Saiba o que é Fundo de Crédito Privado e como começar a investir

Resumo do texto

  • O que é Fundo de Crédito Privado?
  • Conheça as vantagens de investir nessa modalidade;
  • Saiba como diversificar a sua carteira com o Fundo de Crédito Privado.

 

Você está buscando ampliar seus ganhos em renda fixa? Que tal considerar o Fundo de Crédito Privado? Ele é uma opção interessante para diversificar sua carteira de uma forma simples e segura. 

Aprenda mais sobre como essa modalidade de investimento funciona e descubra como ela pode ser benéfica para você.

Afinal, o que são Fundos de Crédito Privado?

Os Fundos de Crédito Privado funcionam como um grande grupo de investidores. Nessa modalidade, os fundos aplicam em títulos de empresas privadas. Para ser classificado nessa categoria, mais de 50% do patrimônio total deve estar alocado em ativos de renda fixa.

Os títulos podem ser pré-fixados, pós-fixados ou híbridos e a gestão desse tipo de fundo é feita por um gestor, responsável por tomar as decisões estratégicas de investimento, a partir de uma análise profunda do mercado.

Relembrando, o que é crédito privado?

Crédito privado é uma forma de financiamento onde empresas emitem títulos de dívida para obterem recursos.

Nessa modalidade, o investidor que compra esses títulos torna-se credor da empresa, emprestando dinheiro para que ela possa dar continuidade aos projetos.

Por serem voltados ao financiamento dessas instituições, os investimentos em crédito privado são ideais para quem quer investir no médio e longo prazo.

Veja os principais ativos que fazem parte dos Fundos de Crédito Privado

A distribuição dos ativos depende da estratégia adotada pelo gestor responsável. Conheça os principais ativos que compõem um fundo de crédito privado:

Debêntures

As debêntures são títulos emitidos por empresas para captação de recursos para o financiamento dos seus projetos ou outras finalidades. A principal diferença, entre elas e as ações, é a relação do investidor com a companhia.

Quem aplica em uma debênture, adquire um título de dívida, tornando-se credor da empresa emissora. E, diferentemente de um sócio, o detentor de debêntures não possui direitos como recebimento de dividendos ou participação nas decisões da companhia.

Além disso, as debêntures não possuem a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). No entanto, podem oferecer diversas garantias. Saiba mais sobre o assunto acessando este conteúdo.

Nesse tipo de aplicação, você recebe uma remuneração em forma de juros, que pode ocorrer de forma mensal, semestral ou anual.

CRI e CRA

Os CRIs e CRAs são tipos de certificados de recebíveis. Eles são emitidos por empresas securitizadoras, mas focam em setores diferentes: os CRIs financiam o mercado imobiliário, e os CRAs, projetos do agronegócio.

Assim como as debêntures, as aplicações em certificados de recebíveis não são garantidas pelo FGC.

Notas Promissórias

As notas promissórias são títulos emitidos por empresas, utilizados para o giro de caixa e investimentos de curto prazo. Elas funcionam como uma promessa de pagamento em que a companhia se compromete a devolver o valor investido, somado aos juros acordados com o investidor.

Conheça as vantagens em investir em Fundo de Crédito Privado

Está pensando em colocar seu dinheiro em um Fundo de Crédito Privado? Esse tipo de investimento tem algumas vantagens bem interessantes. Vamos conferir:

Diversificação

Muitos desses fundos possuem uma carteira diversificada, reunindo títulos de diferentes empresas e setores. Isso é uma estratégia para mitigar riscos e potencializar o retorno do investimento.

Rentabilidade

A rentabilidade depende do tipo de gestão escolhido. Os fundos com gestão ativa têm a meta de superar os benchmarks (como CDI e IPCA), enquanto fundos com gestão passiva buscam acompanhar o benchmark. 

Os fundos com gestão ativa podem oferecer maior potencial de ganhos, mas também apresentam maior volatilidade. Por outro lado, os que utilizam a gestão passiva podem ser mais estáveis, porém, com rentabilidade mais modesta.

Sendo assim, considere o seu perfil e objetivos para decidir qual tipo de gestão é mais atrativo.

Influência da Taxa Selic

A rentabilidade dos Fundos de Crédito Privado pode estar relacionada à variação da taxa Selic, proporcionando uma maior proteção contra a inflação e oportunidades de ganhos.

Veja as considerações necessárias ao optar por este tipo de investimento

Apesar dos benefícios, investir em Fundos de Crédito Privado também precisa de atenção. Alguns pontos importantes a serem considerados são:

Valor mínimo

O valor inicial de investimento pode ser bastante acessível. No PagBank, por exemplo, você encontra fundos de crédito privado com aplicação mínima a partir de R$ 100.

Riscos

Esses títulos não estão cobertos pelo FGC. Por isso, se as empresas que emitem os títulos não pagarem suas dívidas, o investidor pode perder dinheiro. 

Fundos de Crédito Privado

Entenda melhor a tributação dos Fundos de Crédito Privado

Os Fundos de Crédito privado estão sujeitos aos seguintes impostos:

As alíquotas do IR obedecem à tabela regressiva das aplicações de renda fixa:

Deslize para mais informações
Prazo de permanência Alíquota
Até 180 dias 22,5%
De 181 a 360 dias 20%
De 361 a 720 dias 17,5%
Acima de 720 dias 15%

A exceção são os fundos de debêntures incentivadas, isentos de IR e come-cotas para pessoa física, e os fundos de ações, com alíquota única de 15%. Além dos fundos imobiliários, isentos de IR sobre os rendimentos para pessoa física.

Já o come-cotas corresponde à cobrança do Imposto de Renda sobre os rendimentos. Ela ocorre duas vezes ao ano: no último dia útil dos meses de maio e novembro. Trata-se de um desconto antecipado do IR.

Quais são os principais tipos de Fundos de Investimento?

Fundos de Renda Fixa

Os fundos de renda fixa aplicam a maior parte dos recursos em títulos públicos, debêntures, CDBs e Letras de Crédito. Eles são indicados a todos os perfis de investidores, especialmente em cenários de juros elevados.

Fundos de Ações

Nessa categoria, o foco é investir em ações das empresas listadas na Bolsa de Valores (B3).

Eles são mais indicados para pessoas que buscam obter ganhos no longo prazo, mas estão dispostos a suportar as variações dos preços das ações.

ETFs (Exchange Traded Funds)

Os ETFs acompanham um índice específico, como o Ibovespa Índice Brasil 100 (IBrX100), e são negociados na Bolsa de valores, assim como as ações. 

FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário)

Os FIIs aplicam em ativos imobiliários, como imóveis comerciais, galpões logísticos, etc. 

É uma modalidade indicada para quem quer investir neste mercado, mesmo com recursos financeiros menores.

Conheça 5 Fundos Imobiliários para investir!

Fundos Multimercado

Conhecido por sua flexibilidade de investimento, o fundo multimercado pode ser aplicado em diferentes classes de ativos, como renda fixa, ações, câmbio e commodities.

Aqui, um dos principais objetivos é aproveitar oportunidades de ganhos em diferentes cenários econômicos.

Fundos Cambiais

Os fundos cambiais devem investir pelo menos 80% da carteira em moedas estrangeiras, como dólar e euro ou derivativos que acompanham esses ativos. 

Esse tipo de fundo acompanha a variação de uma moeda estrangeira, normalmente o dólar, em relação à moeda nacional.

Muitos investidores usam esses fundos para proteger seu patrimônio da oscilação cambial local. 

Fundos de Dívida externa

Nessa categoria, o fundo deve direcionar a maior parte dos seus recursos em títulos de dívidas do Brasil emitidos pelo Governo Federal e negociados no mercado internacional.

Como investir em um Fundo de Crédito Privado?

Com o app PagBank, você pode investir em Fundos de Crédito Privado de forma prática e segura, tudo pelo seu celular. Basta seguir estes passos:

  1. Acesse o super app e selecione a aba “Investimentos”; 
  2. Depois, clique em “Aplicar meu Dinheiro”; 
  3. Escolha o Fundo de Investimento; 
  4. Confira as informações sobre a opção escolhida e siga para “Investir”; 
  5. Informe o valor que deseja aplicar e pronto! Agora é só acompanhar a sua aplicação pelo aplicativo.

Ainda está com dúvida sobre o fundo ideal para o seu perfil? Baixe gratuitamente a carteira recomendada por nossos especialistas:

Diversifique a sua carteira com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”