Quer investir em fundos de investimento? Confira dicas e motivos para começar!

Resumo do texto

  • Confira dicas para começar a investir em fundos;
  • Entenda mais sobre prazos, taxas e outras informações;
  • Principais motivos para aplicar seu dinheiro nessa modalidade.

 

Seu desejo é investir em fundos, mas não sabe muito bem qual é a melhor opção? 

Isso acontece porque existem características diferentes de outros produtos do mercado (como CDBs e Tesouro Direto), além de taxas que só se aplicam a eles.

Junto a isso tudo, entra um outro fator bem importante: cada fundo usa uma combinação diferente de produtos — que podem ser de renda fixa, variável ou uma mescla dos dois — para compor a carteira de investimentos do fundo.

É justamente esse ponto que costuma deixar os iniciantes bem preocupados, já que o objetivo é conseguir rentabilidade, mas respeitando o perfil de investidor.

Se você quer aplicar com estratégia e inteligência, não deixe de ler este artigo. A seguir vamos apresentar algumas dicas para escolher as melhores opções de fundos e 4 motivos para você aplicar seu dinheiro neles. 

Boa leitura!

Veja Como Investir em Fundos de Investimento

Dicas para investir em fundos sem erro

Fique de olho nas taxas

Fundos de Investimento contam com 2 taxas básicas, a taxa de administração e a taxa e performance.

A taxa de administração serve para pagar pelo trabalho da equipe de gestão do fundo, ela é apresentada na hora da contratação e aparece como uma porcentagem anual (ex: 1% a 2% ao ano). Seu valor é deduzido diariamente e a rentabilidade divulgada para o investidor já contempla o desconto da taxa.

Já a taxa de performance só é cobrada caso o fundo bata sua meta. Para todos os fundos existe algum indicador que é usado como base para definir o bônus por performance.

Caso os gestores consigam resultados melhores do que o esperado, eles recebem uma quantia a mais pelo trabalho bem feito.

Se quiser saber mais sobre essas cobranças, não deixe de conferir este texto aqui.

Preste atenção aos prazos

Nunca deixe de olhar para os prazos de resgate. Alguns fundos permitem que a retirada do dinheiro seja rápida, com o valor retornando em pouco tempo para sua conta. 

Em outros, o prazo mínimo de investimento pode ser mais alto, o que te impede de retirar sua cota (ou cobra uma espécie de penalidade ou taxa de saída).

Sempre fique de olho nas datas de resgate e também na liquidez, que é a facilidade de fazer com que o investimento volte a ser dinheiro na sua conta. Entenda mais sobre a liquidez dos investimentos.

Diversifique sua carteira

Nunca coloque todo seu dinheiro em um único investimento e nem em um fundo só, mesmo que eles diversifiquem a sua carteira. 

Este é um conselho dado por 11 em cada 10 especialistas do mercado.

Com a diversificação você pode mesclar seus ganhos e ter um retorno ainda melhor, sem depender de uma única performance.

Diversificar é o melhor caminho, tanto para ter mais oportunidades de rendimento quanto para fugir dos prejuízos e, claro, das surpresas.

Saiba mais sobre a importância de ter uma carteira de investimentos diversificada.

Estude antes de investir

Para tomar uma decisão, faça a lição de casa e estude um pouco sobre sua escolha.

Calma, não é preciso passar horas conferindo vídeos, análises de especialistas nem nada disso. O importante mesmo é que você leia o regulamento do fundo para entender:

  1. quais os prazos para resgate e carência;
  2. qual o valor das taxas praticadas;
  3. se o fundo combina com seus objetivos.

Isso é o mínimo de informação necessária se você quer investir em fundos com estratégia. Para isso, é possível conferir o histórico de rendimento.

Mas lembre que os resultados conseguidos no passado nunca servem de garantia para os do futuro. O que eles podem apontar é a competência da equipe de gestão e sua capacidade de conseguir resultados.

Por que investir em fundos?

Ainda não sabe se investir em fundos é o melhor caminho? Conheça os motivos que podem fazer você mudar de ideia.

Você pode começar com pouco

Não é preciso ter muito dinheiro guardado para começar a investir em fundos. Você encontra opções com um valor inicial baixo e que oferecem boas oportunidades de rendimento.

Que tal conhecer uma delas? Conheça o Fundo Multimercado All Seasons, uma boa opção de investimento.

Praticidade para contratar

Fundos podem ser contratados sem burocracia nem demora. Na verdade, você não precisa sair do lugar para contratar um neste exato momento.

Existem muitas opções disponíveis no mercado, inclusive no super app, onde você encontra:

  1. Fundos multimercado;
  2. Fundos de renda fixa;
  3. Fundos de ações;
  4. Fundos cambiais.

Quer começar bem? Então confira o Workshop Papo que Rende e aprenda a organizar gastos e aplicar seu dinheiro conosco!

Diversificar sem complicar

Fundos facilitam que você faça diversos investimentos sem ter o trabalho de pesquisa e aplicação. 

Tudo é feito pelos próprios gestores, o que dá ainda mais tranquilidade na hora de diversificar, afinal, os produtos serão selecionados com um olhar técnico, voltado para os resultados.

Confira seu perfil de investidor no super app PagBank

O perfil de investidor é algo que você precisa conhecer. Existem 4 perfis diferentes:

  1. Iniciante;
  2. Conservador;
  3. Moderado;
  4. Experiente.

Faça o teste para descobrir qual é o seu! Essa etapa é essencial para começar a investir em fundos (ou qualquer outro produto) com mais estratégia e menos dor de cabeça.

Que tal fazer o teste agora mesmo? Basta baixar o super app e abrir sua conta PagBank. Você não paga nada por isso e ainda tem na palma da sua mão um banco completo e grátis, que te ajuda a investir com praticidade e sem mistérios!

Conheça os Fundos de Investimento disponíveis no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”