Pagamento digital: quais as vantagens para o seu negócio?

Resumo do texto

  • O que é pagamento digital?
  • Saiba as vantagens de oferecer diferentes meios de pagamentos;
  • Conte com o Checkout PagBank no seu negócio online.

Otimize as vendas com o Checkout PagBank!

 

O pagamento digital é uma ótima forma de garantir diferentes opções de pagamento para seu cliente. Isso pode levar a um aumento nas vendas, já que cada pessoa tem sua preferência na hora de pagar.

Além disso, é uma maneira de ter mais segurança nas transações, o que ajuda a fortalecer o relacionamento entre cliente e loja, aumentando a confiança e incentivando a fidelização dos consumidores.

Mas, você precisa conhecer bem as alternativas que o mercado oferece para aplicar no seu negócio. Aprenda tudo sobre meios de pagamento digital e entenda as vantagens de usá-los. 

Outros artigos que podem ser do seu interesse: 

O que é pagamento digital?

Pagamento digital é toda transação de compra e venda feita com o auxílio de tecnologias que fazem a transferência dos valores do cliente para a loja. Pelo nome, você pode ter a impressão que serve apenas para vendas online, porém, também está presente nas lojas físicas, como na leitura do QR-Code para pagar por Pix.

As transações financeiras ocorrem por meio dos serviços digitais, que garantem a segurança dos dados pessoais, financeiros e da compra. Além de dar tranquilidade para o comprador e o vendedor.

O que é Pagamento Digital?

Quais são as principais formas de pagamento digitais?

Há várias opções para realizar pagamentos por meios digitais. Confira as mais usadas:

Pix Cobrança

O Pix Cobrança é uma funcionalidade disponibilizada apenas para pessoas jurídicas (PJ). Com ele, é possível enviar um QR-Code ou código do Pix Copia e Cola para cobrar pelas compras. Também dá para adicionar descontos, juros ou multa aos valores.

Débito automático

A opção de débito automático é normalmente oferecida para pagar contas recorrentes como, água, energia, academias, escolas de idiomas, etc. Basta habilitar a função e programar a data.

Quem é cliente PagBank pode programar o pagamento de contas pelo app. É bem simples:

  1. Selecione “Pagar contas” no super app;
  2. Escolha uma das opções disponíveis;
  3. Preencha as informações;
  4. Verifique se os dados e o valor estão corretos;
  5. Na área de “Data de pagamento”, clique em “Agendar”;
  6. Defina o dia para a realização do pagamento e confirme.

Cartão de crédito

O cartão é um meio de pagamento muito comum e amplamente aceito, seja para usos ocasionais ou recorrentes, como assinaturas de serviços.

Para maior segurança, especialmente em compras online, você pode optar pelo cartão virtual, uma versão criada diretamente no aplicativo do banco. Ele mantém a conexão com sua conta principal, mas com dados distintos, garantindo a proteção de informações sensíveis.

Boleto Bancário

Você pode não pensar nele, mas o boleto bancário ainda é muito utilizado. Seja em papel ou em sua versão digital, que pode ser paga por meio do aplicativo. Nessa opção, existem custos de emissão e de conciliação bancária.

Quais as vantagens de utilizar meios de pagamento digitais?

Ao diversificar os meios de pagamento, você dá mais liberdade e praticidade para o cliente.

As transações digitais também aumentam a segurança para os comerciantes, reduzindo as chances de fraudes. Isso porque existem vários protocolos de proteção e camadas de autenticação.

Elas são registradas automaticamente. Então, não é necessário fazer anotações manuais sobre as vendas, o que facilita o controle.

Como funciona a tecnologia do pagamento digital?

As características de uma operação online podem variar de acordo com a compra ou com as regras da loja, mas a lógica de funcionamento é sempre a mesma. Confira as etapas:

  1. Cliente faz a compra pelo checkout da loja;
  2. Transação é enviada para o meio de pagamento;
  3. O pedido é encaminhado para a adquirente;
  4. A adquirente comunica à bandeira do cartão;
  5. Por fim, a bandeira envia ao banco emissor.

Se a compra for aprovada, é feito o caminho inverso confirmando a transação. Neste retorno, é possível, ainda, ter a presença de um sistema antifraude. Ele faz mais uma verificação antes de fechar o processo.

Tudo isso acontece tão rápido que nem parece que são várias etapas 

Entenda a importância do Gateway em pagamentos digitais

O gateway de pagamento é o sistema que processa as informações e conecta o cliente, o banco e a operadora do cartão de crédito quando a compra é finalizada. Ou seja, é a primeira fase do processo.

Ele garante a segurança da transação, criptografando as informações trocadas durante a transferência, como número do cartão, dados do cliente, entre outros.

Como implementar o pagamento digital com o Checkout do PagBank?

Certo, até aqui você viu que disponibilizar várias opções de pagamento deixa o cliente mais à vontade e ainda traz segurança. 

Para você que tem uma loja online e quer oferecer esses benefícios ao seu cliente, conte com o Checkout do PagBank! Seu usuário terá toda a segurança que busca na hora de fazer compras pela internet e você, a facilidade de integração do nosso produto!

Ofereça pagamentos no cartão de crédito, débito, Pix e boleto e dê mais liberdade para os seus consumidores!

Conheça e experimente agora o Checkout PagBank!