Resumo do texto
- Entenda o que é faturamento e como ele se diferencia de lucro e receita;
- Saiba quais são os pilares que sustentam o faturamento da sua empresa;
- Veja 9 dicas para aumentar o faturamento do seu negócio.
O sucesso do seu negócio não depende só da sua habilidade para vender. Um empreendimento precisa dar resultado e crescer constantemente, e isso só é possível com uma boa saúde financeira.
Boa parte das empresas que abrem suas portas acabam fechando antes de completar um ano de vida, e em quase todos esses casos o problema é o faturamento e o equilíbrio das contas.
Você precisa focar nos pontos certos e ter um pouco de estratégia para administrar seu negócio e conseguir um bom faturamento. Neste post, você vai encontrar 9 dicas para aumentar o faturamento da empresa tendo como base 3 pilares do seu negócio:
- O número de clientes;
- A frequência com que eles compram;
- O valor médio das compras.
Acompanhe e tire suas dúvidas!
O que é o faturamento de uma empresa?
Faturamento é todo o dinheiro que o seu negócio tem em caixa, desde que esses valores sejam relacionados com a venda dos produtos ou serviços que você oferece.
Se sua loja vende bolsas a R$ 50 e fechou o mês com 1000 unidades vendidas, então, o faturamento mensal foi de R$ 50.000.
Faturamento não é a mesma coisa que lucro e receita
Digamos que dos R$ 50.000 de faturamento mensal citados acima, seu negócio recebeu metade e a outra metade é referente às vendas parceladas ou pendentes de pagamento. Portanto, a receita do seu negócio no mês foi de R$ 25.000.
Ou seja, a receita é realmente o dinheiro que está no caixa, enquanto o faturamento envolve inclusive o dinheiro que você tem agora e também aquilo que ainda vai entrar.
Se faturamento é toda a quantia que você conseguiu com as vendas, o lucro é o valor que sobra após você pagar todas as suas dívidas, como contas, aluguel da loja, salário dos funcionários e pagamento de fornecedores.
De volta ao exemplo da loja de bolsas, vamos supor que a loja gasta R$ 15.000 com despesas todos os meses, com isso temos:
- Faturamento: R$ 50.000;
- Receita: R$ 25.000 (R$ 50.000 – R$ 25.000);
- Lucro: R$ 35.000 (R$ 50.000 – R$ 15.000).
Agora que os conceitos ficaram mais claros, vamos às dicas?
9 dicas de faturamento para aplicar no seu negócio
Nós separamos abaixo algumas dicas imperdíveis para cada aspecto do faturamento. Confira!
Dicas de faturamento focadas no número de clientes
Aumentar a clientela é a forma mais simples e precisa para aumentar seu faturamento, afinal, mais gente comprando significa mais dinheiro entrando. Veja as dicas!
1. Use estratégias de marketing
O marketing e a publicidade foram criados com um objetivo bem simples: ajudar as empresas a aumentarem sua influência sobre as pessoas, fazendo com que mais pessoas conheçam e confiem na marca.
O marketing digital é uma forma simples, eficiente e barata de conseguir a atenção das pessoas. Você pode fazer algumas ações bem básicas, como criar um perfil comercial nas redes sociais e compartilhar fotos dos seus produtos ou serviços, até estratégias mais elaboradas, como anunciar no Google Ads, Facebook e Instagram.
Você pode fazer ações bem diferentes e que usam os meios de comunicação que as pessoas acessam todos os dias, como e-mail, WhatsApp e as redes sociais. Vale a pena apostar no marketing para que mais e mais pessoas conheçam seu trabalho e entrem em contato com seu negócio e, claro, comprem com você.
- Dicas de Marketing Digital: 11 Essenciais pra Vender Mais na Internet;
- 6 ferramentas de marketing digital para usar no seu negócio.
2. Faça prospecção de clientes
Você já fez alguma cotação de serviço ou orçamento com uma empresa e recebeu uma ligação de um vendedor perguntando se você gostou do preço ou quer fechar negócio? Esse tipo de contato é chamado de prospecção de clientes.
A prospecção é uma tarefa bem simples de entender: você pega o contato de pessoas e conversa com elas para saber se elas estão interessadas em comprar no seu negócio. A grande questão aqui é como fazer essa prospecção.
É preciso ser educado, não forçar a venda para cima do cliente, não insistir se o cliente estiver sem interesse e, claro, criar um pequeno roteiro para você não esquecer as informações mais importantes quando conversar com as pessoas.
A prospecção pode tomar um pouco de tempo do seu dia, mas pense que um cliente conquistado já é um sucesso! E se você fizer suas prospecções seguindo as dicas que demos no parágrafo acima, suas chances de conquista serão ainda maiores.
3. Fique de olho na concorrência
A concorrência existe e você precisa aprender com seus concorrentes. Preste bastante atenção ao que eles fazem, os preços que oferecem, as condições de pagamento, apresentação dos produtos e muito mais.
Não se trata de copiar o que seu concorrente faz, mas sim de aprender o que ele faz de certo para que você possa adaptar para o seu negócio.
Isso é muito comum e natural no mercado, por isso, não tenha medo nem vergonha de comprar do seu concorrente e entender o que o cliente dele encontra quando faz uma compra com ele.
Dicas de faturamento focadas na frequência de vendas
De nada vai adiantar ter milhares de clientes registrados se eles compram uma vez por ano no seu negócio. Além de aumentar a carteira de clientes é preciso fazer com que eles comprem mais vezes. Veja nossas dicas!
4. Relacione e fidelize
Sabe por que muitas empresas mandam mensagem perguntando se você gostou do produto ou encaminham um e-mail com ofertas exclusivas após sua primeira compra? Porque eles querem que você esqueça a concorrência e compre só com eles! Mas essa tática não é feita só com preços, focar na atenção do cliente também é importante e funciona.
O relacionamento entre o seu negócio e seus clientes precisa ser constante, por isso, lembre-se de pedir o telefone ou e-mail de quem compra contigo para você manter contato depois da venda — seja oferecendo um desconto legal para comprar novamente, mandando alguns conteúdos interessantes ou até fazendo uma pesquisa de opinião.
Não se esqueça que o objetivo desse relacionamento é fidelizar o cliente, fazendo com que ele tenha sempre seu negócio como primeira opção para suas compras, então, seja sempre muito atencioso e busque sempre oferecer alguma vantagem ou atrativo para ele comprar novamente.
5. Ofereça qualidade nos produtos e também no atendimento
Os clientes querem ter uma boa experiência na hora de comprar, ou seja, eles querem que o momento das compras seja fácil e agradável. Para oferecer uma boa experiência, é muito importante atender todos com muita qualidade.
Esse atendimento de qualidade não é apenas um sorriso no rosto do vendedor. Ele precisa estar pronto para tirar dúvidas dos clientes, apresentar alternativas de produtos, entender o que o cliente precisa e, se possível, convencer o cliente a levar mais alguma coisa (mas de uma forma bem sútil, é claro).
Mas saiba que só o atendimento não basta. Sua equipe pode atender da melhor forma possível, se o produto for ruim o cliente não volta. Preste muita atenção à qualidade do que você vende e veja se seus produtos são tão bons ou melhores do que os oferecidos pela concorrência.
6. Motive sua equipe
Funcionários motivados trabalham melhor e conseguem resultados melhores. Seu papel como dono do negócio é trazer motivação para quem trabalha com você, e isso pode ser feito de diferentes maneiras:
- Com um treinamento de qualidade;
- Com algumas dinâmicas e conversas em grupos para deixar o clima mais leve;
- Com um sistema de premiação para o vendedor que tiver os melhores resultados;
- Com uma boa comissão pelas vendas.
A estratégia fica à sua escolha, mas não esqueça que funcionários bem treinados e motivados são peças-chave para aumentar seu faturamento.
Dicas de faturamento focadas no ticket médio
Ticket médio é o valor médio das compras feitas pelos clientes no seu estabelecimento. Um dos jeitos encontrados pelos lojistas para aumentar seu faturamento é fazendo com que cada venda tenha um valor mais alto. Veja nossas dicas para aumentar o ticket das vendas no seu negócio.
7. Faça boas promoções
Você pode até pensar “promoção é preço mais baixo, como vender mais barato aumenta meu faturamento?”, mas a resposta é simples: promoções estimulam as compras.
Vamos dizer que você vende camisas a R$ 50 e vai fazer uma promoção para vendê-las a R$ 40. Você vai realmente perder R$ 10 em cada venda, porém, o preço mais baixo pode se transformar em mais vendas. Digamos que sua média de vendas diárias com o preço normal é de 10 unidades por dia. Seu faturamento diário, portanto, é de R$ 500 por dia. Se sua promoção aumentar sua média para 16 vendas por dia, seu faturamento diário será de R$ 640!
Promoções podem ser o famoso caso onde você dá um passo para trás para dar dois passos adiante. O preço cai, porém, o faturamento aumenta!
Você também pode usar promoções casadas e progressivas para vender mais. As promoções casadas são aquelas do tipo “compre uma camisa e ganhe 50% de desconto no par de meias”, enquanto as progressivas são aquelas que oferecem desconto a partir da segunda unidade ou algo do tipo.
Esses valores mais baixos e os descontos atraem as pessoas e podem fazer com que elas comprem mais produtos, por isso, elas são excelentes para aumentar seu faturamento.
8. Oriente seus vendedores para fazer o upselling
Upselling é um termo usado para descrever uma situação bem comum: quando seu cliente entra na loja querendo comprar um sapato de R$ 100 e sai da loja com um sapato de R$ 200 ou um sapato de R$ 100 e mais dois pares de meias.
Para fazer isso, é preciso de um pouco de técnica de vendas para convencer o cliente, além de conhecer bem os produtos e saber explicar as vantagens dos itens mais caros.
Por isso, o treinamento dos funcionários é tão importante! Somente vendedores bem treinados conseguem fazer o upselling sem que o cliente sinta que ele está tentando empurrar um produto mais caro. O ideal é saber explicar os diferenciais para que o cliente sinta que está fazendo a melhor escolha.
9. Aproveite as datas estratégicas para vender kits de produtos
Em datas como Dia das Mães, Dia das Crianças ou Natal é comum os consumidores saírem à procura de presentes bem legais e completos, afinal, são datas estratégicas onde as pessoas costumam presentear quem elas mais gostam.
Vale apostar na criação de promoções e também kits de produtos nessas datas. Os kits têm um valor agregado maior e vão gerar um bom faturamento no seu negócio. Mas fique atento na hora de montar esses kits. Tente trazer produtos que se complementam ou que combinam bem entre si!
Dica bônus: use a tecnologia para melhorar o faturamento
Na hora de analisar o faturamento, calcular as vendas, as despesas e a receita, você faz tudo na mão? Esse tempo gasto fazendo essas tarefas pode ser usado de um jeito muito mais importante, como treinando seus funcionários ou criando as melhores promoções.
Mas a gente sabe que não dá para abrir mão desse controle, não é mesmo? Então, a solução é contar com uma ajudinha da tecnologia. E se você está precisando dessa força, chegou o momento de conhecer o PagVendas.
O PagVendas é a nossa ferramenta tudo em um para o seu negócio. Com ela, você pode:
- Controlar o fluxo de caixa;
- Analisar todas as vendas, inclusive as vendas fiadas;
- Gerenciar os contatos dos seus clientes para mandar suas ofertas e novidades;
- Gerenciar seu estoque;
- Emissão de notas fiscais sem custo adicional;
- Muito mais!
O melhor de tudo isso é que o PagVendas já vem dentro das Moderninhas Smart e X para você ter uma solução tudo em um.
Com isso, você poderá melhorar o gerenciamento do seu negócio, analisar o desempenho e ainda contar com uma ferramenta que vai te ajudar a faturar mais: a Loja Online.
Com a Loja Online, você pode colocar seu negócio de vez no mapa das vendas da internet e criar um novo jeito de vender. Isso contribui para aumentar seu faturamento, afinal, melhor do que vender de um jeito só, é vender online e presencialmente.
São duas oportunidades de vender, duas fontes para aumentar seu faturamento! Você precisa conhecer o PagVendas para descobrir as oportunidades que a Loja Online entrega para o seu negócio e como o sistema do PagVendas pode trabalhar lado a lado com você, como um verdadeiro gerente digital.
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