As recentes restrições na circulação das pessoas e no funcionamento de empresas e comércios estão deixando muita gente preocupada com um assunto que faz parte do dia a dia de todos: a renda familiar.

Comerciantes locais, profissionais autônomos e prestadores de serviço estão buscando alternativas para manterem seus ganhos no mesmo patamar, e até os próprios consumidores estão dando uma força para contribuir com esses pequenos empresários de suas cidades.

Mas, uma coisa é fato: com todas essas mudanças, tem gente de olho em formas de conseguir uma fonte de renda neste momento — ainda mais agora quando uma boa parte das pessoas está em casa e com mais tempo disponível. 

Essa é uma atitude inteligente e que pode ser uma nova opção de trabalho. Isso vale tanto para quem já é empreendedor — e quer aumentar sua oferta de produtos para os clientes — quanto para quem está pensando em dar os primeiros passos e abrir o próprio micronegócio.

Nós do PagSeguro PagBank estamos há mais de 10 anos seguindo lado a lado com o pequeno empreendedor, por isso, diante de tudo o que está acontecendo, nossa missão não é apenas oferecer soluções práticas, mas também apresentar ideias que possam ser usadas para ampliar seus ganhos.

Separamos neste post algumas alternativas interessantes para aqueles que buscam garantir uma grana extra neste momento. Quem sabe você não termina a leitura com novas ideias para faturar aquele dinheiro adicional, que é tão bem-vindo agora!

Alimentação

Mesmo sem poder sair muito de casa, as pessoas seguem precisando se alimentar. Não são poucas as pessoas que não têm muita intimidade com o fogão e as panelas, e pode ter certeza que esse público é o que mais procura alternativas para suas refeições. 

Alguns exemplos:

Produção de pratos congelados e refeições prontas

A solução atrai não só quem não gosta de cozinhar, mas também profissionais que seguem com sua rotina de trabalho (presencial ou home office) e até quem sabe e gosta de cozinhar, mas que está querendo uma trégua do avental.

Se você sabe fazer delícias na cozinha e está em busca de uma renda extra, já pensou em oferecer pratos congelados ou comidas prontas para servir (o bom e velho marmitex)? Vale a pena montar um cardápio semanal, bolar algumas combinações de receita para cada dia da semana e fazer a divulgação. 

Você pode começar suas vendas com seus vizinhos, amigos e colegas de trabalho, mas não se esqueça que a melhor forma de fazer com que mais e mais pessoas descubram seus novos negócios é usando a internet!

Existem formas muito boas de espalhar a novidade. Nós separamos algumas dicas essenciais neste post aqui.

Na hora de divulgar seu cardápio e fazer as vendas, um de seus principais aliados é o WhatsApp Business e suas listas de distribuição de mensagens. Utilize o app para divulgar e também para enviar um Link de Pagamento para seus clientes. 

Com o link, eles podem efetuar o pagamento rapidinho, o valor cai na conta PagBank e toda a transação é feita sem nenhum contato, o que deixa sua venda ainda mais segura!

Alimentação fitness

Aproveitando o tópico anterior, as chamadas comidas fitness estão super em alta. Tanto em versões prontas, como quentinhas, quanto congeladas. Afinal, basta acessar as redes sociais e conversar com alguns amigos para ver memes e desabafos sobre um dos maiores desafios do momento: manter o peso e não brigar com a balança.

Alimentação fit, que está em evidência há algum tempo, agora está sendo muito procurada pelas pessoas preocupadas em manter a forma, mesmo estando em casa. 

E não pense que você precisa ser um nutricionista ou um grande chef de cozinha para construir pratos gostosos, saudáveis e pouco calóricos.

A internet é um prato cheio, literalmente, para quem pretende usar a cozinha saudável como forma de garantir uma renda extra. É só pesquisar que você encontra receitas práticas, dicas de ingredientes saudáveis para substituir em pratos convencionais e até formas de explorar alimentos funcionais para criar receitas bem diferentes e atrativas. 

Por exemplo, ao invés de incluir arroz branco no prato, por que não trocar por arroz integral, que possui 20% a mais de proteínas e duas vezes e meia mais fibras? Talvez o público esteja disposto a pagar um pouco a mais pela opção.

E não se esqueça também do público que possui restrições alimentares. As refeições sem carne, veganas, sem glúten e sem lactose seguem sendo bastante procuradas, tanto por quem não pode comer, quando quem busca outras fontes de alimentação. 

Doces 

Sim, tem muita gente querendo manter a forma neste momento, mas isso não significa que não há clientes interessados em umas boas guloseimas.

Por isso, a venda de doces é uma fonte de receita bem interessante e variada, veja alguns exemplos de produtos:

  1. Bolos, cucas e tortas;
  2. Doces saudáveis ou para dietas controladas (sem lactose, glúten, açúcar ou vegano);
  3. Doces e compotas de frutas;
  4. Bolos de pote;
  5. Brigadeiros gourmets;
  6. Bombons e trufas recheadas;
  7. Cookies e biscoitos;
  8. Cupcakes.

Esses são apenas alguns dos quitutes. Parte deles está bem em alta, um bom exemplo são os bolos de pote para vender. A receita é uma reinvenção de um doce clássico, mas que atrai bastante gente pela aparência e diversidade de sabores.

Quando for fazer suas vendas, além de contar com a possibilidade de usar o Link de Pagamento, você pode vender com segurança usando a tecnologia NFC das maquininhas do PagSeguro PagBank.

Elas permitem que o cliente faça o pagamento ao aproximar seu celular, tablet, cartão ou smartwatch, tudo sem a necessidade de contato!

E também existe a opção de pagar usando QR Code, que também não exige contato entre o cliente e a maquininha de cartão e ainda garante um cashback de 10% na conta PagBank do cliente de brinde.

Lanches rápidos e sanduíches

Sanduíches e lanches rápidos não podem ficar de fora dessa lista, já que são um dos campeões de vendas em muitas cidades Brasil afora.

Aproveite que as pessoas estão valorizando cada vez mais as opções caseiras e as receitas artesanais para garantir uma renda extra! 

Produzir sanduíches é bem mais simples do que fazer pratos prontos ou doces, por exemplo. Então vale a pena investir nessa opção, que é muito popular e possui um bom custo-benefício para o empreendedor.

Faça você mesmo!

Além dos produtos alimentícios, quem busca uma renda extra pode seguir o caminho do artesanato e dos objetos decorativos. O segredo aqui é a técnica e o capricho. Por isso, os produtos listados aqui tem um bom valor agregado e podem ser uma opção bem interessante para você neste momento.

Artigos de decoração

Produtos decorativos dão vida à casa das pessoas e deixam os ambientes mais bonitos. Pense bem: as pessoas estão muito tempo em casa, logo, é bem provável que algumas delas estejam bem interessadas em dar uma nova cara para os cômodos.

As opções de produtos são bem variadas, veja alguns exemplos:

  1. Artes em macramê;
  2. Objetos em crochê;
  3. Pinturas;
  4. Vasos artesanais;
  5. Velas perfumadas;
  6. Porta retratos customizados;
  7. Terrários com plantas;
  8. Arranjos de flores (naturais ou artificiais).

E se você está pensando algo como “não tenho habilidade para produzir esse tipo de produto”, saiba que uma boa alternativa é encontrar outros pequenos produtores que fazem esses trabalhos e se juntar com eles para fazer as vendas.

Tem muita gente que vê no artesanato um hobby, mas você pode entrar como uma solução, ser o divulgador do trabalho e ganhar um dinheiro fechando as vendas e divulgando os produtos.

E claro que nada te impede de aprender a fazer artigos decorativos. A internet tem muitos conteúdos gratuitos que ensinam a produzir artesanatos e decorações com objetos simples e fáceis de encontrar.

Vestuário

Camisetas personalizadas, chinelos customizados e roupas feitas à mão são produtos que atraem as pessoas e despertam a curiosidade do público antenado nas tendências da moda.

Mas, se você não quer colocar a mão na massa, é possível comprar os produtos de um revendedor via internet e fazer uma loja virtual com seus produtos, seja para vender roupas ou sapatos. 

Se você quer mostrar através da internet tudo aquilo que você vende, mas de um jeito bem profissional e sem gastar muito, a primeira dica é usar o Criador de Sites ou a Loja VirtUOL. Ambas são as soluções do UOL Meu Negócio para você dar aquela presença online para o seu negócio e criar sua vitrine virtual. Se você quiser fazer uma vitrine direto pelos apps de mensagem, então, a dica é usar o ZapCommerce.

Essas ferramentas se somam ao Link de Pagamento e podem ser otimizadas com o PagVendas, que é um sistema para gerenciar todo o seu negócio, ou seja, o contato dos clientes, as entradas financeiras e até mesmo seu estoque!

Quem domina a máquina de costura tem como alternativa a produção das máscaras de proteção. O Governo Federal emitiu uma cartilha ensinando como fazê-las, e a procura por esse item é bastante alta, inclusive já existem alguns empreendedores que estão focando suas produções em máscaras com tecidos coloridos e adequados para adultos e crianças.

Revenda de artigos de beleza

Há muitos anos a revenda de cosméticos é uma fonte alternativa de renda. Alguns empreendedores, inclusive, usam essa alternativa como principal forma de ganhar dinheiro. Ou seja, com um bom esforço no oferecimento desses produtos dá para ganhar uma boa quantia.

A dica é: aproveite que os serviços dos Correios e das transportadoras seguem em operação, faça um pedido inicial e mãos à obra. Comece focando nas pessoas que você conhece, especialmente aquelas que não estão saindo muito de casa. 

Conforme suas vendas forem aumentando, as empresas oferecem bonificações interessantes. Vale lembrar que boa parte das marcas que operam com o sistema de revendedores oferecem mais do que maquiagem. Na lista de produtos dá para encontrar até itens de alimentação saudável e itens de cuidados intensos com a pele, unhas e cabelo. 

Cursos e atendimentos on-line

Essa dica é focada em quem já tem uma pequena empresa de serviços, como, por exemplo, um estúdio de pilates, uma academia ou escola de idiomas.

Se o atendimento presencial está impossibilitado nesse momento, a ideia é lançar alguns tipos de cursos com conteúdos práticos e que podem ser feitos em casa.

Trocar a sala de aula (ou o ambiente da academia) pela sala de estar é um desafio grande. Entretanto, os clientes mais compromissados ou que precisam dos seus serviços vão se atrair por essa ideia.

Você terá que estudar um pouco o formato e assegurar a qualidade da conexão à rede para não haver interrupções. Contudo, após elaborar o conteúdo e estruturar a forma de transmitir o conhecimento, terá em mãos um modelo de negócio moderno e que pode continuar sendo uma fonte de renda por muito tempo!

Aqui entram também aqueles que suspenderam suas atividades profissionais, como psicólogos, coaches e consultores empresariais. Por que não retomar as atividades e captar novos clientes aproveitando a comodidade de casa?

Utilize as soluções do PagSeguro para garantir sua renda extra

Por fim, não podemos deixar de falar que, ao usar as soluções do PagSeguro PagBank, você tem duas alternativas para gerar uma renda a mais para o seu negócio.

A primeira delas é o Indique e Ganhe. Ao indicar um amigo ou pequeno empreendedor para usar as maquininhas do PagSeguro PagBank, você pode ganhar até R$60 por indicação, e a pessoa indicada garante até R$48.

Se você seguiu as nossas dicas de movimentar seus negócios durante esse período de isolamento, já sabe que participar de redes de pequenos empreendedores e fazer parcerias é uma excelente forma de manter as entradas financeiras.

E se você está em contato direto com pessoas que vendem, por que não garantir uma renda extra indicando a eles as nossas soluções? Você ganha indicando a maquininha e também quando uma indicação sua abrir uma conta PagBank!

A outra opção é por meio da venda de créditos para celular. As maquininhas do PagSeguro oferecem a opção de recarga para quase todas as operadoras, e a cada recarga você recebe 2% de comissão! Ninguém quer ficar sem crédito, ainda mais agora que a internet é uma das poucas fontes de comunicação que seguem sem restrições.

Pronto para garantir uma renda extra? Empreender nunca é uma má ideia, ainda mais quando muitas pessoas estão de olho em novas formas de ganhar dinheiro.

E fica aqui mais uma dica para você: com o PagBank você conta com as melhores soluções de pagamento para seu negócio e também centraliza toda a sua vida financeira em uma conta digital segura e que rende mais que a poupança!

Agora, só falta escolher a opção que melhor se encaixa ao seu perfil e partir para ação.