Tipos de Embalagem: saiba quais são e como usar cada um deles

Resumo do texto

  • Conheça os tipos de embalagens e para que servem;
  • Saiba quais são os materiais mais indicados para embalar;
  • Veja dicas para vencer a concorrência usando as embalagens.

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As vendas online não pararam de crescer. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, houve um aumento de 12% no primeiro trimestre de 2022 quando comparado ao ano anterior. Pelos números, dá para ver que o e-commerce continua com tudo!

Para conquistar o cliente em meio a tantas opções, o empreendedor precisa pensar na jornada de compra. Ou seja, tentar garantir a melhor experiência desde a criação do site até como entregar produtos vendidos online.

Conhecer e escolher os tipos de embalagem para a entrega tem um papel importante nesse processo.

Leia nosso conteúdo, saiba qual é a importância da embalagem na jornada de compra e veja quais são os materiais mais usados, suas vantagens e desvantagens.

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Tipos de Embalagem

Quais são os tipos de embalagem no e-commerce?

Todo mundo sabe responder qual a função de uma embalagem, certo? Proteger, armazenar e transportar um produto. Imagina se você vai ao mercado e os alimentos estão soltos na prateleira? Não seria muito legal!

Para o empreendedor, proteger o produto é o primeiro passo. Depois, é preciso pensar no impacto que a embalagem causa no cliente. 

Para começar, é preciso conhecer os tipos de embalagens que você vai usar na sua loja virtual!

Embalagem primária

A “contagem” é feita de dentro para fora. Portanto, a embalagem primária é aquela que fica mais próxima do produto. Sua principal função é proteger o item. No caso de um sabonete, por exemplo, é o papel ou plástico que ele vai embrulhado.

Se possível, dê preferência a uma embalagem com material sustentável e seguro.

Embalagem secundária

É a segunda camada de proteção, que vai logo depois da embalagem primária. Ela pode ser a etapa final, dependendo do produto. É importante que o armazenamento seja considerado nessa etapa.

No exemplo do sabonete, as caixinhas de papelão são mais leves, porém são frágeis e você não pode empilhar uma grande quantidade. Já se for uma embalagem de madeira, ganha resistência.

Essa escolha deve considerar:

  • custo;
  • armazenamento;
  • forma de envio;
  • experiência do cliente.

Embalagem terciária

Essa embalagem pode conter vários produtos juntos ou, até mesmo, diferentes itens. Se você é o produtor de sabonetes, pode ter uma promoção em seu site, vendendo 5 itens pelo valor de 4. Neste caso, a embalagem terciária seria a caixa que armazena os 5.

Ela pode conter ainda produtos de diferentes categorias. Por exemplo, 2 sabonetes, 1 vidro de shampoo e 1 condicionador.

Dependendo do caso, essa pode ser a embalagem que o cliente recebe em casa, ou seja, o primeiro contato dele com a marca. Portanto, tenha atenção à montagem e considere escolher uma embalagem que contribua para a felicidade de quem recebe o pacote.

Agora é hora de conhecer os materiais mais usados

Cada tipo de embalagem tem um objetivo, seja para proteger o produto, apresentar as informações ou encantar o cliente que recebe.

E, para conseguir fazer isso, é importante escolher o material ideal. Por exemplo, um sabonete não precisa de plástico bolha como embalagem primária. Já uma caneca, precisa. 

Plástico

Um dos materiais mais usados é o plástico, em suas diferentes formas. No caso de produtos frágeis, é normal usar a versão do plástico bolha como embalagem primária para envolver o item. 

Deslize para mais informações
Vantagens: Desvantagens:
  • Muitas opções no mercado;
  • Fácil de encontrar fornecedores;
  • Mais proteção;
  • Resistente à umidade.
  • Difícil descarte (não é sustentável);
  • Mais caro.

Papelão

Já o papelão também tem um importante papel na logística das embalagens. Seja em uma gramatura maior (mais grosso) nas caixas ou mais fino, que funciona como embalagem primária para itens que não quebram.

Deslize para mais informações
Vantagens: Desvantagens:
  • Mais barato;
  • Fácil adaptação;
  • Pode ser reciclado.
  • Não resistente à umidade;
  • Menor índice de proteção.

Dicas para decidir qual embalagem usar como estratégia competitiva

A entrega do produto pode fazer parte da estratégia de encantar e fidelizar o cliente. Para isso, é preciso decidir como será a embalagem e o que o consumidor vai receber quando comprar no seu e-commerce.

Custo x benefício

Não adianta escolher uma embalagem mais cara para surpreender quem compra e, no final das contas, fechar o mês no vermelho. A primeira coisa é saber como está o seu orçamento. Então, procure o material com melhor custo x benefício, ou seja, aquele que você possa pagar e que consiga proteger o produto.

O tamanho e material da mercadoria

Se você precisa enviar uma camiseta ou uma caneca, é necessário pensar de forma diferente. Para itens frágeis, invista em um material mais resistente que garanta a segurança do produto. Além disso, ter espaço vazio na caixa pode acabar fazendo com que o item amasse ou, até mesmo, quebre.

Durabilidade e resistência

Especialmente se o item for enviado para lugares distantes, não deixe de pensar na resistência. Uma caixa de papelão, deve ser mais grossa para não amassar. Considere a possibilidade de molhar e locais com alta temperatura na hora de escolher o material.

Invista na experiência do cliente

Lembra daquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Exatamente! Como seu cliente fez a compra pela internet, ele ainda não se “encontrou” com sua marca. 

A prova disso é a tendência do unboxing. O ato de filmar enquanto abre um pedido e postar nas redes sociais. Isso mostra como o cliente valoriza a forma que o produto chega na casa dele.

Adote medidas sustentáveis para o descarte da embalagem

A responsabilidade social também deve fazer parte da escolha da embalagem. Sempre que puder, não use plástico e dê preferência a papel reciclado. Caso use outros materiais, como madeira e tetra-pak, incentive o cliente a reutilizar a embalagem.

Suas encomendas mais seguras com o Envio Fácil!

Escolher a embalagem certa demora um tempo. Porém, para decidir como enviar o produto, não leva nem 2 minutos! Com o Envio Fácil, você pode ficar tranquilo para escolher qual material e formato usar, porque o preço baixo está garantido.

O serviço do PagSeguro garante que a sua encomenda chegue onde for preciso. O Envio Fácil oferece:

  • Envio pelos Correios ou Jadlog;
  • Impressão de etiqueta em casa para deixar tudo pronto para enviar;
  • Rastreio do pedido;
  • Proteção contra perdas e extravios.

Olha só como é fácil usar o Envio Fácil:

  1. Acesse o painel do PagSeguro e vá em “Venda online”;
  2. Clique em “Envio Fácil”;
  3. Você vai ver os pedidos que estão disponíveis e escolher qual enviar;
  4. Preencha as informações sobre o pacote;
  5. Imprima a etiqueta, cole na embalagem e pronto!

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