Resumo do texto
- Entenda a importância de atrair novos clientes;
- Veja 10 super dicas para aumentar seu público;
- Crie um programa de fidelidade com o ClubePag!
Saber como atrair novos clientes é essencial para fazer seu negócio crescer. Mais gente consumindo no seu negócio significa maior número de transações e, consequentemente, aumento do lucro. Por isso, ter mais pessoas consumindo na sua empresa é tão importante.
Mas para ter tudo isso, não basta oferecer bons produtos e esperar. É preciso colocar em prática estratégias que atraiam as pessoas. Isso sem falar nas ferramentas que vão conquistar o coração desses consumidores e fidelizá-los.
Por isso, confira dez ações essenciais para atrair novos clientes e criar uma conexão duradoura com eles.
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Qual a importância de conquistar novos clientes?
Quando falamos em atrair novos compradores, a primeira coisa que vem à mente é o aumento nas vendas, certo? Essa é uma grande vantagem, mas não é a única!
Com mais consumidores, seu negócio passa a ter mais relevância perante à concorrência e passa a contar com um “time de apoiadores”. Aqueles usuários que já conhecem, compram e confiam na sua empresa, agora passam a fazer propaganda dela.
O que, no final das contas, ajuda seu empreendimento, pois vai trazer ainda mais novos clientes!
O que você precisa saber para começar a atrair mais pessoas?
Não há uma única forma de alcançar esse objetivo. Na verdade, existem diversas estratégias para atrair consumidores e aumentar suas vendas. Você pode testar táticas diferentes até achar aquela que mais ajuda seu negócio.
No entanto, lembre-se de adaptar as estratégias para a realidade da sua empresa. Por exemplo, se você vende artigos de papelaria, explore o período de volta às aulas para investir em campanhas mais agressivas.
Esse tipo de decisão ajuda a economizar dinheiro e focar no momento mais propenso a dar resultados!
10 ações para atrair e conquistar clientes!
1. Entenda o perfil de seu público
Essa é a regra número um. Com esse conhecimento, é possível oferecer soluções que vão atender às dores e necessidades dos consumidores.
Saber qual é seu público-alvo também vai ajudar a direcionar seus esforços para as pessoas certas, que irão comprar na sua loja e, com o tempo, poderão divulgar a marca para familiares e amigos.
2. Invista em um bom atendimento
Um atendimento de qualidade é crucial para que o consumidor se sinta valorizado e crie um relacionamento de longo prazo com a loja. Por isso, garanta que a assistência ao cliente seja eficiente e agradável, tanto no primeiro contato quanto no pós-venda.
Isso engloba ouvir com atenção quais são os problemas e preferências do consumidor para oferecer as melhores soluções, tirar dúvidas, entre outras ações.
3. Capacite seus colaboradores
Ofereça treinamentos para que sua equipe se mantenha atualizada e possa aprimorar as habilidades de comunicação e negociação.
Profissionais preparados atendem com excelência e ajudam a melhorar a experiência de compra, potencializando a fidelização.
4. Tenha constância nas redes sociais
Esteja onde seus clientes estão! Descubra quais redes sociais eles usam e concentre seus esforços lá. Mas não é para fazer um post a cada semana. Faça um planejamento, crie conteúdo de forma rotineira, responda comentários e interaja com os usuários.
5. Crie estratégias de inbound marketing
Inbound marketing é uma estratégia baseada na criação de conteúdo interessante e de qualidade para atrair mais pessoas. Este conteúdo pode vir em diferentes formatos, como posts em blog, vídeos, ebooks, etc.
Esses materiais podem ser disponibilizados e divulgados nas redes sociais, mas também no próprio site ou em canais de vídeo no Youtube. Lembre-se de alinhar os meios de divulgação com o perfil do seu público. Se eles consomem mais Instagram, foque seus esforços lá!
6. Fortaleça as ações de pós-venda
O pós-venda é uma estratégia eficiente para garantir a satisfação do cliente e aumentar a retenção. Por isso, essa etapa não deve ser deixada de lado.
Envie e-mails de agradecimento, solicite feedbacks ou ofereça suporte adicional para recompensar a preferência do consumidor e mantê-lo engajado com a loja.
7. Desenvolva novas parcerias
Unir forças com outras empresas que trabalham com produtos complementares também é uma boa ideia. Vocês podem planejar campanhas juntos, compartilhar conteúdo ou fazer indicações mútuas.
Outra colaboração que pode ser eficaz é com influenciadores, desde que eles falem sobre temas relacionados ao seu produto.
8. Utilize ferramentas de automação de processos
Use ferramentas que ajudam a melhorar seu marketing, suas vendas, e seu atendimento ao consumidor. Você pode usar um sistema de CRM, chatbots, ou e-mails automáticos.
Dessa maneira, é possível economizar tempo em atividades rotineiras e aprimorar a jornada de compra do usuário, que se torna mais intuitiva.
9. Monitore a concorrência sempre
Esse acompanhamento é fundamental para se manter competitivo no mercado e identificar novas possibilidades de atuação.
Fique atento às estratégias, produtos/serviços oferecidos, campanhas de marketing, precificação, entre outros. Dessa forma, pode encontrar nichos que seus competidores não estão atendendo, ou mesmo vislumbrar diferentes direções para expandir seu negócio.
10. Melhore a reputação da marca
Buscar formas de melhorar a percepção que as pessoas têm da sua loja é um investimento estratégico.
Uma marca forte e com boa reputação passa mais confiança para o público e, consequentemente, consegue manter relacionamentos duradouros com as pessoas.
Providencie canais de comunicação onde o público possa expressar suas opiniões e sugestões. Crie a página da sua empresa no Google Meu Negócio, para que ela seja mais facilmente encontrada e incentive avaliações e depoimentos.
Bônus: Crie um programa de fidelidade para seus clientes!
Tão importante quanto atrair o usuário, é fidelizá-lo. E uma ótima forma de fazer isso é com um programa de fidelidade.
Com o ClubePag, você cria seu próprio programa de fidelidade e pode enviar ofertas exclusivas para os clientes cadastrados. São 4 ofertas disponíveis para usar:
- Boas-vindas: desconto para fidelizar e incentivar a recompra;
- Clientes sumidos: cupom para trazer de volta aquelas pessoas que pararam de comprar no seu negócio;
- Aniversariantes: é uma oferta exclusiva para estimular os aniversariantes do mês a comemorarem na sua loja;
- Programa de Cashback: toda vez que a pessoa comprar, acumula parte do valor e pode usá-lo em uma futura compra!
E o melhor de tudo é que essa ferramenta é gratuita e pode ser ativada pelo PagVendas, app PagBank, iBanking ou pelas Maquininhas. Veja como:
Pelo PagVendas:
- Abra o aplicativo PagVendas;
- Em “Serviços”, no rodapé da tela, selecione a opção “ClubePag”;
- Clique em “Participar Grátis”;
- Leia as informações com atenção e avance as telas clicando em “Próximo”;
- Escolha os benefícios que irá oferecer aos clientes e confirme pressionando “Ativar Ofertas Selecionadas”.
Pelo site PagBank:
- Acesse sua conta PagBank;
- No menu principal, clique em “Gestão e Fidelização”;
- Clique em “ClubePag”;
- Leia as informações com atenção e avance as telas clicando em “Próximo”;
- Escolha os benefícios que irá oferecer aos clientes e pressione “Ativar Selecionadas” para confirmar.
Pelas Maquininhas:
- Clique no banner “Resgate ClubePag” na máquina;
- Você verá a mensagem de que ainda não ativou o ClubePag. Para ativá-lo, clique em “Próximo”;
- Use a câmera do celular para ler o QR Code na tela da Moderninha;
- Você será redirecionado à página de ativação do ClubePag em seu navegador de internet;
- Siga as instruções de ativação.
O seu programa de fidelidade está ativo e você pode começar a cadastrar as pessoas!