Serviço de Proteção ao Crédito: entenda o que é e veja se seu nome está no cadastro

Resumo do texto

  • Saiba como saber se o seu nome está sujo;
  • Descubra por quanto tempo uma dívida fica visível no Serasa e SPC;
  • Aprenda a limpar seu nome em 4 passos.

PagBank: abra sua conta digital grátis!

 

Quando os boletos se acumulam e o dinheiro não cobre todos os gastos, algumas contas acabam ficando atrasadas. E com o tempo, elas podem levar seu nome para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Se você passou por um momento de aperto financeiro e agora precisa saber se o seu nome está sujo. Chegou a hora de regularizar a situação para não ficar com o crédito comprometido e para estar em dia com as contas. Aprenda a consultar se o seu nome está no Serasa e veja como limpar! 

Outros artigos que podem ser do seu interesse: 

Entenda o que é o Serviço de Proteção ao Crédito

Como saber se meu nome está “sujo”?

Imagina a situação: você vai ao banco pedir um empréstimo e descobre que seu nome está sujo. Ninguém quer passar por isso, né? Para não ser pego de surpresa é possível fazer uma consulta no Serasa para saber se está tudo certo.

Consulte seu CPF no Serasa e confira se você possui alguma dívida

No site do Serasa, um dos mais conhecidos Serviços de Proteção ao Crédito, acesse com o seu CPF e faça o cadastro obrigatório. Confirme os dados na hora de criar a conta e veja se tem alguma dívida em aberto.

Na próxima vez, você precisa apenas do documento e da senha criada. Além disso, no próprio site é possível verificar planos de pagamento para as contas atrasadas.

Com quanto tempo de atraso uma dívida é negativada?

Normalmente em 30 dias. Porém, pode variar, porque o Código de Defesa do Consumidor não estipula um prazo para que as empresas negativem uma dívida. Entretanto, o mercado espera esse tempo por considerar uma “política de bom relacionamento”.

A dívida negativada significa que uma empresa avisou aos órgãos de proteção ao crédito que algum cliente não pagou o que devia.

Por quanto tempo o nome fica “sujo” nos Órgãos de Proteção ao Crédito?

Por cinco anos. Após essa data a dívida caduca, ou seja, ela não aparece mais nos órgãos responsáveis, como o Serasa e o SPC Brasil. Mas isso não quer dizer que ela deixe de existir. A pessoa ainda pode negociar o pagamento e quitar o débito direto com a empresa.

Veja o passo a passo para limpar o nome “sujo”

Para quitar as dívidas e tirar o nome dos Serviços de Proteção ao Crédito, é possível usar o programa Serasa Limpa Nome. Veja como fazer isso:

  • Acesse o Serasa Limpa Nome;
  • Veja quais são as pendências que constam em seu nome;
  • Escolha a melhor opção de negociação para o seu momento financeiro;
  • Clique em Gerar boleto e realize o pagamento!

O PagBank ajuda você a manter o equilíbrio financeiro

Por mais que não seja ideal, em alguns momentos acontece do planejamento financeiro sair dos trilhos, as dívidas acumularem e o nome ficar sujo. Mas tem solução! E, para que isso não se repita, é hora de escolher um banco que te ajuda nesse momento.

Com o PagBank, você pode começar aquela reserva de emergência para momentos difíceis. Mas, não é só isso!

Com a conta PagBank, o seu saldo rende automaticamente. Além disso, é possível separar um dinheiro para os investimentos. A partir de R$1, escolha opções seguras e lucrativas!

Essa é uma ótima maneira de estar preparado para quando as dívidas acontecerem, já ter um pé de meia para segurar a situação.

Faça o download do super app e abra agora sua conta PagBank!