Portabilidade de consignado: veja como pedir a transferência do seu crédito

Resumo do texto

  • Saiba o que é e como funciona a portabilidade do empréstimo consignado;
  • Veja como solicitar a troca da instituição financeira;
  • Confira quanto tempo leva para que a mudança seja feita.

Conheça o app PagBank Consignados!

 

Empréstimos são feitos para nos ajudar financeiramente, não atrapalhar. Fez um empréstimo consignado, mas não está satisfeito? Você pode mudar de banco e continuar com o seu crédito, porém com melhores condições de pagamento! 

Essa  substituição te ajuda a reduzir dívidas e até mesmo a inadimplência. A portabilidade do consignado é um direito de todos os beneficiários, mas para fazer esta troca é preciso seguir alguns passos, veja como funciona a seguir.

Saiba como Fazer a Portabilidade do seu Consignado

Afinal, o que é a portabilidade do consignado?

É o direito de levar o crédito consignado para outro banco que ofereça melhores condições de pagamento. Através de uma pesquisa, o cliente consegue saber sobre taxas e juros das outras instituições financeiras, podendo realizar a troca sem nenhum custo.

Para que a portabilidade do consignado seja feita é preciso informar a antiga e a nova instituição financeira e autorizar a troca. As regras para fazer esta transição estão previstas na Resolução 4.292, de 2013, do Banco Central.

Como funciona a portabilidade de empréstimo consignado?

Ao pedir a portabilidade do consignado, na prática, você contrata um novo empréstimo com a instituição financeira que escolheu para fazer a mudança. Este novo banco quita o empréstimo anterior e, assim, você passa a ter o seu crédito consignado com melhores condições.

De acordo com as regras do Banco Central, o valor e o prazo do novo empréstimo não podem ser maiores que o saldo devedor e a duração do empréstimo que o cliente tinha antes de fazer a mudança.

Isso funciona como uma proteção ao beneficiário, evitando que ele se sinta obrigado a mudar de banco e pagando taxas mais altas. Conheça as opções de portabilidade:

  • quitação antecipada: com melhores condições de pagamento você pode optar por continuar pagando o mesmo valor das parcelas, porém é possível antecipar a quitação do seu empréstimo;
  • portabilidade com troco: ao fazer a troca e refinanciar o seu contrato, você pode receber de volta a diferença paga à primeira instituição. Este troco vai direto para a sua conta;
  • redução das parcelas: você faz a troca da taxa de juros do seu empréstimo, reduzindo o valor da sua parcela. A quantidade continua a mesma, porém com uma cobrança mais em conta;
  • melhores taxas: você pode fazer a portabilidade escolhendo pagar taxas de juros mais em conta do que seu empréstimo anterior.

Como fazer portabilidade de consignado?

Antes de tudo, você deve conhecer bem como funciona o crédito da instituição bancária onde possui o empréstimo e pesquisar por melhores condições em outros bancos.

Depois, é preciso comunicar o banco inicial sobre a portabilidade, pedir o valor da sua dívida e o prazo que falta para quitá-la.

Leve estes dados para o novo banco e autorize o início do processo de troca. A nova instituição entrará em contato com o anterior e a portabilidade do consignado é feita por transferência (TED). 

Importante: o seu banco atual, por lei, não pode negar nenhum pedido sobre os dados do seu empréstimo! Veja as informações necessárias para solicitar a troca:

  • número do contrato;
  • saldo devedor atualizado;
  • demonstrativo da evolução do saldo devedor;
  • modalidade e taxa de juros (crédito consignado, taxa nominal e efetiva);
  • prazo total e prazo restante para a quitação;
  • sistema de pagamento;
  • valor de cada prestação (com o valor do principal e encargos);
  • data do último vencimento da operação.

Saiba mais sobre compartilhamento de dados financeiros: veja o que vai mudar com a chegada do Open Banking no Brasil

Quanto tempo leva para fazer a portabilidade de empréstimo consignado?

Todo o processo de portabilidade pode levar, em média, 10 dias úteis. O banco atual tem até 5 dias úteis para dar uma resposta sobre a portabilidade do consignado e repassar suas informações, indicando o valor do saldo devedor.

Feito isto, o novo banco irá receber este valor e comprará a dívida. Você terá a sua margem de crédito liberada novamente e, assim, a nova instituição financeira escolhida poderá refinanciar seu empréstimo com novas taxas e condições.

É possível desistir da portabilidade?

Sim, você pode desistir da portabilidade do consignado, não importa o motivo, desde que o seu novo banco ainda não tenha feito o pagamento do seu saldo devedor. O prazo para o cancelamento pode variar de acordo com cada instituição, sendo, em média, de 4 a 7 dias úteis.

Por isso, é muito importante que você avalie bem a portabilidade comparando as duas ofertas antes de fechar o contrato. Lembrando que apenas o titular do empréstimo poderá solicitar seu cancelamento.

Confira as vantagens e faça sua portabilidade para o PagBank!

Agora que você já conhece melhor os seus direitos e sabe como fazer a portabilidade do seu crédito consignado, conheça o PagBank Consignados!

Você pode simular todas as vantagens através do seu celular, pelo aplicativo, e tomar a melhor decisão.

O PagBank Consignados** foi criado para facilitar o acesso ao crédito e garantir um empréstimo sem burocracia para trabalhadores de empresas privadas, aposentados, pensionistas e servidores públicos, conheça alguns benefícios:

  • melhores taxas que outras linhas de crédito;
  • dinheiro liberado em até 24h;
  • parcelas fixas de até 30% do salário ou benefício líquido;
  • crédito pode ser usado para qualquer finalidade;
  • 60 dias para pagar a 1ª parcela, dependendo do convênio.

Conheça o app PagBank Consignados!

*quitação total ou parcial de sua dívida junto à empresa em que ele solicitou o crédito ou o financiamento em casos de impossibilidade de pagamento das mensalidades por algum imprevisto
**Sujeito à análise de crédito. O PagSeguro Internet S/A não é uma instituição financeira, não realiza operações de crédito diretamente e atua como correspondente bancário de instituições financeiras parceiras. A concessão de crédito é de responsabilidade dessas instituições, dentre elas o Banco Seguro S.A. e a Socinal – Crédito, Financiamento e Investimento S/A. Que concede por si ou através de seu correspondente Credisim Correspondente Bancário LTDA – CNPJ 33.166.821/0001-51. As taxas podem variar de acordo com o valor e quantidade de parcelas. O prazo é de 24h úteis e diz respeito a disponibilização do valor, após a assinatura do contrato. As condições de pagamento serão apresentadas no momento da contratação. Consulte condições do produto em: www.credisim.com.br/credito-consignado. Central de Atendimento: 4003-1775 (Capitais e região metropolitana) ou 0800 728 21 74 (demais localidades, exceto celular). Ouvidoria 0800 703 88 91.