Resumo do texto

  • Descubra o que o seu negócio precisa para se posicionar na internet e conseguir bons resultados;
  • Saiba o que você pode fazer no seu negócio para vender mais e controlar os resultados;
  • Entenda como o PagVendas pode simplificar sua rotina e facilitar a expansão do seu negócio.

Clique aqui e conheça o PagVendas

 

Um dos principais segredos de como vender online é sempre procurar o melhor para sua loja virtual e, claro, para o seu cliente. Para atingir bons resultados, o jeito é se atualizar, trazer novidades para os clientes e fazer melhorias na experiência de compra e pagamento.

Neste post daremos algumas dicas de como vender online, expandir sua loja virtual, melhorar a performance com os clientes e conseguir dar uma nova cara para o seu negócio. Preparado?

Vamos conversar sobre presença digital?

Olhe para seu negócio e pense sobre como é vender online. Só de estar na internet, seu comércio já se encontra em um ambiente global, sem fronteiras e que é frequentado diariamente por milhões de pessoas.

Pense o seguinte: a internet não é uma coisa só. Você pode usar sites, redes sociais, e-mails, cardápios virtuais, apps de comunicação e muitos outros recursos para marcar presença.

Se o seu negócio faz tudo pelo Instagram e não usa mais nenhum canal para se comunicar ou vender, algo está errado. O mesmo acontece com quem aposta só no uso do site. O poder da internet precisa ser usado ao máximo. Ela é uma poderosa aliada e te dá muitas oportunidades para crescer, portanto, não coloque limites e sempre busque estar onde seu cliente está.

Como vender online e expandir seu negócio cada vez mais?

Agora vamos às dicas para que seu negócio consiga melhores resultados com as vendas online.

Cuide bem da gestão

Você sabia que muitos negócios (online e presenciais) fecham as portas em menos de 2 anos por problemas administrativos? Para crescer, é preciso organização e profissionalismo. Esse é o segredo de como vender online.

As vendas na internet quebram algumas amarras para os lojistas: não é preciso montar vitrine, o estoque pode ser sua casa, não existe despesa de aluguel de ponto e nada disso. Por conta dessa realidade, uma loja virtual pode ser algo mais caseiro, mas isso não pode ser sinônimo de desorganizado.

Crie um ambiente para trabalhar, cuide bem dele e se esforce para fazer uma gestão bem profissional. E aqui vão dicas para organizar essa parte tão importante:

  1. Registre toda a movimentação financeira;
  2. Separe a conta da empresa da sua conta pessoal;
  3. Crie uma rotina de trabalho e fique de olho nos canais de comunicação;
  4. Use uma ferramenta para te dar uma mão na parte gerencial.

Aumente seu catálogo de produtos

As grandes lojas online estão entendendo que os consumidores querem centralizar suas compras. Esse aprendizado também serve para os pequenos negócios. Ter mais produtos faz com que os clientes comprem mais.

Digamos que você vende o produto A mais barato que seu concorrente, e que ele vende também um produto B. Caso seu cliente queira os dois, é mais provável que ele vá para a concorrência, onde encontra tudo o que precisa em um só lugar (mesmo que com um preço um pouco mais alto).

Reflita sobre as opções que você oferece, veja se não é possível ampliar as alternativas e entre em contato com fornecedores! Mas não esqueça que uma expansão de produtos pede cuidados com o estoque.

O PagVendas também facilita essa tarefa. Você pode usar o sistema para otimizar o controle de estoque, controlar melhor as quantidades disponíveis e agilizar o registro dos novos produtos.

Como vender online se as pessoas não encontram seu negócio?

Reforce a divulgação da sua loja online. Um jeito simples e eficiente é fazer posts nas redes sociais, compartilhar alguns conteúdos e informar no perfil do negócio o endereço do site.

Isso funciona e ajuda a aumentar a audiência, mas você pode ir além fazendo alguns anúncios no Google e nas próprias redes sociais. Os anúncios são ótimos e permitem que você faça uma triagem entre os usuários, tudo para atingir o seu verdadeiro público alvo.

Se você quiser ir ainda mais longe, a ideia é apostar em soluções como:

  1. Fazer um blog e produzir conteúdos sobre seu negócio e seus produtos;
  2. Criar posts patrocinados nas redes sociais;
  3. Vender em marketplaces de grandes empresas*;

*Caso você não saiba, um marketplace é como um grande shopping virtual onde várias empresas vendem online. Se quiser um exemplo, vale a pena conhecer mais sobre o Shopping PagBank!

E se quiser mais algumas dicas de marketing digital, é só clicar aqui!

Pense sobre aparência e experiência

Já entrou em um site e sentiu dificuldades para encontrar informações básicas ou não sentiu confiança para comprar naquele endereço? Esses são dois dos problemas bem comuns causados por sites mal construídos, ultrapassados ou sem uma boa experiência de navegação.

O site precisa passar confiança e ser atraente. Ele é a vitrine, as prateleiras e o caixa, tudo ao mesmo tempo. Uma loja virtual oferece uma experiência para o cliente, e essa jornada precisa ser:

  1. Simples (os produtos devem ser facilmente encontrados e identificados);
  2. Sem erros (ex: páginas quebradas, sem produtos inexistentes no catálogo);
  3. Bonita (estética é muito importante para passar confiança e gerar aproximação);
  4. Rápida;
  5. Organizada.

Para oferecer uma jornada positiva para seus clientes, serão necessárias melhorias como:

  1. Dar uma repaginada no visual do site, desde a página principal até a página de FAQ;
  2. Construir um site responsivo, ou seja, que funciona em computadores e celulares;
  3. Criar uma identidade visual que seja alinhada com o público alvo e suas preferências;
  4. Repensar os processos de checkout para facilitar toda a compra.

Aumente o desempenho da sua loja online com o PagVendas

Para todas as dicas de como vender online você pode contar com o PagVendas. Ele facilita a gestão do seu negócio, permite registrar e controlar seus  produtos e estoque e conta até com uma ferramenta para criar uma Loja Online, tudo bem simples e com uma experiência tranquila para seu cliente.

Junto com tudo isso, o PagVendas também possibilita controlar sua frente de caixa em tempo real, produz relatórios de desempenho do seu negócio, é compatível com ferramentas como Link de Pagamento e está integrado com algumas maquininhas do PagSeguro, por exemplo, se você já trabalha com uma Moderninha X ou Moderninha Smart, saiba que o PagVendas já está aí em suas mãos.

É só acessá-lo na sua maquininha e começar a usar hoje mesmo! E se você tem outro modelo de maquininha, não se preocupe, é só baixar o aplicativo no  seu celular ou acessar usando o seu navegador do PC.

Aproveite todo o potencial do PagVendas para:

  1. Analisar todas as vendas em tempo real;
  2. Controlar a frente de caixa do seu negócio;
  3. Administrar o estoque;
  4. Emitir notas fiscais;
  5. Gerenciar os contatos dos clientes;
  6. Emitir relatórios de desempenho.

Conheça mais sobre o PagVendas, nosso sistema tudo em um !