Resumo do texto
- Entenda o objetivo de uma proposta comercial de vendas;
- Conheça as vantagens de ter um modelo padrão para suas propostas;
- Saiba o que não pode faltar em uma proposta comercial de vendas.
Uma proposta comercial é muito mais do que um mero documento que destaca as características de um produto ou serviço e as suas condições de oferta. Ela é um reflexo do valor que você, como empreendedor, está trazendo para o seu potencial cliente.
Para isso, é importante se dedicar a cada caso e criar uma nova proposta individual para cada comprador. Isso não quer dizer que você não possa padronizar alguns pontos e tornar o processo mais ágil.
Veja como montar uma proposta comercial de vendas eficiente em poucos passos!
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O que é uma proposta comercial?
A proposta comercial é um documento elaborado para apresentar um produto ou serviço a um possível comprador.
Normalmente, dentro da área de vendas, é o profissional que mantém o contato direto com o cliente que prepara essa proposta. Elas podem ser formuladas como resposta a uma solicitação ou enviada para engajar potenciais compradores, demonstrando proatividade e interesse em atender suas necessidades.
Qual o objetivo de uma proposta comercial?
O objetivo deste documento é convencer o cliente de que sua empresa tem a solução que ele precisa. A proposta comercial esclarece informações detalhadas sobre os produtos ou serviços oferecidos, destacando seu valor e os benefícios.
Ou seja, o objetivo final é conseguir uma resposta positiva e fechar o negócio.
Veja como criar um modelo de proposta comercial em 7 passos
Propostas comerciais mal elaboradas podem prejudicar a imagem da sua empresa e não cumprir seu propósito. Por isso, confira nossas dicas para criar um documento padrão eficiente para o seu negócio.
Entenda o perfil do cliente
Abordar desafios específicos faz a sua proposta se destacar, pois mostra que suas soluções se alinham às necessidades e expectativas dos interessados. Este entendimento personalizado torna a comunicação relevante e efetiva.
Liste os principais objetivos da proposta
Qual a finalidade na apresentação da proposta: mostrar uma solução personalizada? Fazer uma venda extra? Destacar as vantagens do produto?
Seja quais forem os objetivos, devem ser listados de forma clara para evitar desentendimentos e garantir que aquele documento seja relevante.
Crie um modelo simples e objetivo
Existem diferentes formatos para apresentar a proposta: documentos, slides ou vídeos. A escolha de qual é o melhor deve ser tomada pensando no perfil do seu consumidor.
A partir disso, elabore um modelo que entregue as informações de forma objetiva para que possam ser facilmente compreendidas.
Faça um detalhamento dos produtos e serviços
É de suma importância apresentar os detalhes do que você está oferecendo para reforçar os benefícios da sua solução. Evite termos técnicos ou jargões que possam confundir o leitor.
Defina o orçamento
O preço é um ponto sensível. Um valor muito baixo pode levantar questões sobre a qualidade da sua solução. Portanto, ao decidir o preço, considere a média do mercado e todos os custos associados à prestação do serviço.
Uma boa estratégia pode ser detalhar o orçamento, incluindo custos de materiais e mão de obra. Certifique-se também de informar as possíveis formas de pagamento, e, se houver, as condições especiais.
Apresente um cronograma de entregas
Estabeleça datas para entregas e o tempo de duração de cada etapa do projeto para que o processo fique claro para todos.
Lembre-se de incluir também prazos de feedbacks e definir datas de envio de materiais ou informações extras solicitadas.
Finalize de maneira persuasiva
Nessa seção, você pode apresentar mais informações sobre sua experiência e até depoimentos de outras pessoas que usaram sua solução para mostrar o benefício da contratação.
Incluir um campo de assinatura também é uma forma de conduzir o contratante a realmente fechar o negócio no final da leitura do documento.
Quais são as vantagens de ter um modelo de proposta comercial?
Além de servir como um poderoso argumento de vendas, a proposta traz outras vantagens:
Uniformização da marca
Utilizando um modelo de proposta comercial, a empresa garante uma abordagem padrão em todas as vendas. Isso não só transmite uma imagem profissional, mas também fortalece o reconhecimento da sua marca no mercado.
Padronização dos layouts
É possível estabelecer um padrão para uso de logo, seções, títulos e outros elementos do documento. Isso ajuda a apresentar uma imagem profissional e organizada, além de tornar a leitura mais fácil.
Desenvolvimento de um modelo eficiente
Um modelo facilita e agiliza a criação das propostas, economizando tempo do colaborador responsável e também garante a competência no envio da proposta. Quanto mais rápido você mandar, menos tempo ele terá para analisar a concorrência.
Melhoria de processos
Com um modelo padrão, é mais fácil identificar o que deu certo e o que precisa ser mudado.
Você pode aperfeiçoar a estrutura e o conteúdo com o tempo, usando como base feedbacks recebidos e a análise dos resultados anteriores.
Saiba o que não pode faltar em uma proposta comercial de vendas!
Saiba quais informações não podem faltar no seu documento:
Título
Deve estar na primeira página da proposta, que também deve incluir o nome da empresa, do responsável pelo documento e a data de envio.
Introdução do cliente
Esses dados também precisam estar presentes para identificar quem irá receber a proposta.
Definição do problema e solução proposta
Mostre porque seu produto/serviço é necessário, apontando os problemas que sua solução pode resolver e explicando os benefícios que você está oferecendo. Dessa forma, o comprador entenderá sua proposta de valor.
Qualificações da empresa
Essas informações demonstram a confiabilidade do negócio e a qualidade do serviço prestado. Nesta seção, você também pode usar cases de sucesso para reforçar a sua reputação.
Cronograma
Todas as datas do processo devem estar no documento. A chegada de materiais, o início do serviço, etc.
Para evitar cobranças excessivas, deixe claro que pode haver alguma diferença entre o cronograma da proposta e a execução. Você só não pode deixar de informar um prazo.
Como calcular preços e condições de pagamento em sua proposta comercial?
A precificação e condições de pagamento em uma proposta comercial requerem atenção. Alguns pontos importantes são:
- Entenda os custos envolvidos na oferta dos produtos ou serviços. Isso inclui custos com materiais, mão de obra, produção, transporte, etc;
- Uma pesquisa da média de preço de seus concorrentes pode dar uma ideia de como definir valores competitivos;
- Lembre-se que um valor muito abaixo dessa média pode fazer com que o cliente associe sua marca à baixa qualidade ou falta de experiência;
- Para definir as condições de pagamento, considere prazos, parcelamento, descontos por antecipação, garantia, etc.
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A proposta comercial é um elemento crucial em qualquer processo de venda. Ela mostra o que seu negócio pode fazer para resolver os problemas do cliente. Com um modelo bem estruturado, você economiza tempo na criação da proposta.
Com o PagVendas, você tem acesso a dados precisos que auxiliam na elaboração de propostas comerciais alinhadas com a realidade do mercado e as necessidades do público-alvo. Assim, fica mais fácil crescer e vencer nos negócios.
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