Análise técnica e análise fundamentalista: o que você precisa saber sobre esses modelos?

Resumo do texto

  • Veja a diferença entre análise técnica e análise fundamentalista
  • Entenda as características de cada abordagem;
  • Veja como investir com o PagBank.

 

No mercado de ações, podemos aplicar diferentes estratégias para selecionar os investimentos, sendo a análise técnica e análise fundamentalista as mais conhecidas. 

A análise técnica é a abordagem mais usada nas operações de curto prazo, como o Day Trade e Swing Trade. Já a fundamentalista tem o foco no longo prazo, muito comum nas estratégias de Buy and Hold.

Quer dominar o mercado de ações e potencializar seus investimentos? Entender sobre análise técnica e análise fundamentalista já é um começo.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é a Análise Técnica?

A análise técnica estuda o movimento de preços de um ativo, usando o gráfico como objeto de estudo. Para isso, utiliza-se um conjunto de indicadores que auxiliam na observação dessa movimentação de preços, a fim de identificar tendências futuras. 

Os especialistas observam o comportamento do preço e volume em função do tempo, buscando identificar tendências históricas que se repetem.

Com base em padrões estatísticos e gráficos, é possível avaliar o timing, ou seja, o momento mais adequado para comprar ou vender um ativo.  

É importante ressaltar que a análise técnica trabalha com probabilidade. Dessa forma, não é possível prever com exatidão futuras movimentações, embora ela ofereça informações valiosas para auxiliar nas decisões de investimento.

Principais indicadores da Análise Técnica

  • Padrões gráficos: são formações gráficas que ajudam a identificar os próximos movimentos. Por exemplo, formações de topos e fundos que indicam tendências;
  • Médias móveis: calculadas a partir da média dos preços em janelas específicas, como 20, 50 e 200. Servem para amenizar as flutuações e facilitar a identificação de tendências de longo prazo;
  • Bandas de Bollinger: indicam o desvio padrão da distribuição de preços em relação à média móvel, auxiliando na análise da volatilidade do investimento;
  • Índice de Força Relativa (IFR): mede a velocidade e alteração do movimento dos preços em um determinado período. O IFR é representado em uma escala de 0 a 100, apontando a sobrevalorização ou subvalorização.

Como fazer uma Análise Técnica?

Nesta abordagem, é preciso analisar as variações de preço dos ativos e antecipar possíveis movimentações.  

O desafio é identificar e interpretar os padrões encontrados em gráficos, como os candlesticks e as linhas. Entenda melhor com este exemplo:

Imagine que, ao analisar os gráficos de uma ação, você identifica um padrão de triângulo ascendente, caracterizado por topos mais ou menos no mesmo patamar e fundos cada vez mais altos. Esse padrão indica uma possível alta no preço da ação.  

Com base nessa observação, você decide fazer uma operação de Day Trade e entra na posição de compra quando o preço rompe a resistência do triângulo. E para gerenciar o risco, estabelece um stop loss logo abaixo do último fundo.

Durante o dia, a ação realmente apresenta um movimento de alta. Assim, você encerra a operação quando atinge o seu objetivo de ganho.

O que é a Análise Fundamentalista?

A análise fundamentalista é uma abordagem que se concentra na avaliação detalhada da situação financeira e das perspectivas de crescimento de uma empresa. 

Ao contrário da análise técnica, que se baseia em gráficos e padrões de preços, a análise fundamentalista considera variáveis como o cenário macroeconômico, indicadores financeiros, desempenho da empresa, entre outros fatores na escolha de um investimento.

Por exemplo, quando um ativo está sendo negociado abaixo do que realmente vale, há uma expectativa de que, com o tempo, o mercado reconheça seu potencial e o preço das ações seja valorizado. Por isso, essa é uma das análises mais usadas por investidores entusiastas do Buy and Hold.

Indicadores mais importantes

São usados diversos indicadores para avaliar a saúde financeira e o desempenho das empresas. Conheça os mais relevantes:

  • Índice P/L (Preço dividido pelo Lucro): estabelece a relação entre a cotação e o lucro líquido, ajudando a avaliar se a ação está cara ou barata em relação aos seus ganhos;
  • Preço/Valor Patrimonial: compara a cotação com o valor patrimonial por ação, permitindo avaliar se está sendo negociado acima ou abaixo do valor contábil;
  • Ebitda: representa o lucro operacional da entidade, antes de descontar os juros, impostos, depreciação e amortização. A margem Ebitda é obtida ao dividir o lucro EBITDA pelas receitas obtidas em um período específico;
  • Dividend Yield: calculado a partir dos proventos distribuídos pela empresa sobre o preço da sua ação na bolsa. Ele mostra a rentabilidade obtida com os dividendos em relação ao preço da ação.

Como fazer uma Análise Fundamentalista?

Mesmo como iniciante, você pode começar aplicando princípios básicos:

  • Avalie os indicadores: explore o Dividend Yield, Índice P/L, e outros indicadores mencionados no tópico anterior e selecione as empresas com os melhores resultados;
  • Estude os demonstrativos financeiros: consulte os dados dos balanços divulgados pela companhia, como receita, lucro, dívidas, etc.;
  • Esteja atento ao cenário macroeconômico: quais são as perspectivas de crescimento do PIB? E a projeção da inflação e taxa de juros? Esses são alguns pontos que precisam ser avaliados a nível nacional e dependendo do segmento, no mercado internacional;
  • Considere as características do negócio: localização geográfica, alterações na regulação do setor, diferencial de mercado e outros fatores que influenciam o crescimento e valorização da empresa na bolsa;
  • Faça cálculos e estimativas: após a coleta de dados, é hora de fazer cálculos e estimativas para projetar o desempenho da empresa a médio e longo prazo;
  • Compare os ativos: avalie o desempenho da empresa em relação a outras do mesmo setor;
  • Tome decisões baseadas no risco x retorno: por fim, veja se o valor do ativo analisado está ou não barato, considerando o risco assumido no investimento.

Quais as principais diferenças entre Análise Técnica e Análise Fundamentalista?

Diferenças entre Análise Técnica e Análise Fundamentalista
Quando utilizar cada uma das metodologias?

Isso vai depender do seu perfil de investidor. Se você pretende investir em uma companhia por um longo prazo, a análise fundamentalista é o estudo que vai te ajudar a entender as perspectivas futuras do negócio e se vale a pena manter as suas ações na carteira. 

Por outro lado, a análise técnica é mais voltada para aplicações de curto prazo, com foco nas variações dos preços dos ativos. Um exemplo disso, são as operações de Day trade e Swing trade.

Comece a investir em renda variável com o PagBank!

Estudar sobre a análise técnica e análise fundamentalista é um dos primeiros passos para investir em ações de forma estratégica, seja no curto ou longo prazo. Quer entender como isso funciona na prática?

Na plataforma do PagBank, você conta com o Home Broker, uma ferramenta que faz a intermediação com a Bolsa de Valores e conta com diversas funcionalidades: 

  • Cotações em tempo real;
  • Compra e venda de ordens;
  • Status das ordens;
  • Gráficos dos ativos;
  • Notas de corretagem;
  • Extrato das movimentações de Renda Variável.

Investimento estratégico e seguro é com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”