Resumo do texto

  • Entenda os impactos de um bom planejamento de compras nos resultados e no caixa de um negócio;
  • Saiba tudo sobre a construção de um plano de compras e como aplicá-lo na rotina;
  • Vai começar seu planejamento de compras? Confira nossas dicas.

Baixe grátis o super app PagBank!

 

Todo negócio de sucesso precisa de organização e um dos principais desafios é realizar corretamente o planejamento de compras. Para quem não sabe, o plano de compra tem relação direta com a gestão do estoque e no relacionamento com os fornecedores.

Neste conteúdo você saberá um pouco mais sobre o conceito de planejamento de compras, como organizar o seu negócio e os principais erros cometidos na execução dessa tarefa. Preparado?

Guia do Planejamento de Compras

O que é controle de compras?

Trata-se de uma análise para identificar tudo que precisa ser comprado para que o trabalho seja realizado. Esse planejamento deve ser feito para não comprometer a saúde financeira e nem o fluxo de caixa.

Mas não pense que se trata de uma lista como a que você usa para ir ao supermercado, onde você insere produtos que estão em falta na sua despensa. O controle de compras de uma empresa precisa prever a reposição de produtos para venda (ou matéria-prima para produção) antes que eles acabem. 

E para que serve toda essa previsão sobre a duração dos estoques? Para que seu negócio consiga:

  • ter tempo suficiente para negociar e pesquisar os melhores preços;
  • garantir uma negociação tranquila com os fornecedores;
  • ter acesso aos melhores produtos e materiais de produção;
  • oferecer um bom preço para os clientes.

A lógica é reduzir os gastos, usar o dinheiro com mais inteligência, diminuir despesas de produção e, claro, oferecer o melhor custo-benefício para o cliente.

Como melhorar o planejamento de compras no meu negócio?

Uma estratégia para reposição tem efeitos positivos em qualquer negócio, porém, ela precisa ser construída para dar resultado. Veja abaixo 6 pontos essenciais para colocá-lo em prática.

1. Foco na frequência de compras

O primeiro passo é olhar para o passado. Tente buscar em extratos bancários, recibos e notas fiscais suas últimas compras, essa pesquisa servirá para que você identifique a frequência de reposição do seu negócio.

Mesmo que esses registros mais antigos sejam insuficientes para determinar a frequência, eles servirão para dar uma base para seu planejamento.

2. Dê uma olhada nos números das vendas

Um olhar atento aos registros de vendas do seu negócio é essencial para você identificar o fluxo das principais mercadorias e o volume de vendas diárias (ou semanais). Esses números também contribuem para você definir as datas de compras de materiais ou produtos.

Basta olhar para o registro de vendas, separar os itens para identificar a frequência de compra de cada um deles, ver o que está parado no estoque e começar a organizar suas datas no calendário.

3. Converse com seus principais fornecedores

Antes de determinar um calendário e segui-lo à risca, converse com seus parceiros de fornecimento para saber se eles são capazes de atender seus pedidos nas datas marcadas no seu planejamento de compras. 

4. Fique de olho em contratos de fornecimento

Já que estamos falando de fornecedores, não se esqueça de avaliar os contratos, caso você tenha algum firmado. Nesses documentos estão contidos informações sobre as frequências e datas de reposição e valores.

5. Não esqueça das datas estratégicas

Você pode até ter um fluxo de vendas bem constante em seu negócio, mas não se esqueça que certas datas fazem o volume de pedidos e a procura de clientes crescer muito.

Para não errar, vale a pena criar um calendário promocional para você não perder nenhuma data importante de vista.

6. Controle seu estoque

Como você vai saber se as datas de reposição estão certas se você não tem controle de estoque? Uma coisa depende da outra para dar certo, portanto, você vai precisar tomar nota de todas as movimentações para criar um estoque organizado e dinâmico.

E se você quiser uma ajuda para controlar seu estoque, basta baixar nossa planilha de controle na imagem abaixo!

Controle seu negócio e melhore sua estratégia com o PagVendas

Fazer o planejamento de compras é algo essencial para melhorar a estratégia do seu negócio e os resultados, mas não é a única tarefa. Você precisa controlar o fluxo de caixa, analisar todas as vendas, registrar produtos, controlar os contatos de seus clientes e muito mais, certo?

O PagVendas pode te ajudar em todas essas missões. Ele é um aplicativo tudo em um, desenvolvido para agilizar as tarefas listadas acima e mais algumas (que também são muito importantes), como:

  • Controle de frente de caixa em tempo real;
  • Registro e controle de produtos;
  • Gestão de estoque;
  • Controle de contatos de clientes;
  • Gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • Criação de Loja Online;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Extração de relatórios de vendas.

Se você trabalha com uma Moderninha X, Moderninha Smart ou PagPhone, o PagVendas já está aí do seu lado, basta acessá-lo pela maquininha e começar a usar hoje mesmo.

Dê uma virada de chave na gestão do seu negócio e deixe tudo mais moderno, controlável e ágil com o PagVendas. Você verá como ele pode ser o seu gerente digital!

Clique aqui e conheça mais sobre o PagVendas!