativas, mas em épocas de maior movimento no comércio, essa organização se torna ainda mais necessária e é, inclusive, estratégica para seu negócio.

No fim das contas, além da qualidade dos produtos, o que vai fazer com que um cliente opte por comprar na sua loja será a experiência que você oferece dentro do ambiente onde ele compra. Sendo assim, atendimento, infraestrutura, disposição de produtos são detalhes indispensáveis. Esses e outros pontos importantes serão apresentados a seguir. Todos são fatores decisivos para os resultados e o faturamento com as vendas de natal e final de ano.

Checklist de Natal (e Ano Novo)

No quadro abaixo, apresentamos 5 pontos-chave para sua estratégia. São aspectos que precisam do seu foco, tudo para deixar sua loja organizada para as vendas de final de ano. Vale a pena imprimir ou tirar print da tela para acompanhar os passos!

Agora vamos entender melhor cada um dos pontos elencados a seguir.

Estoque estratégico

Nossa dica aqui é controlar constantemente o estoque e manter a organização dos produtos ali presentes (seja em uma planilha ou sistema).

Vai ser preciso listar e conhecer quais os produtos que merecem um foco maior nas vendas, principalmente aqueles produtos que estão parados no estoque.

Com essa lista em mãos, sua loja estará pronta para criar uma estratégia de vendas inteligente para o natal e ano novo, como definir quais produtos devem ser expostos na vitrine e quais merecem destaque dentro da loja.

Tempo estimado para concluir essa etapa: meio período de trabalho.

Vitrine atrativa

Agora que você já sabe quais produtos expor, é hora de trabalhar na criação do visual do cartão de visitas da sua loja, ou seja, na sua vitrine.

Veja três elementos que você deve considerar ao começar essa tarefa:

  • definição de cores (nesse caso, opte por cores que remetam o clima natalino, como verde, vermelho e dourado);
  • posição dos produtos (especialistas no assunto indicam que os produtos devem estar um pouco abaixo da linha da visão do cliente, algo como 1,60 m do chão);
  • iluminação (destaque para mercadorias expostas).

Tendo esses elementos em mente, abra espaço para sua criatividade entrar em ação, mas tome cuidado para não se empolgar e exagerar na composição, desviando demais a atenção do público.

Por fim, quando achar que a vitrine está pronta, faça o seguinte teste: pergunte aos funcionários o que eles acham. Peça que saiam da loja, exercitem a visão de cliente e respondam a seguinte pergunta: essa vitrine me convida a entrar na loja?

Só dê essa tarefa como terminada quando a resposta for sim para pelo menos 80% das pessoas que participaram da dinâmica.

Tempo estimado para concluir essa etapa: um dia.

Equipe alinhada

Você já tem um controle estratégico do estoque e já tem uma vitrine convidativa, o terceiro passo é deixar sua equipe bem alinhada para receber seus clientes.

Essa é uma época de bastante movimento no comércio, e é bem normal que os vendedores queiram atender mais de um cliente ao mesmo tempo. Mas não se esqueça das medidas de segurança e saúde. O ideal é que sua equipe seja orientada a atender um cliente por vez.

Peça que cada vendedor esteja atento ao responder e tirar todas as dúvidas dos clientes, justificando a escolha da compra na loja física ao invés do ambiente online.

Lembre-se também que esse suporte é um grande diferencial do ponto de venda físico e, portanto, uma boa estratégia para garantir a venda, além de contribuir para cativar o cliente.

Fique de olho nessas dicas:

  1. Crie uma boa relação com os clientes para garantir que eles retornem à loja em outras oportunidades;
  2. Considere a contratação de funcionários temporários antes de realizar o treinamento.

Esteja atento às regras de contratação nesse formato e dê oportunidade para pessoas que estejam precisando dessa renda extra. Assim, você garante o resultado da primeira dica, e ainda exercita o espírito solidário que a data remete.

Tempo estimado para concluir essa etapa: 2 horas de treinamento + acompanhamento durante todo o período das vendas de fim de ano.

Ambiente agradável

Além do atendimento, outro ponto muito importante para que o cliente fique confortável e à vontade para escolher seus presentes com calma é o ambiente.

Sugerimos que você monte uma boa playlist natalina para usar na ambientação da loja e foque em deixar espaço entre os corredores para que haja uma circulação tranquila, sem que os clientes fiquem muito próximos.

Ah! E não esqueça de investir em climatização e iluminação adequadas, se as pessoas passam calor ou compram “no escuro”, com certeza eles não voltarão e irão preferir comprar na loja ao lado.

Tempo estimado para concluir essa etapa: 3 horas.

Disposição estratégica de produtos

Na hora de arrumar o interior da loja, os produtos também devem estar dispostos de forma estratégica. Existem várias formas de organização, como categorias de cores, ocasião, lançamentos, promoções e por aí vai.

Nossa dica com relação a este ponto é que você foque em criar as chamadas zonas quentes, que são as áreas mais frequentadas pelos clientes da sua loja.

Nesse caso, primeiro peça para que os seus vendedores observem o movimento da loja. Algumas estatísticas dizem que, em geral, essas áreas quentes estão situadas ao lado direito da entrada, mas sugerimos o exercício acima para que se possa ser mais assertivo.

Tendo a sua zona quente identificada, disponha ali os produtos da lista que você fez lá no passo 1, do estoque estratégico. E, obviamente, deixe os produtos que você considera menos relevantes para o momento nas demais áreas da loja.

Outra dica legal é a massificação, que consiste em repetir o mesmo produto, no caso aquele que você deseja que tenha mais saída, em mais de um ponto da loja e em grandes quantidades.

Tempo estimado para concluir essa etapa: 4 horas.

Organize sua loja e venda mais no Natal e no ano novo!

Agora que você já entendeu como executar cada um dos pontos do nosso checklist e já tem, inclusive, uma estimativa de tempo para cada tarefa, não existem mais motivos para achar que está atrasado com relação à concorrência, não é mesmo?

Ainda dá tempo de organizar sua loja para o final de ano. Lembre-se sempre de pensar no consumidor, desde a etapa de atração até o último estágio de compra, que é na hora de pagar (oferecendo as melhores formas de pagamento).

Por falar em pagamento, você não pode arriscar. Já pensou se toda a sua dedicação com a organização da loja for pedida na hora do pagamento, pois seu negócio não oferece as condições que o cliente precisa para fechar a compra?

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