Resumo do texto
- Saiba como saber se o seu nome está sujo;
- Descubra por quanto tempo uma dívida fica visível no Serasa e SPC;
- Aprenda a limpar seu nome em 4 passos.
Quando os boletos se acumulam e o dinheiro não cobre todos os gastos, algumas contas acabam ficando atrasadas. E com o tempo, elas podem levar seu nome para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Se você passou por um momento de aperto financeiro e agora precisa saber se o seu nome está sujo. Chegou a hora de regularizar a situação para não ficar com o crédito comprometido e para estar em dia com as contas. Aprenda a consultar se o seu nome está no Serasa e veja como limpar!
Outros artigos que podem ser do seu interesse:
- Nome sujo: veja como consultar o seu CPF na Serasa;
- Estou endividado, e agora? Veja 5 dicas para sair do sufoco;
- CPF na nota: saiba para que serve e como se cadastrar no programa.
Como saber se meu nome está “sujo”?
Imagina a situação: você vai ao banco pedir um empréstimo e descobre que seu nome está sujo. Ninguém quer passar por isso, né? Para não ser pego de surpresa é possível fazer uma consulta no Serasa para saber se está tudo certo.
Consulte seu CPF no Serasa e confira se você possui alguma dívida
No site do Serasa, um dos mais conhecidos Serviços de Proteção ao Crédito, acesse com o seu CPF e faça o cadastro obrigatório. Confirme os dados na hora de criar a conta e veja se tem alguma dívida em aberto.
Na próxima vez, você precisa apenas do documento e da senha criada. Além disso, no próprio site é possível verificar planos de pagamento para as contas atrasadas.
Com quanto tempo de atraso uma dívida é negativada?
Normalmente em 30 dias. Porém, pode variar, porque o Código de Defesa do Consumidor não estipula um prazo para que as empresas negativem uma dívida. Entretanto, o mercado espera esse tempo por considerar uma “política de bom relacionamento”.
A dívida negativada significa que uma empresa avisou aos órgãos de proteção ao crédito que algum cliente não pagou o que devia.
Por quanto tempo o nome fica “sujo” nos Órgãos de Proteção ao Crédito?
Por cinco anos. Após essa data a dívida caduca, ou seja, ela não aparece mais nos órgãos responsáveis, como o Serasa e o SPC Brasil. Mas isso não quer dizer que ela deixe de existir. A pessoa ainda pode negociar o pagamento e quitar o débito direto com a empresa.
Veja o passo a passo para limpar o nome “sujo”
Para quitar as dívidas e tirar o nome dos Serviços de Proteção ao Crédito, é possível usar o programa Serasa Limpa Nome. Veja como fazer isso:
- Acesse o Serasa Limpa Nome;
- Veja quais são as pendências que constam em seu nome;
- Escolha a melhor opção de negociação para o seu momento financeiro;
- Clique em Gerar boleto e realize o pagamento!
O PagBank ajuda você a manter o equilíbrio financeiro
Por mais que não seja ideal, em alguns momentos acontece do planejamento financeiro sair dos trilhos, as dívidas acumularem e o nome ficar sujo. Mas tem solução! E, para que isso não se repita, é hora de escolher um banco que te ajuda nesse momento.
Com o PagBank, você pode começar aquela reserva de emergência para momentos difíceis. Mas, não é só isso!
Com a conta PagBank, o seu saldo rende automaticamente. Além disso, é possível separar um dinheiro para os investimentos. A partir de R$1, escolha opções seguras e lucrativas!
Essa é uma ótima maneira de estar preparado para quando as dívidas acontecerem, já ter um pé de meia para segurar a situação.
Faça o download do super app e abra agora sua conta PagBank!