8 dicas para melhorar a logística do seu e-commerce

Resumo do texto

  • Entenda a importância de uma logística para o seu e-commerce;
  • Veja 8 dicas para fazer uma boa logística;
  • Confira como economizar no valor do frete.

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Um dos processos que mais causa dúvidas em quem tem um e-commerce é a logística para fazer a entrega dos pedidos. Existem muitas etapas como embalagem, etiqueta e despacho, e nem sempre é fácil entender qual fazer primeiro.

No entanto, com uma boa organização e algumas dicas, é possível otimizar seu estoque e garantir que os produtos cheguem aos clientes dentro do prazo.

Continue a leitura e aprenda a melhorar o frete da sua loja virtual!

O que é uma logística de e-commerce?

A logística para lojas virtuais é o trabalho de armazenamento, expedição e envio de mercadorias para o consumidor.

Veja outras etapas que também fazem parte da logística para e-commerce:

  • Recebimento dos itens;
  • Organização do estoque;
  • Movimentação interna das mercadorias no galpão;
  • Separação de produtos (picking);
  • Embalo dos produtos (packing);
  • Expedição para a transportadora responsável pela entrega;
  • Rastreio do pedido.

Qual a importância da logística?

A logística é importante em qualquer negócio, seja ele físico ou virtual. Pense que quando o cliente compra um produto no seu site, além de qualidade e bom preço, ele espera receber o item o quanto antes ou no prazo acordado. Sem uma boa logística, essa expectativa é quebrada e isso pode afastá-lo de possíveis compras no futuro.

Além disso, uma logística ruim gera feedbacks piores ainda, o que contribui para afastar novos clientes, que vão ler os comentários e repensar a compra. Ou seja, investir nessa etapa é fundamental para melhorar a experiência de compra e aumentar a taxa de conversão, impactando positivamente na imagem da sua marca.

e-commerce logística

8 dicas para fazer uma boa logística de e-commerce

Agora que você já sabe porque o e-commerce precisa de uma boa logística para funcionar, confira 8 dicas que vão te ajudar a melhorar esse processo no seu negócio.

1. Estruture seu fluxo logístico

Cuide do processo de armazenagem, expedição e entrega das mercadorias, considerando as etapas seguintes:

  • Defina como e por onde você vai receber as mercadorias, por exemplo, transportadora, Correios ou retirada;
  • Organize a armazenagem dos itens. Lembre de deixar os produtos mais vendidos em locais acessíveis e garanta a segurança de todo o estoque;
  • Separe um espaço para embalar os pedidos com segurança e calma;
  • Pesquise a empresa que vai fazer as entregas. Lembre-se que ela precisa fornecer segurança, agilidade e bons preços!

Além disso, é importante que seu processo de entrega seja eficaz e cumpra os prazos estipulados na hora da venda.

2. Controle seu estoque

Confira boas práticas para controlar o estoque da sua loja virtual:

  • Estude seu tipo de negócio e a frequência com que cada mercadoria sai;
  • Defina se é necessário ter um espaço físico para guardar os produtos ou se você pode trabalhar com outros modelos, como o dropshipping;
  • Faça o inventário para controlar a quantidade de itens em estoque, o valor, entradas, saídas, entregas dos fornecedores e total de vendas;
  • Crie um padrão para guardar as mercadorias, lembrando que as mais vendidas precisam ficar em uma posição de fácil acesso e manuseio.

3. Escolha bons fornecedores

Para encontrar bons fornecedores para o seu e-commerce, considere o seguinte:

  • Faça pesquisas, tanto no Google, como em redes sociais e sites como o ReclameAqui;
  • Priorize fornecedores da sua região, já que o processo de entrega tende a ser mais rápido e barato;
  • Descubra quem é o fornecedor da concorrência e estude a possibilidade de contratá-lo;
  • Avalie o atendimento das empresas e dê preferência para aquelas que se dedicam a resolver o problema com soluções eficientes.

4. Tenha uma transportadora confiável

A transportadora é a responsável por entregar os produtos aos clientes, por isso, escolher uma confiável é fundamental. Avalie o seguinte:

  • Pesquise e compare preços;
  • Veja se a estrutura da empresa consegue dar conta da sua demanda;
  • Verifique quais modalidades de frete ela oferece, como entrega expressa ou econômica;
  • Descubra se a transportadora oferece o rastreio da encomenda ou seguro contra perdas e avarias.

Com o Envio Fácil do PagBank você encontra tudo isso e ainda conta com a opção de envio por Correios ou Jadlog. Escolha entre diversos valores e determine o mais atraente para conquistar seu cliente!

5. Monitore o envio dos seus produtos

Monitorar o envio dos seus produtos é uma questão de segurança tanto para o e-commerce quanto para o cliente. Em caso de dano ou extravio, as medidas para solucionar esse problema devem ser tomadas o quanto antes.

Com isso, o Envio Fácil também pode ajudar você. Todos os pedidos contam com rastreio e proteção contra perdas e extravios.

6. Defina prazos realistas de entrega

Não adianta oferecer prazos rápidos para conquistar o cliente e não cumprir com o combinado. É preciso considerar outros fatores antes, como:

  • Manter o inventário sempre atualizado para ter certeza que o item será despachado logo após a compra;
  • Determinar o tempo que seu fornecedor leva para repor mercadorias não disponíveis em estoque;
  • Entender qual o tempo de entrega você pode oferecer. Para isso, considere transportadora, Correios, motoboy ou outras opções que você tiver;
  • Sempre colocar 1 ou 2 dias extras para garantir eventuais imprevistos.

Tendo isso definido, aí sim é possível definir um prazo de entrega realista.

7. Faça uma política de prazos e frete

É preciso definir uma política de trocas e devoluções  para ser transparente com o seu cliente, ou seja, apresentar as condições e normas e os possíveis casos. Algumas diretrizes estão determinadas no Código de Defesa do Consumidor, enquanto outras podem ser definidas pelo próprio empreendedor.

8. Estabeleça um fluxo de logística reversa

No e-commerce, a logística reversa é o processo de devolução de uma mercadoria pelo cliente. Ao contrário do fluxo normal, aqui é preciso considerar o caminho percorrido pelo item da casa do consumidor até a empresa.

Para criar um fluxo reverso adequado, além de definir uma política de trocas e devoluções, você tem algumas opções:

  • Coleta no endereço do cliente: você gera uma ordem de coleta para a transportadora pegar o pedido no endereço informado;
  • Coleta agendada: segue o mesmo procedimento do modelo acima, com a diferença de que é o cliente quem define um horário para coleta da mercadoria;
  • Ponto de entrega: o consumidor deve levar o produto até um endereço específico, para que possa ser trocado.

A logística reversa pode acontecer por diversos motivos, como qualidade abaixo do esperado, danos no produto, atraso na entrega, etc.

Além disso, o Código de Defesa do Consumidor estipula que o comprador tem até 7 dias corridos (após o recebimento) para fazer a devolução ou pedir a troca de um item, independente do motivo.

Utilize o Envio Fácil na sua logística de e-commerce!

O Envio Fácil é o serviço de logística do PagBank que utiliza os Correios e a Jadlog para fazer as suas entregas. Com ele, você compara e escolhe a melhor opção para enviar seus produtos.

Confira todos os benefícios dessa ferramenta:

  • Sem mensalidade ou contrato;
  • Múltiplas opções de frete;
  • Economia na contratação da transportadora;
  • Envie suas mercadorias para todo o Brasil;
  • Faça o rastreio de todos os pedidos;
  • Proteção contra perdas e extravios.

Calcular o custo do frete na plataforma é muito simples. Faça o seguinte:

  1. Entre na sua conta do PagBank do tipo Vendedor ou Empresarial;
  2. No menu esquerdo, acesse Vendas, depois Envio Fácil e Contratar etiquetas;
  3. Em seguida, escolha entre as opções Criar etiqueta avulsa ou Criar etiqueta com transação PagBank;
  4. Informe o CEP de destino, dimensões e peso do produto. Clique em Simular;
  5. Vão aparecer as opções disponíveis para você;
  6. Escolha a que melhor lhe agradar, informe os dados complementares e pague pela etiqueta.

Lembrando que o Envio Fácil está disponível apenas para contas do tipo Vendedor ou Empresarial. Se você ainda não tem uma, assista ao vídeo abaixo e veja as vantagens de abrir a sua e começar a vender pela internet.

 

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